Oscar Castro-Neves

OSCAR CASTRO NEVES
(73 anos)
Cantor, Compositor, Instrumentista, Arranjador, Produtor Musical e Diretor Musical

* Rio de Janeiro, RJ (15/05/1940)
+ Los Angeles, Estados Unidos (27/09/2013)

Oscar Castro Neves ou, como é conhecido internacionalmente, Oscar Castro-Neves, foi um cantor, instrumentista, arranjador, compositor, produtor musical e diretor musical brasileiro. Como Antônio Carlos Jobim e João Gilberto, Oscar Castro-Neves é considerado por muitos uma das figuras que ajudaram a estabelecer o movimento da bossa nova no mercado internacional, principalmente nos Estados Unidos.

Oscar Castro-Neves foi um dos mais bem-sucedidos arranjadores do cenário musical, tendo se destacado no Brasil ainda na década de 1950, quando teve a oportunidade de contribuir com Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes e outros cânones da bossa nova. Entre as canções de sucesso "Onde Está Você?" e "Morrer de Amor".

Na década seguinte, apesar da hegemonia do movimento no país, Oscar Castro-Neves se mudou para Los Angeles, onde passou a viver até a morte, apesar das constantes vindas à cidade natal.

O seu primeiro instrumento foi um cavaquinho, enquanto o seu primeiro grupo musical foi uma parceria com seus irmãos: o pianista Mário, o baixista Iko e o baterista Léo. Estava formado então o conjunto Irmãos Castro Neves, um dos grupos precursores da bossa nova. Seu primeiro sucesso foi com "Chora Tua Tristeza" , aos 16 anos de idade.


Em 1962, estava junto com Antônio Carlos Jobim na histórica apresentação no Carnegie Hall, em Nova York. Em seguida iniciou uma turnê junto a Stan Getz e Sérgio Mendes. Ele continuou trabalhando com diversos músicos bem conceituados, entre eles: Yo-Yo Ma, Michael Jackson, Barbra Streisand, Stevie Wonder, João Gilberto, Lee Ritenour, Airto Moreira, Toots Thielemans, John KlemmerDiane Schuur, entre muitos outros.

Oscar Castro-Neves participava das famosas reuniões musicais realizadas na casa de Nara Leão, frequentadas também por Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo BôscoliChico Feitosa, entre outros integrantes da bossa nova.

Nos anos de 1970 e no início de 1980, participou do conjunto musical de Paul Winter. Por 7 anos, Oscar Castro-Neves dirigiu um programa de músicas brasileiras no Hollywood Bowl. Com uma audiência que superava 14 mil pessoas, o programa homenageava grandes nomes da fusão "Jazz-Bossa" e era televisionado globalmente.

Atualmente vivia em Los Angeles, na Califórnia, aonde trabalha como orquestrador de trilha sonora de longa-metragens, e inclui em seu curriculum filmes como "Blame It On Rio" e "Sister Act 2: Back In The Habit".


Morte

Oscar Castro-Neves faleceu na sexta-feira, 27/09/2013, aos 73 anos, em virtude de complicações decorrentes de um câncer, em Los Angeles, Estados Unidos. A notícia, no entanto, só foi divulgada no sábado, 28/09/2013. O compositor lutava contra a doença, instalada no estômago, há mais de um ano.

O irmão dele, Pedro Paulo, divulgou uma mensagem sobre a morte de Oscar Castro-Neves:

"A todos os amigos, amigos músicos, membros da família, temos nós, Mario, Maria Lina e eu, irmãos e irmã de Oscar, a tristeza de anunciar seu pacífico falecimento ontem à noite, dia 27 de setembro 2103 em Los Angeles, Califórnia, tendo ao seu lado sua amada esposa, Lorry e queridas filhas, Bianca e Felicia. Nosso inesquecível Oscar nos deixou com muito amor para o Eter".


Discografia

  • 2006 - All One
  • 2003 - Playful Heart
  • 1998 - Brazilian Days (Com Paul Winter)
  • 1997 - The John Klemmer And Oscar Castro-Neves Duo
  • 1993 - Tropical Heart
  • 1991 - More Than Yesterday (Com Teo Lima)
  • 1989 - Maracujá
  • 1987 - Oscar!
  • 1987 - Brazilian Scandals

Indicação: Miguel Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!