Bolão

ISIDORO LONGANO
(79 anos)
Saxofonista, Flautista e Clarinetista

* São Paulo, SP (15/03/1925)
+ São Paulo, SP (19/02/2005)

Isidoro Longano, mais conhecido como Bolão foi um saxofonista, flautista e clarinetista de Música Popular Brasileira. Estudou com Leonardo Mauro, João Dias Carrasqueira e Nelson Ayres.

Iniciou a carreira artística em 1944, integrando a orquestra de Fernando Arantes Brasil, e atuando em diferentes outras orquestras. Atuou ainda com os pseudônimos de Edward Long e Bob Longano. De 1945 a 1948 atuou no Hotel Parque Balneário, em Santos, SP, com a orquestra de Jorge Fazoli.


Ainda em 1948 passou para a orquestra de Rud Warton, tocando na boate Vogue, do Rio de Janeiro, até 1949, ano em que também atuou com a orquestra de Georges Henry na boate Excelsior, e na Rádio Tupi, ambas de São Paulo.

De 1950 a 1953 fez parte do conjunto Robledo, tendo, em 1950, estreado em disco, quando o mesmo conjunto acompanhou o cantor Caco Velho, em gravação de selo Continental.

A partir de 1954 integrou a orquestra de Sílvio Mazzuca, apresentando-se na Rádio Bandeirantes, de São Paulo, e em bailes e shows, até 1958. Em 1958, gravou o LP "Rock Sensacional - Bolão e Seus Rockettes", pela gravadora Columbia, interpretando diferentes sucessos do rock norte americano.

No final dos anos 1950, criou o Bolão e Seus Rockettes, com o qual gravou o LP "Viva a Brotolândia", três anos antes que Elis Regina lançasse um LP homônimo.

De 1958 a 1975 foi acompanhante em shows de cantores, internacionais e brasileiros. Integrante da banda de Nelson Ayres, e trabalhou também como músico de estúdio em gravadoras.


Em 1959, seu solo de sax na gravação da balada rock "Estúpido Cupido", versão de Fred Jorge, na voz de Celly Campello, e grande sucesso naquele ano, foi muito elogiado. Em 1959-60 tocou com Osmar Milani, exibindo- se em cinemas paulistas.

Em 1961, já com o nome de Bolão e Seu Conjunto, lançou o LP "Favoritas dos Brotos", também com diferentes sucessos do rock internacional. No mesmo ano, e também pela RCA Candem, lançou o LP "Baile de Brotos - Bolão e Seu Sax Tenor". Nesse período, além de gravações, apresentava-se constantemente tocando na noite paulistana. Entre outros grupos e conjuntos, atuou com o pianista argentino Robledo.

Em 1964, gravou, pela RCA Victor, o LP "Dance o Hully Gully - Bolão e Seu Conjunto" com diversos sucessos. No mesmo ano, lançou "Muito Legal! Bolão e Seu Conjunto". De 1964 a 1968 trabalhou com a orquestra do Pocho, tendo, em 1967, entrado também para a orquestra da TV Tupi, onde ficou até 1974.

Em 1976, sua interpretação para a balada rock "Ritmo da Chuva", de Demétrius, foi incluída no LP "Saudade Jovem - Volume 2", da RCA Candem.

Gravou LPs entre 1958 e 1972, na RGE Fermata sob o pseudônimo de Bob Longano, na RGE com o de Edward Long, e na RCA, como líder do conjunto Crazy Cat's.


Discografia

  • 1964 - Dance o Hully Gully - Bolão e Seu Conjunto (RCA Victor - LP)
  • 1964 - Muito Legal! Bolão e Seu Conjunto (RCA Victor - LP)
  • 1961 - Favoritas dos Brotos - Bolão e Seu Conjunto (RCA Candem - LP)
  • 1961 - Baile de Brotos - Bolão e Seu Sax Tenor (RCA Candem - LP)
  • 1958 - Viva a Brotolândia - Bolão e Seus Rockettes (Columbia - LP)
  • 1958 - Rock Sensacional - Bolão e Seus Rockettes (Columbia)


Indicação: Miguel Sampaio

2 comentários:


  1. Olá amigos da música!
    Só passei para dizer que já está aberto o nosso Sound City Estúdio, em Perdizes!
    Contamos com ótimos equipamentos (Line6, Hartke, Mapex, AKG, Yamaha etc) e uma estrutura bem agradável para receber todos vocês (lounge de recepção, som ambiente, interfone nas salas, etc).
    Mandem suas solicitações de ensaios!!
    Abraços e esperamos vê-los por aqui!
    Rua Apinajés, 1053, salão A.
    Fone : 11 99323 5151.
    Email: soundcityestudio@gmail.com

    Site:https://www.facebook.com/soundcityensaios/videos/vb.1248332658528488/1299558326739254/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/soundcityensaios/

    http://soundcityestudio.com.br/

    https://www.youtube.com/watch?v=8_Fo1fXpBZM

    TAGS
    Estúdio para Ensaio em São Paulo, estudio ensaio ,studio ensaio, estudios ensaio ,estúdios ensaio, estudios ensaios, estudio ensaios ,estúdio ensaios, estudio ensaios ,studio ensaios, estudios ensaios sp, studios ensaios sp, estúdios ensaios sp, estúdio de ensaio sao paulo, estudio de ensaio sao paulo, estudio de ensaios sao paulo ,studio de ensaio sao paulo, studios de ensaio sao paulo ,estúdio de ensaio são paulo, estúdios de ensaio são paulo ,garage, studio ,pompeia, studio garage ,estudio ensaio, perdizes, estudio ensaio lapa, nimbus studio ,estúdio espaço som, estudio teodoro sampaio, cardeal 2100, estudio de gravação , estudio de musica, estúdio de música, estúdio ensaio ,estudio para ensaio musical em ,studio de ensaio, estudios de ensaio, studio de som ,studio de audio, audio estudio, estúdio de áudio, fazer cd em estudio musical , estudio de ensaio, studio musical ,studio de gravação, estudio ensaio ,estudio para ensaio, produção musical, estudio gravação, estudios de gravação , estudio musica ,estúdio de gravação , estudio de gravacao ,estúdio de ensaio , equipamentos para estudio de gravação , estudio de som ,como montar um estudio de musica , estudio de gravaçao, estúdio musical ,estudio para gravação , estudio de ensaio musical ,estudio de audio , estúdios de gravação

    ResponderExcluir