Washington

WASHINGTON CÉSAR SANTOS
(54 anos)
Jogador de Futebol

* Valença, BA (03/01/1960)
+ Curitiba, PR (25/05/2014)

Washington César Santos, ou simplesmente Washington, foi um jogador de futebol brasileiro, que atuava como centroavante. Jogou cinco partidas pela Seleção Brasileira principal, marcando 2 gols, e mais 4 jogos pela Seleção Olímpica marcando 2 gols.

Nascido na cidade de Valença, litoral sul da Bahia, Washington começou sua carreira no Galícia Esporte Clube de Salvador, tendo passado depois pelo Sport Club Corinthians Paulista, Operário Futebol Clube, Sport Club Internacional, Guarani Futebol Clube, Fortaleza Esporte Clube, Santa Cruz Futebol Clube, entre outros. Mas brilhou intensamente no Clube Atlético Paranaense e no Fluminense Football Club.

No Atlético Paranaense, foi campeão paranaense em 1982 e grande ídolo desta torcida junto com Assis, com quem fazia uma dupla de ataque muito eficaz.

Washington e Assis
Tendo se transferido para o Fluminense em 1983, junto com Assis, clube onde mantiveram o apelido de "Casal 20", nome de um seriado de TV de sucesso na época, porque já eram conhecidos com este apelido carinhoso no clube paranaense, fizeram o primeiro jogo em 02/07/1983, em que o Tricolor venceu o São Cristóvão por 3 x 0, na abertura do Campeonato Carioca de Futebol, e Washington fez o terceiro gol da partida. Ao lado de Assis, "O Carrasco", formou uma das duplas mais carismáticas e vitoriosas da história do clube.

Pelo Fluminense, Washington foi campeão brasileiro em 1984 e campeão carioca em 1983, 1984 e 1985, além de muitos outros títulos de menor expressão.

Com 1,88 m e grande impulsão, costumava levar grande vantagem sobre os zagueiros adversários. Quando tinha escanteio a favor do Fluminense, a torcida tricolor cantava: "Ão, ão, ão, na cabeça do negão...", o que invariavelmente preocupava muito as defesas adversárias e redundou em vários gols para o Fluminense.

Washington, é o oitavo maior artilheiro da história do Fluminense com 118 gols em 301 jogos.


Doença

Washington sofria de uma grave doença degenerativa, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), mesma doença que afeta o mais conhecido e famoso físico e cosmólogo da atualidade, Stephen Hawking. Havia, por parte da torcida tricolor carioca, a solidariedade e o interesse em prestar todo o apoio ao ídolo. Já por parte do rubro-negro paranaense, o apoio financeiro ao tratamento e a intenção do desenvolver alguma campanha de marketing para ajudar ainda mais o ex-atacante atleticano.

O jogo realizado no domingo, 15/11/2009, entre as equipes do Fluminense e Atlético Paranaense pelo Brasileirão, foi denominado "Washington Day". A homenagem não se deve apenas ao motivo do ex-atacante ser ídolo das duas torcidas, mas também porque e, principalmente, o jogador integrante da famosa dupla "Casal 20" no Furacão e no Tricolor carioca, passar por sérios problemas de saúde e, desta forma, o evento esportivo arrecadou contribuições que foram revertidas para o tratamento de Washington com depósitos, em dinheiro, em sete urnas espalhadas pelo Maracanã.

O atacante Fred, principal destaque do time carioca no Brasileirão, também se mostrou solidário com o drama de Washington. Depois de anunciar em seu blog oficial o leilão de uma camisa autografada por ele e pelo próprio jogador, cuja renda seriea revertida para o ex-centroavante, Fred mostrou que está cada vez mais identificado com o clube e fez questão de tirar uma foto com a camisa comemorativa do "Washington Day".


Morte

Washington foi encontrado morto em sua casa em Curitiba, PR na manhã de domingo, 25/05/2014. Segundo a família do jogador, ele foi encontrado sem o respirador, que caiu durante a noite. O jogador já vinha sendo acompanhado diariamente por uma equipe médica.


Títulos

Internacional
Campeonato Gaúcho: 1981

Atlético Paranaense
Campeonato Paranaense: 1982

Fluminense
Campeonato Carioca: 1983, 1984 e 1985
Campeonato Brasileiro: 1984

Botafogo
Campeonato Carioca: 1990

Desportiva Ferroviária
Campeonato Capixaba: 1992

Santa Cruz
Campeonato Pernambucano: 1993

Galícia
Campeonato Baiano: 1980 (Vice-campeão)

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!