José Kairala

KAIRALA JOSÉ KAIRALA
(39 anos)
Comerciante e Político

☼ Manaus, AM (01/02/1924)
┼ Brasília, DF (04/12/1963)


Kairala José Kairala foi um comerciante e político brasileiro, nascido em Manaus, AM, no dia 01/02/1924, senador pelo Acre em 1963. Era filho de José Kairala e Carolina Moussuly Kairala. Foi assassinado no exercício do mandato, dentro do prédio do Senado Federal, vítima de uma bala perdida disparada pelo também senador Arnon de Mello.

Após trabalhar como comerciante, Kairala José Kairala, elegeu-se em outubro de 1962, suplente do senador pelo Acre José Guiomard, na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Devido a licença solicitada por Guiomard, assumiu uma cadeira no Senado no dia 06/07/1963.

Sua última sessão como senador aconteceu em 04/12/1963, quando Arnon de Mello ocupava a tribuna para rebater acusações que lhe foram desferidas seu inimigo político, Silvestre Péricles de Góis Monteiro. Silvestre Péricles interrompeu o discurso, bradando novas injúrias e avançando sobre Arnon de Mello, que sacou a arma e disparou contra o adversário, que saiu ileso.


Sentado à primeira fila, porém, José Kairala foi atingido no estômago por um dos três tiros disparados. Os dois senadores foram dominados e aprisionados, ilesos, mas José Kairala, sentado no plenário, havia sido atingido. Removido para o Hospital Distrital de Brasília, faleceu algumas horas mais tarde. Apesar de presos em flagrante após o crime, os senadores alagoanos acabaram isentos de punição.

José Kairala era casado com Creusa Kairala, com quem teve quatro filhos, o último dos quais só nasceu após sua morte.

Por conta do acontecido sua família retornou ao Acre e a seguir foi para Minas Gerais até fixar-se no Distrito Federal em 1977, e nesse período sua esposa trabalhou como lavadeira e babá após a viuvez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!