Paulo Barboza

PAULO BARBOZA
(73 anos)
Radialista, Jornalista e Publicitário

☼ Rio de Janeiro, RJ (14/05/1944)
┼ São Paulo, SP (16/04/2018)

Paulo Barboza foi um radialista, jornalista e publicitário brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, RJ, no dia 14/05/1944. Foi um dos grandes nomes no rádio brasileiro e, com 58 anos de carreira, nunca abandonou o rádio, tendo passado pelas mais importantes emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Começou sua carreira de radialista na Rádio Imperial, em Petrópolis, em 07/09/1959. Teve passagens pelas rádios Record, Globo, Super Rádio Tupi, América e Capital. Seus últimos trabalhos foram na Super Rádio de São Paulo, onde estava desde janeiro de 2017, e na Rádio ABC, de Santo André, desde setembro de 2017. Além do rádio, Paulo trabalhou durante muitos anos na televisão, mais especificamente nas extintas TV Manchete e TV Tupi e nas atuais SBT, TV Record e Gazeta.

No dia 07/09/1959 conseguiu, depois de muito custo, falar ao microfone da Rádio Imperial de Petrópolis. Era a sua estreia, graças ao diretor Santelmo Jorge que não aguentava mais a insistência daquele garoto, pedindo uma chance. Deu certo: Uma semana depois ganhava um programa aos sábados, o "Clube de Jovens" e uma coluna no jornal Tribuna de Petrópolis. Virou o cronista social da juventude petropolitana, coisa que ainda não existia no início dos anos 60.

Quando ouviu a gravação da sua voz pela primeira vez, quis desistir. Não gostou, achava estridente. Na época todos os locutores tinham vozes graves. Mais uma vez o diretor e já amigo Santelmo Jorge deu-lhe força para não parar, tendo também incentivo de um novo amigo, Flávio Cavalcanti.

Transformou-se em repórter e foi contratado pela Petrópolis Rádio Difusora. Conseguiu um programa diário, o jornalístico "De Microfone Em Punho". Lançou o noticiário da noite, "Edição Extra". Partiu para os debates, para as entrevistas com "A Notícia Faz o Show". Começou a comandar um programa de prêmios e brincadeiras, o "Paulo Barboza Pergunta".


Em 1963 ganhou o prêmio de Melhor Rádio Repórter do Estado do Rio, do Sindicato dos Jornalistas, com matéria feita numa sexta-feira 13, exatamente à meia-noite, ao vivo do Cemitério Municipal de Petrópolis, entrevistando os coveiros e ouvindo suas histórias fantásticas.

Em 1970 estreou no Rio de Janeiro, na Super Rádio Tupi, das 9h00 às 12h00, lançando o "Programa Paulo Barboza". Estreou na Rede Tupi de Televisão comandando "É Lá Que A Tupi Vai", com produção de Herval Rossano e direção de José Messias.

Em 1980, Paulo Barboza apresentou o programa "Sessão Premiada", no SBT.

Em 1983, foi para a TV Gazeta e passou a apresentar semanalmente, no formato de show de calouros, o "Programa Paulo Barboza".

Em 1984, de volta ao SBT, passou a ser o primeiro apresentador do game show "TV Powww!" no Brasil.

Em 1988, Paulo Barboza trocou de emissora e passou a apresentar o "Programa Paulo Barboza" na TV Record.

Desde janeiro de 2017 ele comandava de segunda a sexta-feira um programa na Super Rádio 1150 AM, em São Paulo. O programa ia ao ar das 8h00 às 11h00. Também trabalhava à tarde na rádio ABC 1570 AM.

Paulo Barboza foi casado por 48 anos com Eliane Barboza, que faleceu em 13/02/2015, vítima de um câncer. O casal teve um filho, Paulo Eugênio, e uma filha, Alexandra HermíniaPaulo Barboza era avô de três netos: Paulo Felipe, Rodrigo e Maria Gabriella.

Morte

Paulo Barboza faleceu na madrugada de segunda-feira, 16/04/2018, aos 73 anos, vitima de um infarto fulminante, em São Paulo, SP.

O velório ocorreu a partir das 9h00 de segunda-feira, 16/04/2018, e a cremação, às 17h00 no cemitério Horto da Paz, localizado à Rua Horto da Paz, 191, em Itapecerica da Serra, SP.

Fonte: Wikipédia
Indicação: Valmir Bonvenuto
#FamososQuePartiram #PauloBarboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!