AREOVALDO BATISTA DA SILVA
(67 anos)
Cantor
☼ Ipameri, GO (1952)
┼ Ipameri, GO (12/07/2019)
Areovaldo Batista da Silva, mais conhecido por seu nome artístico Zazá, ou ainda Zazá Brasil, foi um cantor, nascido em Ipameri, GO, em 1952, famoso por ter sido o segundo parceiro musical de Zezé di Camargo, antes deste tornar-se famoso ao lado de Luciano Camargo. A história da parceria dos dois, que era conhecida como Zazá & Zezé, tornou-se notória após ser mostrada no filme "2 Filhos de Francisco", em 2005.
A dupla Zazá & Zezé foi formada por volta de 1979 e foi o primeiro trabalho profissional de Zezé di Camargo, depois da extinção da dupla Camargo & Camarguinho, que formou, ainda criança, com o irmão Emival.
A dupla Zazá & Zezé gravou três discos. O primeiro deles, "A Caminho do Além", foi lançado em 1980 pela gravadora Chantecler. Neste LP, eles interpretaram as músicas "Canto, Bebo e Choro" (Zazá), "Por Favor, Volte Pra Mim" (Zazá), "Adeus Maria" (Zazá), "Alma da Terra" (João do Pinho e Zazá), "Casinha Triste" (João do Pinho e Zezé di Camargo), "Bandeira Branca" (Odaés Rosa), "Erro Imortal" (Sargento Marra), "Chuvas de Maio" (S. Flores Rivera e Santiago) e "Caminho do Além" (José Rico e Sargento Marra).
Em 1982, lançaram, pela Chantecler, o segundo LP, "Berço do Mundo", no qual interpretaram as músicas "Gosto de Fruta" (Zezé di Camargo), "Esperança Morta" (Zezé di Camargo), "Entre o Céu e o Inferno" (Ourival Siriano e Zezé di Camargo), "Posto da Esquina" (Zé de Melo e Zezé di Camargo), "Despida na Cama" (Bandeirante, Ourival Siriano e Zezé di Camargo), "Coração de Ninguém" (Lourival Siriano e Zezé di Camargo) e "Berço do Mundo" (Jaci Cardoso e Zazá).
Em 1984, a dupla lançou o seu último disco, o LP "Festa dos Quinze Anos", também pela Chantecler, com as músicas "A Festa dos Quinze Anos" (Darci Rossi e Marciano), "Rodovia" (Danúbio do Prado e Franco Montylla), "Aeronave do Adeus", "Uma Vez Por Semana", "A Noite é Nossa", "Saudade Danada", "Sonho de Amor", "Veneno", "Nosso Amor é Mais Importante", "Dama de Paus", "Paraíso" e "Casa Flutuante".
Depois deste disco, a parceria acabou se dissolvendo.
Em uma entrevista dada em 2017, Zezé contou que passou a usar o sobrenome di Camargo porque Areovaldo teria registrado o nome Zazá & Zezé sem que ele soubesse.
Carreira Pós Parceria Com Zezé di Camargo
Terminada a parceria com Zezé di Camargo, Zazá passou a adotar o nome artístico Zazá Brasil, e chegou a gravar alguns discos solo, mas não seguiu com a carreira, embora nunca tenha abandonado a música.
Ainda na década de 1980, Zazá chegou a se candidatar a vereador em Ipameri, GO, mas a sua verdadeira vocação sempre foi a música.
Nos anos 1990, Zazá se uniu a Maurício Rabelo, e formou a dupla Maurício Rabelo & Zazá Brasil.
Processos Contra Zilu Camargo e Contra os Produtores do Filme "2 Filhos de Francisco"
Em 2005, Zazá entrou com uma ação em que pedia indenização contra a esposa de Zezé di Camargo, Zilu Almeida Godoy de Camargo, com a alegação de que ela teria dito em uma entrevista à revista "Chiques e Famosos" que ele havia morrido e que isso trouxe transtornos irreparáveis a sua carreira. Zazá, porém, perdeu a ação, já que a Justiça entendeu que houve um erro do autor da matéria e que o mesmo foi reparado na edição seguinte da mesma revista, na seção "Gente e Destaques", com o título "Zazá Mais Vivo Que Nunca".
Em 2010, Zazá abriu uma nova ação na Justiça por danos morais contra a Columbia Tristar Filmes do Brasil, a Conspiração Filmes Entretenimento S.A., a Globo Filmes e a Zezé Di Camargo & Luciano Produções Ltda. com a alegação de "distorções sobre sua pessoa no filme 2 Filhos de Francisco".
No filme, Zazá aparece como Dudu e, segundo alega na ação, teve sua história contada de forma equivocada, o que lhe trouxe prejuízos para a carreira. A juíza, porém, julgou como improcedente a ação por entender que tratava-se de uma obra de ficção, não havendo obrigação de o filme narrar com exatidão toda a vida da dupla formada por Zezé di Camargo e seu irmão Luciano. "Principalmente em se tratando de filme cinematográfico cuja duração média é de duas horas, sendo impossível retratar em tão pouco tempo duas vidas inteiras".
Morte
Zazá faleceu na sexta-feira, 12/07/2019, aos 67 anos, em um hospital de Ipameri, região sudeste de Goiás, onde morava atualmente, vítima de um câncer no pâncreas.
"Ele descobriu o câncer há uns dois anos e fazia tratamento. Operou em 2018 e deu uma melhorada, mas agora piorou e não resistiu!", disse o irmão, também músico, Lázaro Batista da Silva.
Zazá foi velado em Ipameri, GO e sepultado no sábado, 13/07/2019, às 16h, no Cemitério Municipal.
Zazá era divorciado e deixou dois filhos.
Discografia
Os Caçulas do Brasil
- 1978 - Os Caçulas do Brasil
Zazá & Zezé
- 1980 - A Caminho do Além (Chantecler)
- 1982 - Berço do Mundo (Chantecler)
- 1984 - Festa dos 15 Anos (Chantecler)
* Participação da dupla nas coletâneas "Na Boca do Forno", de 1981, com a música "Erro Imortal", e "Movimento Jovem Sertanejo", também de 1982, interpretando as canções "Força da Fé" (Itapuã), e "O Imigrante" (José Fortuna e Paraíso).
Maurício Rabelo
- 1992 - Maurício Rabelo e Zazá Brasil
Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #Zaza
Nenhum comentário:
Postar um comentário