Athayde Patreze

ATHAYDE DE MELO PATREZE
(63 anos)
Empresário, Apresentador de Televisão e Socialite

☼ Mirassol, SP (20/12/1942)
┼ São Paulo, SP (03/03/2006)

Athayde de Melo Patreze foi um empresário, apresentador de televisão e socialite nascido em Mirassol, SP, no dia 20/12/1942.

Filho de Nestor e Rosaria Gonçalves de Melo, foi herdeiro de uma fortuna deixada por seu pai.

Athayde Patreze iniciou na televisão nos anos 70, na TV Tupi, TV Record e TV Globo, como auxiliar de Silvio Santos.

Na década de 90 teve seus anos de maior sucesso, com o programa "Athayde Patreze Repórter" e, em seguida, com "Ricos e Famosos", ambos no SBT. Athayde Patreze também foi colunista social.

Seus programas cobriam viagens, festas da alta sociedade, principalmente a sociedade paulista, eventos do mundo empresarial e entrevistas com ricos e famosos. Athayde Patreze foi o criador do bordão "Simplesmente Um Luxo" e utilizava sempre um microfone dourado em seus programas, que afirmava ser "de ouro dezoito quilates".


Athayde Patreze possuía apenas um dos rins, pois havia doado o outro ao filho Marcos, nascido de seu primeiro casamento. O outro órgão começou a apresentar problemas com o tempo, obrigando-o a realizar sessões freqüentes de hemodiálise.

Em 2002, Athayde Patreze depôs na CPI do Tráfico de Órgãos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pois o mesmo havia declarado semanas antes em um programa da RedeTV! que um médico do Hospital Sírio-Libanês havia lhe oferecido um transplante de rim por 50 mil dólares. Athayde Patreze declarou estar juntando o dinheiro - já havia vendido sua BMW por 25 mil dólares - quando se arrependeu da intenção. Tudo isso está documentado nos anais da CPI de Tráfico de Órgãos e no livro "Transplantes de Orgãos - O Que a Máfia Não Quer Que Você Saiba", de Paulo Pavesi.

No final de sua vida, Athayde Patreze trabalhava simultaneamente na TV Comunitária (UHF) de São Paulo e na TV Milênio (TVA) com o programa "Athayde Patrese, o Repórter".

Athayde Patreze era pai de Marcos, Ricardo, Athayde, Débora e Patrícia.

Morte

Athayde Patreze faleceu por volta das 22h00 de sexta-feira, 03/03/20016, aos 63 anos, na Clínica de Nefrologia Santa Rita, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. Ele sofreu uma arritmia cardíaca logo após terminar uma sessão de hemodiálise, processo de filtragem e depuração do sangue por meio de uma máquina.

Segundo Fernando Morais, amigo da família, Athayde Patrese possuía apenas um dos rins, depois de ter doado o outro a um de seus filhos, Marcos, do primeiro casamento. Com o tempo, o órgão que restou começou a apresentar problemas e Athayde Patrese teve de iniciar o tratamento de hemodiálise - à época ele fazia três sessões por semana. Ele estava a espera de um transplante renal, sem no entanto encontrar um doador compatível.

"Parece que ele pressentia a própria morte", disse Marcelo Serrano, enfermeiro da clínica. Segundo ele, embora não aparentasse qualquer problema, o apresentador teria dito que já tinha vivido bastante e que seu fim estava próximo.

Indicação: Marco Antonio
#FamososQuePartiram #AthaydePatreze

2 comentários:

  1. Figuraça, esnobava mesmo, muito divertido...

    ResponderExcluir
  2. Na matéria consta divergência quanto ao ano do falecimento. Na apresentação do personagem, o falecimento apontado é 03/03/2006 e ao final, 03/03/2016

    ResponderExcluir