Giulite Coutinho

GIULITE COUTINHO
(87 anos)
Dirigente de Futebol

* Visconde do Rio Branco, MG (1922)
+ Rio de Janeiro, RJ (04/04/2009)

Presidente do América Futebol Clube (RJ) e da Confederação Brasileira de Futebol.

Presidiu a entidade máxima do futebol brasileiro durante dois mandatos, entre os anos de 1980 e 1986. Esteve à frente da seleção nacional durante a Copa do Mundo de 1982 e tem como símbolo de sua gestão a construção do centro de treinamentos da Confederação, localizado na Granja Comary (nome pela qual é conhecido o centro), em Teresópolis, no Rio de Janeiro.

Em sua homenagem, o América batizou seu estádio, inaugurado em 2000 e com capacidade para 15 mil torcedores, de Estádio Giulite Coutinho.

Coutinho foi um dos maiores críticos da atual gestão da Confederação Brasileira, e, por várias vezes, defendeu que um mesmo presidente não poderia ficar tanto tempo no cargo. O alvo das críticas é o atual presidente Ricardo Teixeira, eleito pela primeira vez em 1989 para dirigir a entidade.

Fora do esporte, Giulite também foi presidente da Associação Brasileira de Exportadores, por ser um empresário no ramo de móveis. Dono de uma empresa de importação e exportação, conhecia o comércio exterior e foi chefe de uma pioneira missão de empresários brasileiros na China.

Mas sua paixão se chamava América. Assim como seus 16 irmãos, era um torcedor fanático, mesmo antes de sair da cidade de Visconde do Rio Branco e se mudar para o Rio, onde morou desde em 1939. Além de torcedor fanático, foi diretor, vice-presidente e presidente nas décadas de 1950 e 60, além de conselheiro do clube.

Após ser submetido a uma cirurgia na boca, o ex-dirigente sofreu uma hemorragia e acabou sofrendo um Ataque Cardíaco. Ele foi cremado no dia 05/04/2009 em uma cerimônia reservada apenas os seus familiares. Em nota, a diretoria da CBF lamentou a morte.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário