Paschoal

PASCHOAL SILVA CINELLI
(87 anos)
Jogador de Futebol

* Rio de Janeiro, RJ (19/04/1900)
+ Rio de Janeiro, RJ (23/12/1987)

Paschoal Silva Cinelli foi um jogador brasileiro de futebol. Apelidado de "Trem de Luxo" por sua velocidade, o ponta-direita é mais lembrado por ter atuado por 10 anos pelo Club de Regatas Vasco da Gama, sendo considerado o jogador símbolo dos primeiros anos de futebol do clube.

Paschoal foi figura fundamental no primeiro título do Vasco na primeira divisão do futebol carioca em 1923. Sua primeira partida pelo Vasco ocorreu num amistoso contra a Seleção da Marinha e ele marcou o gol da vitória por 1 a 0.

Ele fez parte do elenco que trouxe o Vasco à elite do campeonato carioca com o título da segunda divisão em 1922 e também dos elencos campeões cariocas da primeira divisão em 1923 e 1924.

Durante 10 anos, Paschoal foi titular da ponta direita do time e das seleções carioca e brasileira, deixando o futebol prematuramente por contusão em 1932.

Paschoal pertencia, com orgulho, a uma geração que amava o clube. Pelo resto de sua vida, trabalhou com o mesmo amor pelas sagradas cores do Vasco da Gama, razão maior de sua vida. Com mais de 80 anos, continuava integrado ao Vasco, ensinando garotos que sonhavam um dia representar para o time, o que Paschoal sempre foi, desde que entrou em São Januário pela primeira vez. Paschoal continuou trabalhando no clube até o fim de sua vida.

Paschoal morreu em 23/12/1987, aos 87 anos e ficará lembrado para sempre como um dos jogadores que marcaram história no clube e o ajudaram a se tornar o clube vitorio e cheio de glórias que é hoje em dia.


Títulos

  • 1922 - Campeonato Carioca - Série B
  • 1923 - Campeonato Carioca
  • 1924 - Campeonato Carioca
  • 1929 - Campeonato Carioca

Premiações

  • 1922 - Jogador do Ano: Melhor Jogador do Vasco
  • 1923 - Jogador do Ano: Melhor Jogador do Vasco

Fonte: Wikipédia e Net Vasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!