Robertinho do Acordeon

JOSÉ CARLOS FERRAREZI
(66 anos)
Acordeonista

* Lucélia, SP (09/01/1939)
+ São Paulo, SP (03/01/2006)

Desde criança, ouvia música caipira nos alto-falantes das praças de Lucélia, SP, onde nasceu e se criou. Neto e sobrinho de músicos (seu avô regia no teatro Scala, e seu tio seria maestro em Guaraçaí), foi matriculado pelo pai na Escola de Música de Armando Patti em Valparaíso, para onde sua família mudara. Não se deu bem com os estudos formais, porém seus professores apostavam em seu talento e em seu "ouvido".

Aos 11 anos, integrou o trio: Palmeirinha, Lenço Verde e Zezinho - ele, o sanfoneiro -, cujo sucesso começou a interferir nos estudos, obrigando o pai a tirá-lo do trio.

Palmeirinha, anos depois, se consagraria como Tião Carreiro, da dupla Tião Carreiro & Pardinho.

Com a mudança da família para São Paulo, em 1951, Robertinho resolveu tentar a sorte em programas de calouros, e foram vários - o "Calouros Piratininga" na Rádio Piratininga, o "Clube Papai Noel" na Rádio Tupi, o "Peneira Rodhine" na Rádio Cultura, entre outros, sempre obtendo o primeiro lugar como instrumentista. No entanto, foi gongado no programa "A Hora do Pato", comandado por Manuel de Nóbrega na antiga Rádio Nacional, o que o fez desistir desse recurso e tentar se profissionalizar.

Robertinho do Acordeon faleceu em 03/01/2006 vítima de um câncer no pulmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário