José Maria Monteiro

JOSÉ MARIA MONTEIRO
(86 anos)
Ator e Diretor

* Campos dos Goytacazes, RJ (15/05/1923)
+ Rio de Janeiro, RJ (02/01/2010)

Diretor teatral e ator que encenou os espetáculos de estréia do Teatro Duse e da Companhia Dramática Nacional.

Estreou como ator protagonizando o espetáculo "O Filho Pródigo" (1947) com o Teatro Experimental do Negro (TEN), contracenando com Ruth de Souza e Abdias do Nascimento.

Em seguida trabalhou na Companhia de Maria Della Costa e no Teatro Popular de Arte (TPA), sob a direção de Italia Fausta. Em 1949 fez "O Pai" de August Strindberg no Teatro Universitário.

José Maria Monteiro foi um dos principais artistas brasileiros da década de 50 dos palcos nacionais. Em 1952 escreveu a peça "Prima Dona", que estreou no lendário Teatro Duse do Rio de Janeiro. Também dirigiu "Abertura de um Testamento", "As Desencantadas", "Antes do Grande Momento" e "João Sem Terra".


Em 1953, José Maria Monteiro dirigiu o espetáculo de estréia da Companhia Dramática Nacional (CDN) que foi "A Falecida" de Nelson Rodrigues, estrelada por Sônia Oiticica e Sérgio Cardoso, e pelo trabalho é aclamado pela crítica como o Melhor Diretor de Teatro do ano.

Fundou depois o Teatro dos Novos e ainda na década de 50 dirigiu e atuou em espetáculos como "Antes da Missa", "As Casadas Solteiras", "O Guarani", "A Mulher do Diabo", "Os Brasileiros de Nova York", "Valsa de Aniversário", "Um Francês em Nossas Vidas" e "A Vida Não é Nossa".

Nos anos 60 atuou na TV Tupi em clássicos do teleteatro e em espetáculos como "O Círculo de Giz Caucasiano" de Bertold Brecht e "Toda Nudez Será Castigada" de Nelson Rodrigues, dirigido por Ziembinski.

Na TV participou das novelas "Escrava Isaura" (1976) na Rede Globo e ainda na mesma emissora fez "O Feijão e o Sonho" (1976), "Sinhazinha Flô" (1977), "O Astro" (1977), "Cabocla" (1979) e "Sétimo Sentido" (1982). Seu último trabalho na TV foi em "Olho Por Olho" na TV Manchete em 1988.

José Maria Monteiro morreu de causas naturais aos 86 anos em 02/01/2010.

Fonte: Wikipédia

Um comentário: