Henriette Morineau

HENRIETTE FERNANDE ZOÉ MORINEAU
(82 anos)
Atriz

* Noirot, França (29/11/1908)
+ Rio de Janeiro, RJ (03/12/1990)

Nascida na França, ela se apaixonou por literatura no colégio em que estudava e interpretava os textos que tinha que ler nas aulas. Convenceu seu padrasto a permitir que estudasse com um professor de arte dramática em Paris. Saiu-se tão bem que foi indicada para um conservatório, e foi aprovada para o mesmo, em 1926, em primeiro lugar.

Atuou por três anos na Commédie Française e em uma de suas excursões, conheceu na Bélgica seu futuro marido, George Morineau. O marido foi aconselhado pelos médicos a se mudar para um país tropical e eles resolveram se mudar para o Brasil. Henriette chegou ao Rio de Janeiro em 1931.

Em 1946 ela fundou a Companhia dos Artistas Unidos, na qual por 14 anos dirigiu e interpretou peças adultas e infantis. Em pouco tempo virou uma lenda para o teatro e o cinema brasileiros e era chamada de a Madame do Teatro Brasileiro. Foi condecorada duas vezes pelo governo brasileiro com o Cavaleiro da Ordem do Cruzeiro do Sul e também recebeu as honras de se transformar em Carioca Honorária e em Cidadã Honorária do Rio de Janeiro.

Teve uma carreira de 60 anos e um de seus últimos espetáculos de teatro foi como a Maude de Ensina-me a Viver (1982), que inclusive fez com que a estrela caísse no palco e tivesse que ser substituída por Maria Clara Machado.

Foi casada com o ator e diretor teatral Delorges Caminha.

Morte

Ela começou a ter problemas de saúde em 1982, quando teve que deixar a peça Ensina-me a Viver para fazer três Pontes Safena. Em 1987, teve uma Isquemia Cerebral, ficou paralítica e passou a viver em uma clínica geriátrica. Henriette Morineau faleceu após uma Parada Cardiorrespiratória.

Fonte: Wikipédia e G1

Um comentário:

  1. inesquecível a sua participação na novela ESCRAVA ISAURA.... inesquecível o filme O COMPRADOR DE FAZENDAS (com o também genial Procópio Ferreira).... marcante e linda voz!!!!!!!

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!