Homero Icaza

HOMERO ICAZA SÁNCHEZ
(86 anos)
Advogado, Professor, Poeta, Escritor, Cônsul e Executivo de Televisão.

☼ Cidade do Panamá, Panamá (10/01/1925)
┼ Rio de Janeiro, RJ (30/08/2011)

Homero Icaza Sánchez foi um advogado, cônsul e executivo de televisão nascido na Cidade do Panamá, Panamá, no dia 10/01/1925.

Era consultor da Rede Globo de Televisão desde 1971, foi o fundador do Instituto Técnico de Análises e Pesquisas (ITAPE) em 1968 e foi cônsul do Panamá no Rio de Janeiro por quase duas décadas, além de ter sido professor catedrático.

Ainda criança aprendeu o valor do conhecimento. O jovem Homero Icaza Sánchez se formou no Colégio de La Salle em 1943.

Em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, recebeu uma bolsa do Itamaraty para estudar direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ainda não sabia que jamais abandonaria o Brasil.

Foi durante a graduação, em 1947, que publicou "Primeros Poemas", seu livro de estreia, uma coletânea de poesia em espanhol.


Publicaria outras duas antologias com os seus poemas, como o melancólico "Poemas Para Cuerda" (1956) e o romântico "Un Solo Amor" (1979). Algumas de suas obras chegaram a ser traduzidas para o português.

Antes de se formar, inscreveu-se em uma pós-graduação em sociologia na Fundação Getúlio Vargas (FGV), o que contribuiu com a sua carreira como cônsul do Panamá no Rio de Janeiro, função que exerceu por 18 anos.

Mas foi em 1971 que encontrou sua verdadeira vocação. Enquanto o Brasil ainda engatinhava nas pesquisas de mercado, tornou-se diretor da área na Rede Globo.

Provocou mudanças bem-sucedidas, como transferir as novelas de época para a faixa de horário das 18h00. Sua habilidade para interpretar os números do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) era tamanha que ganhou o apelido de El Brujo.

Homero Icaza morreu na terça-feira, 30/08/2011, aos 86 anos, no Rio de Janeiro, RJ. O corpo de Homero Icaza Sánchez foi cremado na quarta-feira, 31/08/2011, às 15h00, no Crematório do Caju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!