Humberto Marçal

SEBASTIÃO HUMBERTO DE SOUZA
(56 anos)
Locutor e Radialista

* Batatais, SP (12/08/1936)
+ São Paulo, SP (14/08/1992)

Filho de Sebastião de Souza e Deonísia de Paula, nasceu em 12/08/1936, na cidade de Batatais, interior do estado de São Paulo. Depois sua família mudou-se para Marília e Humberto Marçal começou a trabalhar em rádio. Em Marília começou na Rádio Dirceu, do grupo da Rádio Piratininga.

Humberto Marçal era um jovem estudante, que estava ainda fazendo o 2º grau e foi convidado para apresentar um programa cultural, mas logo depois de um tempo foi chamado a integrar o corpo de locutores profissionais.

Seus pais não queriam com medo que isso atrapalhasse seus estudos. Mas Humberto Marçal bateu o pé e consegui permissão para trabalhar em alguns horários. Daí ele foi dilatando seus horários e dedicando-se cada vez mais ao rádio. Acabou realmente por reprovar no colégio e a ocupar todos os cargos que uma emissora do interior pode ter.

Depois, Humberto Marçal foi convidado para a Rádio ABC de Santo André, passando a seguir para a Rádio Cultura, em São Paulo.

Na Rádio Cultura fazia os programas Sucessos do Dia e É Só Pedir. Na Rádio Bandeirantes apresentou o "Jornal Primeira Hora" e o programa "Mil Discos é o Limite".

Trabalhou na Rádio Globo, Rádio Excelsior (Sistema Globo de Rádio), Rádio Nacional e Rádio Record.

Além de fazer rádio, Humberto Marçal gravou jingles, quase sempre na RGE, e fez a voz em comerciais como Café Seleto, Varig, Banco Real e outros.

De uma segurança e credibilidade que poucos profissionais conseguem conferir à voz, fez uma carreira de sucessos no rádio, na tv e na publicidade. Ele criou uma produtora de som Sonotec por onde passaram todos os melhores e maiores locutores de comerciais da época, alguns ainda entre nós, atuando a toda.

Durante anos foi o locutor dos comerciais da Varig, empresa aérea que fazia campanhas muito criativas e estava constantemente na mídia. Gravou muitos comerciais em toda a sua carreira e sua voz marcante será sempre uma referência do que é um bom profissional.

Humberto Marçal foi casado com Anna Maria de Mello com quem teve 2 filhos.

Escute aqui a voz de Humberto Marçal: Voz Humberto Marçal

6 comentários:

  1. Nos anos de 1978 e 1979, eu ouvia diariamente pela Rádio Bandeirantes, das 15h às 17h, Topa Tudo, programa que, além de músicas, tinha informações varidadas e respostas às perguntas de ouvintes sobre os mais diversos assuntos. Um modelo que, ao que me consta, não deixou seguidores, infelizmente.
    Estranhei o fato de ele não ter sido mencionado no texto.

    ResponderExcluir
  2. Linda vóz! Firmeza na locução! Defino assim, as inúmeras qualidades de Humberto Marçal. Tive o prazer de acompanhá-lo na Rádio Globo (1981) das 10h às 12h00. Naquele mesmo ano sofreu grave acidente que o manteve afastado cerca de três meses do rádio, sendo substituido por José Carlos Romeu. O público ficou feliz com seu retorno como o que ele prório definiu como "renascimento". Sempre será lembrado pela linda vóz e carisma. Uma grande referência sempre!

    ResponderExcluir
  3. ele também trabalhou no tele jornal TITULARES DA NOTÍCIA da TV Bandeirantes na década de 1970

    ResponderExcluir
  4. Esqueceram de dizer que ele fez o Show das dez.

    ResponderExcluir
  5. Lembro dele nos anos de 1988, 89, 90 no jornalismo da radio Record nas noites.

    ResponderExcluir