Marcos Bassi

MARCOS GUARDABASSI
(64 anos)
Empresário

* São Paulo, SP (1948)
+ São Paulo, SP (24/03/2013)

Marcos Guardabassi, mais conhecido por Marcos Bassi, foi um empresário brasileiro do setor gastronômico. Foi o fundador da marca de carnes Bassi, e criador de cortes como o Bombom de Alcatra, a Fraldinha e o Steak do Açougueiro.

Filho de um alfaiate e de uma dona-de-casa italianos, Marcos Bassi nasceu e cresceu no tradicional bairro do Brás, na região central de São Paulo. Com 8 anos, já trabalhava como ambulante. Com treze anos de idade, Marcos vendia miúdos de carne nas ruas da cidade de São Paulo.

Ainda jovem, abriu o primeiro açougue, com a ajuda da mãe, no Mercadão Municipal. O próximo passo foi transferir o comércio para a Rua Humaitá, no Bixiga, denominando-o Casa de Carnes Bassi.


Em 1976 fundou a Central Frigorífica de Carnes Bassi, cujo principal objetivo era atender restaurantes industriais, utilizando tanto a maturação quanto o processo a vácuo da carne. Na Central, havia a separação de carnes de cortes nobres e de cortes comuns. As primeiras eram vinculadas à marca Bassi e vendidas aos restaurantes da cidade de São Paulo, enquanto as consideradas menos nobres como patinho e coxão duro eram comercializadas para restaurantes industriais e à repartição da casa de carnes voltada para um público com menor poder aquisitivo.

Devido à crescente demanda pelos produtos vendidos, a infra-estrutura de câmaras frigoríficas da Central triplicou em menos de um ano, passando de três para nove câmaras frias.

Em 1978 abriu um restaurante com o objetivo de transcender o serviço comum na época. O cardápio didático e a presença de Marcos Bassi fazem com que, ainda hoje, quem frequenta seu restaurante em São Paulo, na rua Treze de Maio, 668, aprenda mais sobre as características das carnes bovina. Dentre os cortes de carne que ajudou a valorizar, estão o Bombom de Alcatra e o da Fraldinha, até então considerada carne de segunda.

Em 1999 Marcos Bassi vendeu a marca Bassi e atualmente contava apenas com o restaurante, O Templo da Carne, e seu espaço para eventos, Espaço Marcos Guardabassi.


Morte

Marcos Bassi morreu no início da tarde de domingo, 24/03/2013, no Hospital Sírio-Libanês. Ele tinha 64 anos e estava internado para se tratar de um câncer no pulmão. A causa da morte não foi divulgada pelo hospital. O sepultamento ocorreu na tarde de segunda-feira, 25/03/2013, no Cemitério do Araçá.

Marcos Bassi deixou esposa e duas filhas.

Fonte: Wikipédia e G1

2 comentários:

  1. Esse cara era Fera!
    Não o conheci em vida, mas depois q o vi nos vídeos de ensinos de churrasco, poxa q pena q não está mais entre nós!

    ResponderExcluir
  2. você foi o mestre dos mestres você é insubstituível eu assisto todos os seus vídeos

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!