Cândido Fontoura

CÂNDIDO FONTOURA SILVEIRA
(88 anos)
Farmacêutico e Empresário

* Bragança Paulista, SP (14/05/1885)
+ São Paulo, SP (05/03/1974)

Cândido Fontoura Silveira foi um farmacêutico e empresário brasileiro. Fundou o Instituto Medicamento Fontoura em 1915 e, posteriormente, as Indústrias Farmacêuticas Fontoura-Wyeth dedicada à produção de penicilina, inseticidas, entre eles o célebre Detefon, entre outros.

Em sua homenagem foi batizado o Hospital Infantil Cândido Fontoura localizado no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo.

A biografia de Cândido Fontoura contém registros emocionantes, que relatam de forma clara e precisa seus ideais, compromissos éticos, vocação empresarial e educacional, além de sua liderança e atuação nas entidades associativas e da categoria empresarial, no início do período conhecido como a época dourada das descobertas.

Quem foi? O inventor do famoso Biotônico Fontoura foi o farmacêutico bragantino chamado Cândido Fontoura. Conhecido simplesmente como "Tio Candinho", ele se formou, em 1905, pela Escola de Farmácia, Odontologia e Obstetrícia de São Paulo, depois incorporada pela Universidade de São Paulo (USP).

O médico Orlando Parahym e Cândido Fontoura
Em 1910, Drº Cândido Fontoura deixou Bragança Paulista para estabelecer-se na Capital paulista, onde montaria o Laboratório Fontoura & Serpe para a produção deste produto. Após formar-se em São Paulo, retornou a Bragança Paulista e com demais colegas sentiu a falta de uma sociedade esportiva de futebol nesta cidade para que os jovens da época pudessem exercitar o corpo.

Em 02/08/1908 o Jornal Cidade de Bragança estampou pela primeira vez em suas páginas uma notícia vinculada ao futebol. Em 06/08/1908 foi realizado o I Match Training do Sport Club, primeiro time bragantino de futebol na várzea do Lavapés.

Cândido Fontoura era um dos 18 jogadores em campo, cumpre notar que não é de regra jogar com times formados por nove jogadores, mas como o futebol está principiando e para não arrefecer o entusiasmo dos novos futebolistas, o árbitro assim determinou, de acordo comum com os capitães dos times.

A nova sociedade esportiva foi constituída por mais de 50 sócios entre eles o farmacêutico Ernesto de Almeida, major Ernesto Assis, Drº Alfredo Teixeira, Drº Simião Stytila Jr., Francisco Martins Ferreira eleito presidente e o então ainda não famoso Drº Cândido Fontoura.

O Sport Club teve vida curta, porém um dos mais ilustres bragantinos fez parte da história do nascimento do futebol em Bragança Paulista: o Drº Cândido Fontoura.

Biotônico Fontoura

Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portfólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil.

No ano de 2010 o Biotônico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil.

O slogan do produto era "Ferro Para o Sangue e Fósforo Para os Músculos e Nervos" e seu jingle era "Bê, á, bá. Bê, e, bé. Bê, i, Bi... otônico Fontoura!", composto em 1978.

Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. O nome Biotônico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Cândido Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. PauloMonteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Cândido Fontoura indicou o medicamento ao amigo e este sentiu-se mais animado.


Posteriormente foi criado o "Almanaque Fontoura" que trouxe o personagem de Monteiro Lobato, o Jeca Tatuzinho, baseado no Jeca Tatu que o autor criara na literatura. O almanaque divulgava o laboratório e pregava uma campanha contra a ancilostomose.

Durante a vigência da Lei Seca, o Biotônico Fontoura foi exportado para os Estados Unidos. Como se tratava de um produto medicinal, sua comercialização e consumo eram liberados. Ainda que muitos o considerem superestimado, Cândido Fontoura contava que ganhou muito dinheiro com o negócio. Não há registros da quantidade exportada.

Sua fórmula original continha 19,5% de álcool etílico e em 2001 a Anvisa proibiu álcool em formulações destinadas às crianças. Nesta época o produto continha 9,5% de álcool etílico.

A fórmula atual contém: extrato glicólico de Aloe Perryi, Commiphora Myrrha, Myristica Fragans e Cinnamomum Zeylanicon, além de Sulfato Ferroso heptahidratado e Ácido Fosfórico.

Almanaque Fontoura

Almanaque do Biotônico Fontoura, popularmente conhecido apenas por Almanaque Fontoura, foi uma revista anual de divulgação publicitária do Biotônico Fontoura, distribuído gratuitamente como brinde pelas farmácias do país, de conteúdo recreativo e informativo de curiosidades.

Editado e ilustrado por Monteiro Lobato, o Almanaque Fontoura teve a sua primeira publicação em 1920, numa tiragem de cinquenta mil exemplares.

A sua tiragem foi crescendo a ponto de entre as décadas de 1930 a 1970 terem sido distribuídos entre 2,5 a 3 milhões de almanaques. No ano de 1982 sua tiragem foi de cem milhões de exemplares.

O Almanaque trazia um conteúdo variado, como horóscopo, dias bons para a pesca (fases da lua), passatempos e até história em quadrinhos, como a que retratava o personagem lobatiana Jeca Tatuzinho, baseada em sua criação, Jeca Tatu.

"O tempo não cessa de correr. Os anos se sucedem, 1943 já lá se foi. Estamos em 1944, e mais uma vez aparece o Almanaque do Biotônico, por intermédio do qual o Instituto Medicamenta, de São Paulo, deseja aos seus amigos todas as venturas e a maior prosperidade. E como a base da vida é a saúde, aconselho aos leitores o uso do fortificante que dá saúde, força, vigor..."

(Almanaque Fontoura, 1944)

Fonte: Wikipédia e Arquivo BDJ
Indicação: Simone Cristina Firmino

Um comentário:

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!