(65 anos)
Radialista e Locutor Esportivo
* Caxambu, MG (25/02/1920)
+ Caxambu, MG (23/12/1985)
Jorge Cury foi radialista e locutor esportivo brasileiro. Filho do comerciante José Kalil Cury e de Maria Cury, teve oito irmãos, entre os quais, o cantor, compositor e humorista Ivon Curi e o também radialista Alberto Cury.
Iniciou sua carreira numa emissora local de sua cidade natal, Caxambu, MG, em 1942. No ano seguinte, teve a chance de fazer um teste para a Rádio Nacional, onde, aprovado, permaneceu até 1972, quando se transferiu para a Rádio Globo.
Jorge Cury foi um dos maiores locutores de seu tempo, ao lado de Oduvaldo Cozzi, Waldir Amaral e Doalcey Bueno de Camargo. Além de locutor esportivo, também conduziu o programa dominical de calouros "A Hora do Pato".
Jorge Cury narrou nove copas do mundo e as primeiras corridas de Emerson Fittipaldi.
Em 1984 foi demitido da Rádio Globo e no final da última partida, entre Vasco X Botafogo, que narrou na rádio, fez uma despedida e um desabafo contra os dois diretores que o demitiram, Paulo Cesar Ferreira e Jorge Guilherme, sendo substituído por Washington Rodrigues e José Carlos Araújo. Em seu desabafo ele disse abertamente ter sido "tocaiado" por esses diretores citando o título de uma obra de Jorge Amado.
Seus bordões principais foram:
![]() |
Jorge Curi e Waldir Amaral |
- "Passa de passagem", é golaço!!!"
- "É a última volta do ponteiro!"
- "Ultrapassa a linha divisória do gramado!"
- "Fim de papo!" (Ao final do jogo)
Seus longos gritos de "Gooooooollll" ecoavam por toda a cidade. No Maracanã, nas portarias dos prédios e nos radio de pilha, como marca registrada de uma época.
Jorge Cury morreu vítima de um acidente automobilístico próximo a Caxambu, MG, para onde se dirigia para os festejos de Natal e de Ano Novo do ano de 1985. Pouco antes, ele havia se transferido para a Rádio Tupi.
Fonte: Wikipédia
Indicação: Miguel Sampaio
Um senhor Narrador so tinha um defeito ser Flamengista não conseguia disfarçar ao narrar o Gol mais marcou seu nome numa epoca maravilhosa. Um dos melhores do Rio de Janeiro e Brasil. de todos os tempos,
ResponderExcluir