Vange Leonel

MARIA EVANGELINA LEONEL GANDOLFO
(51 anos)
Cantora, Compositora, Escritora e Ativista LGTB

* São Paulo, SP (04/05/1963)
+ São Paulo, SP (14/07/2014)

Vange Leonel, nome artístico de Maria Evangelina Leonel Gandolfo, foi uma cantora, compositora, escritora e ativista LGBT (LGBT, ou ainda LGBTTT, é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

Como cantora e compositora, seu maior sucesso foi a canção "Noite Preta", composta em parceria com Cilmara Bedaque. A canção foi tema de abertura da novela Vamp, da TV Globo, em 1991.

O CD marcou o início da parceria artística com a jornalista Cilmara Bedaque. Além de escrever livros e ser ativista LGBT, Vange Leonel roteirizou a peça "As Sereias de Rive Gauche", baseada em um de seus livros. Publicou ainda "Lésbicas" (1999), "Girls - Garotas Iradas" (2001) e "Balada Para As Meninas Perdidas" (2003).

Na década de 80, Vange Leonel fez parte da banda Nau, formada ainda por Beto Birger (baixo), Zique (guitarra) e Mauro Sanches (bateria). O grupo lançou um disco em 1987 e dois anos depois, o grupo acabou.

Cilmara Bedaque, Cris Lobo e Vange Leonel
Vange Leonel era casada com a também escritora Cilmara Bedaque, que lamentou a morte da companheira em seu perfil no Twitter.

"Estou vivendo o pior momento da minha vida. E não. Não posso responder perguntas porque minhas mãos estão ocupadas com as dela (...) Um sentimento que deixa partir tendo a certeza da liberdade do amor. Ela então sonhou que era livre. Do cateter, das agulhas em suas veias, do buraco em seu peito. Eu só pude dizer: você é livre!"
(Cilmara Bedaque)

Além de companheiras de vida há 28 anos, Cilmara Bedaque e Vange Leonel mantinham juntas um blog sobre cervejas e também compuseram músicas em parceria.


Morte

Vange Leonel morreu aos 51 anos na tarde de segunda-feira, 14/07/2014, em São Paulo. Há 20 dias ela descobriu um câncer no ovário, com metástase na membrana que envolve os órgãos da região abdominal. Vange Leonel estava internada no Hospital Santa Isabel, setor particular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

O velório ocorreu no Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, SP, na terça-feira, 15/07/2014, às 10:00 hs. A cerimônia de cremação ocorreu às 14:00 hs.


Discografia

Álbuns
  • 1986 - Nau (CBS)
  • 1991 - Vange (Sony Music)
  • 1996 - Vermelho (Medusa Records)


Participações
  • 1987 - Não São Paulo 2


Livros Publicados

  • 1999 - Lésbicas (Planeta Gay Books)
  • 2001 - Grrrls: Garotas Iradas (Edições GLS)
  • 2002 - As Sereias da Rive Gauche (Editora Brasiliense)
  • 2003 - Balada Para As Meninas Perdidas (Edições GLS)

Teatro

  • 2002 - As Sereias da Rive Gauche (Autora - Direção de Regina Galdino)
  • 2006 - Joana Evangelista (Autora)


Fonte: Wikipédia, G1 e EGO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!