Manoel do Côco

MANOEL FRANCISCO BASÍLIO
(67 anos)
Compositor, Embolador e Repentista

* Barcelona, RN (20/07/1947)
+ Natal, RN (02/01/2015)

Manoel Francisco Basílio, o Manoel do Côco, era considerado um dos maiores repentistas do Brasil. Natural do município de Barcelona, no interior do Rio Grande do Norte, sempre se preocupou em retratar a cultura do estado em seus trabalhos.

Durante 13 anos o embolador de Côco mais famoso do Rio Grande do Norte se apresentou em uma das mais tradicionais casa de shows artísticos de Natal, o Zás Trás, fechada há vários anos e que apresentava danças típicas regionais, capoeira, banda de música com repertório variado, grupo de forró, praça de alimentação, lojas de artesanato, além da apresentação especial de Manoel do Côco, que fazia emboladas de improviso com o público, a maioria turista, fazendo versos usando geralmente o nome e o estado de origem das pessoas.

Ele também se apresentou muito na Casa do Caranguejo, na orla da praia de Ponta Negra, assim como também nas praias do litoral potiguar, como a própria praia de Ponta Negra e outras.

Ficou conhecido tanto no Rio Grande do Norte, como em todo o Brasil por sua versatilidade e criatividade na arte do improviso, pois de forma instantânea e a qualquer momento ele fazia um repente e um jogo de versos com qualquer situação, o que também é conhecido como emboladas.

Muitas destas histórias estão imortalizadas desde 1997 quando o artista lançou o CD "Emboladas", com o qual se tornou conhecido nacionalmente. Nesse disco, interpretou as emboladas "Calor da Vaquejada", "Cheiro de Gado", "Cheiro do Norte", "Compadre Bill", "Jogo dos bichos", "Saudades do Nordeste", "Sou de Natal", e "Sou Rei da Noite", todas de sua autoria. Neste trabalho ele mostrou nos versos a cultura mais pura do Nordeste, que era muito presente em suas emboladas.


Devido a grande repercussão deste trabalho, Manoel do Côco chegou a se apresentar em programas da TV Globo, como "Domingão do Faustão", "Fantástico" e "Globo Esporte". Também se apresentou no programa de Gilberto Barros e do humorista Tom Cavalcanti, na TV Record e ainda nos programas "Comando da Madrugada", apresentado por Goulart de Andrade, além do programa "Flash", apresentado por Amaury Júnior, esses dois na TV Bandeirantes.

O artista do repente chegou até a ser reverenciado pelo escritor pernambucano Ariano Suassuna, isso em 2007 quando o autor do "Auto da Compadecida" esteve em Natal para receber o título de Cidadão Natalense na Câmara Municipal do Natal. À época, Ariano Suassuna disse sobre Manoel do Côco e sua apresentação no programa "Domingão do Faustão":

"Quando fui receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Manoel do Côco que foi se apresentar. Veio-me dizer que tinha se apresentado em Faustão. Hora essa, isso é o valor subvertido. Faustão era que devia se ajoelhar para receber Manoel do Côco, um artista verdadeiro e não essas falsificações que existem por ai!"

Atualmente Manoel do Côco ocupava cargo público na Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, lotado na Fundação Cultural Dona Militana. A nomeação foi concedida pelo prefeito Jaime Calado para que Manoel do Côco apresentasse sua arte nos eventos do município. O prefeito lamentou a morte do artista.

"A cultura popular do Rio Grande do Norte e do país está de luto. Manoel era um artista com uma capacidade criativa fantástica. Perdemos um grande compositor, embolador, repentista e um amigo querido!"

Foram 20 anos de carreira e sete CD´s gravados.

Morte

Manoel do Côco morreu em Natal, RN, aos 67 anos, na noite de sexta feira, 02/01/2015, em decorrência de um câncer. Ele estava internado há 15 dias no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal.

O velório aconteceu no Casa de Velório Sempre, no bairro Potengi, e o enterro ocorreu às 16:30 hs de sábado, 03/01/2015, no Cemitério de Nova Descoberta.

Indicação: Miguel Sampaio

Um comentário:

  1. Grande pessoa grande ser humano um poliglota em geografia conhecia todas as cidades do Brasil de norte ao sul e as emplacavam nos seus rep tive o prazer de conhece-lo pessoalmente na sua terra Natal que e no Rn. E ver sua linda apresentação que descanse em paz levara saudades.

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!