Tatiana Ivanovici

TATIANA IVANOVICI
(36 anos)
Jornalista e Articuladora Cultural

☼ Mogi das Cruzes, SP (1979)
┼ São Paulo, SP (10/06/2015)

Tatiana Ivanovici era uma jovem jornalista, nascida na periferia de São Paulo. Empreendedora, idealizou a Rede DoLadoDeCá e o site Do Lado De Cá que reúne todas as informações culturais da quebrada, sendo a primeira plataforma de comunicação das classes populares para as classes populares.

Tatiana Ivanovici era ávida conhecedora dos becos e vielas. Pós graduada na rua, virou jornalista e descreveu, como pouquíssimos, a periferia. Sem glamorizarão, sem frescura, meteu muito o pé na lama pra contar as histórias da favela e com o mesmo boot fez muita reunião com engravatado pra traduzir a língua das quebradas. Ela era conhecida por sua atuação focada na cultura jovem, urbana, música e todo o cenário efervescente das periferias do Brasil. Foi figura importante para o rap nacional, para o jornalismo e para o mercado de consumo.

Nascida em Mogi das Cruzes, SP, em sua própria biografia, Tati, como era chamada pelos amigos e conhecidos, se descrevia como alguém que escolheu viver não apenas para si, mas para as pessoas que viviam ao seu redor. E assim o fez. "Eu já vim do não, não tenho nada a perder", disse em entrevista ao site da Revista TPM em 2013.

Tatiana Ivanovici partiu assustadoramente cedo e de forma abrupta, mas deixou o legado de um dos primeiros veículos de comunicação do país voltados exclusivamente à periferia. O site DoLadodeCá, em alusão à música do Racionais MC's, mostrou, durante os anos em atividade, desde 2010, que o mundo é realmente diferente da ponte pra cá.


"No portal são divulgados talentos e iniciativas culturais que são frutos do celeiro que a periferia se tornou, além de assuntos que dizem respeito ao cotidiano e ao universo do entretenimento popular", dizia Tati, na descrição contida no site.

Tatiana Ivanovici é considerada pelo mercado de comunicação como insider das comunidades, mas com a visão clara sobre as necessidades das marcas. Na própria história, mesmo breve, mostrou, desde cedo, garra e determinação, o que chamou a atenção do jornalista Gilberto Dimenstein e passou pelo Projeto Aprendiz, onde ganhou a alcunha de "Aprendiz-Problema", por querer fazer várias coisas ao mesmo tempo. Trabalhou também em diversos veículos de comunicação como MTV, onde dirigiu o "Yo! MTV", voltado ao hip-hop, TV Futura e Folha de S.Paulo.

"Você não escolhe onde nasce, mas escolhe o que vai fazer da sua vida!"
(Tatiana Ivanovici)

"Jornalista de formação e articuladora cultural, trabalhei em diversos veículos de comunicação como TVs, jornais e revistas, onde minha atuação sempre foi focada em cultura jovem, urbana, música e todo cenário efervescente das periferias do Brasil. Agora desenvolvo o DoLadoDeCá, um portal onde são divulgados os talentos e iniciativas culturais que são frutos do celeiro que a periferia se tornou, além de assuntos que dizem respeito ao cotidiano e ao universo do entretenimento popular."
(Tatiana Ivanovici)

Morte

Tatiana Ivanovici faleceu na quarta-feira, 10/06/2015, aos 36 anos, vítima de um câncer silencioso e rápido no pâncreas com o qual já lutava. Muitos artistas e colegas como Criolo e Emicida, por exemplo, utilizaram as redes sociais para prestar suas condolências à jornalista.

Um comentário:

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!