Serguei

SÉRGIO AUGUSTO BUSTAMANTE
(85 anos)
Cantor e Compositor

☼ Rio de Janeiro, RJ (08/11/1933)
┼ Volta Redonda, RJ (07/06/2019)

Sérgio Augusto Bustamante, mais conhecido como Serguei, foi um cantor e compositor, nascido no Rio de Janeiro, RJ, conhecido por ser o vocalista de diversas bandas de rock ao longo de sua carreira.

Serguei viveu a vida a mil e morreu como um lenda da cultura pop brasileira. O veterano roqueiro carioca orgulhava-se de muitos feitos, entre os quais: o affair que teve com Janis Joplin na visita da cantora americana ao Brasil, ser porta-voz de uma modalidade bem ampla da liberdade sexual, o pansexualismo, e manter em segredo a cor original de seus cabelos.

Filho único de um executivo da International Business Machines (IBM), Domingos Bustamante, e da dona de casa Heloísa Bustamante. Nos anos 90, Serguei visitava regularmente Dona Maria que ainda conservava seu apartamento na Tijuca.

Na infância, ele teve um amigo russo que lhe chamava de "Sergei" (Em russo: Сергей , variação de "Sérgio"), porque tinha dificuldade em pronunciar seu nome corretamente, por isso o apelido ficou.

Aos 12 anos, foi morar com Lia Anderson, sua avó materna, em Long Island, New York, onde participou de festivais estudantis. De volta ao Brasil, em 1955, trabalhou no Banco Boavista e depois como comissário de bordo na Loyd Aéreo, Cruzeiro do Sul, Panair (onde foi demitido após derrubar uma bebida sobre Gina Lollobrigida) e Varig, sendo também demitido após uma bebedeira em Madrid.

Voltou aos Estados Unidos onde começou sua carreira musical.

Serguei e Janis Joplin em 1970
Em 1967 foi retratado pela revista Intervalo, sendo chamado de o "cantor alucinado", em plena Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, onde realizava um protesto hippie e desfilava com um cartaz em que se lia:
"Abaixo o convencionalismo! Viva a alegria, viva a vida!!! Proclamo a autenticidade e o direito de ser jovem e feliz! Chega de guerra, chega de tristeza, chega de medo. A era nova chegou! Viva o Rio! Viva os Beatles! Lanço meu grito de vida e meu protesto jovem. Sergei."
(Trecho de matéria da Revista Intervalo de 1967)

Em 1969, esteve no famoso Festival de Woodstock, e no final deste mesmo ano, o cantor afirmava ter conhecido a cantora americana Janis Joplin, em Long Island, um dos motivos pelo qual ficou conhecido.

Em 1972, de volta ao Brasil, foi morar na cidade de Saquarema, no Estado do Rio de Janeiro. O cantor entrava em contradição cronológicas em suas entrevistas, não há como confirmar, uma vez que Janis Joplin morreu em 1970.

Serguei fez shows em duas edições do Rock In Rio: Rock In Rio II (1991) e Rock In Rio III (2001). Fez também aparições como espectador no Rock In Rio IV e Rock In Rio V.

Nos últimos anos, Serguei vinha participando de diversos programas na televisão.


Em 2011, participou de alguns quadros do programa "Show do Tom", da TV Record. O Multishow produziu o programa "Serguei Rock Show", que contou com 10 episódios e a participação de roqueiros como Rogério Skylab e Zéu Brito.

Em 2012, foi entrevistado no programa "Agora é Tarde".

Serguei era um dos artistas que mais teve convites e aparições no "Programa do Jô", apresentado por Jô Soares, de quem era grande amigo.

Considerado o roqueiro mais antigo do Brasil, Serguei fez shows até seu falecimento, ao lado de sua atual banda, a Pandemonium, que o acompanha desde 2008. Serguei era considerado cantor oficial do grupo Hells Angels (Motoclube Internacional).

Em abril de 2013, sentindo fortes dores pelo corpo, Serguei foi internado no Hospital Nossa Senhora Nazareth, na cidade de Saquarema, no Estado do Rio de Janeiro. Voltou para casa após alguns dias, mas duas semanas depois retornou, passando mais dois dias internado. Ao ser liberado novamente, declarou estar tomando remédios e querer voltar a fazer shows, pois já se sentia bem.

Em maio de 2019, novamente foi internado no mesmo hospital para tratar de um forte quadro de desidratação, desnutrição e pneumonia. Também apresentava um quadro inicial do Mal de Alzheimer, mas mesmo assim reconheceu seus amigos no leito hospitalar, onde respondia bem ao tratamento.

Serguei não curtia música eletrônica e funk mas caiu no samba quando a Mocidade Independente de Padre Miguel fez um desfile em homenagem ao Rock in Rio na Marquês de Sapucaí, em 2013

Serguei durante apresentação no Centro Cultural São Paulo, em novembro de 2017.
Templo do Rock

Em sua residência, na cidade de Saquarema, foi criado o "Museu do Rock", administrado por Serguei, constituído com peças de roupas, discos, prêmios, livros, cartazes, filmes em VHS e outros materiais sobre a vida do cantor. Sua residência é um ponto turístico da cidade.

Em 2010, a prefeitura de Saquarema fez uma ampliação na casa, reformando-a. Serguei recebia uma certa quantia da prefeitura mensalmente para manter o "Templo do Rock", que é considerado um local histórico para a cidade.

Morte

Serguei faleceu na manhã de sexta-feira, 07/06/2019, aos 85 anos, no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda, RJ, onde estava internado desde o fim de maio.

Serguei havia sido internado no início de maio em um hospital em Saquarema, RJ, cidade onde morava, com um quadro de desidratação, desnutrição e infecção urinária. Segundo os médicos, ele sofria Mal de Alzheimer.

No final de maio de 2019, apresentou arritmia severa e insuficiência respiratória aguda. Com o agravamento de seu estado de saúde, foi transferido para Volta Redonda, RJ.

Sérgio Augusto Bustamante dizia esperar pela morte aos 127 anos, cem a mais do que Janis Joplin e outros de seus ídolos, Jimi Hendrix e Jim Morrison. O corpo franzino e as rugas, em determinado momento de sua vida, abrigavam uma alma inquieta e permanentemente rebelde. 

Discografia
  • 1966 - As Alucinações de Sergei / Eu Não Volto Mais (Compacto Simples)
  • 1968 - Eu Sou Psicodélico (Compacto Simples)
  • 1969 - Alfa Centauro / Aventura (Compacto Simples)
  • 1970 - Ouriço / O Burro Cor de Rosa (Compacto Simples)
  • 1975 - Serguei (Compacto Simples)
  • 1979 - Serguei Samba Salsa (Compacto Simples)
  • 1983 - Serguei o Roqueiro Maldito e Sua Banda Cerebelo (Compacto Simples)
  • 1984 - Mamãe Não Diga Nada Ao Papai / Alergia (Compacto Simples)
  • 1991 - Coleção de Vícios (Long Play)
  • 2002 - Serguei (CD)
  • 2009 - Bom Selvagem (CD)

Fonte: Wikipédia e G1 

3 comentários:

  1. Estava esquecido pobre sem dinheiro muito doente e vivia as minguas de uma misera pensão do Inss. Agora morreu todo mundo fala dele para semana apos a missa estara esquecido para resto da vida.

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei desse cara maluco, era só abrir a boca para me derramar em risadas.
    Vá em paz, muitos não o esquadrão.

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!