Paulinho Trompete

PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA
(69 anos)
Trompetista

☼ Rio de Janeiro, RJ (30/05/1950)
┼ Rio de Janeiro, RJ (07/08/2019)

Paulo Roberto de Oliveira, mais conhecido como Paulinho Trompete, foi um trompetista nascido no Rio de Janeiro, RJ, no dia 30/05/1950.

Paulinho Trompete começou a tocar trompete ao ganhar o instrumento de sua mãe aos 8 anos de idade, e logo passou a tocar na igreja.

Aos 13 anos, apresentou-se no "Programa do Chacrinha", e, eleito o Melhor Instrumentista Mirim, permaneceu durante um ano no trono.

Aos 16 anos, iniciou sua carreira profissional, a princípio atuando em bailes com várias bandas, como Ed Lincoln, Os Devaneiros, Laffayete, Som 7 e Cry Baby. Mais tarde, fez apresentações no exterior, com destaque para o Olympia de Paris e o Carnegie Hall de New York, ao lado de Edison Machado, Idriss Sulyvan e Tânia Maria. Tocou também com artistas internacionais, como Dexter Gordon, Dizzy Gillespie, Jimmy Smith, Ray Charles e Chet Baker.

Em 1990, lançou no mercado internacional, pelo selo Lath Jazz, da Sony Music, o LP "Um Sopro de Brasil", que contou com a participação de outros instrumentistas, como Mauro Senise, Raul Mascarenhas, Rick Pantoja, Jorjão Barreto, Serginho Trombone, Guilherme Dias Gomes, Ricardo Silveira, Mamão (do grupo Azymuth), Jurim Moreira e outros.


Paulinho Trompete participou do Free Jaz Festival, com a Banda Brasil All Stars, em 1995, e com sua própria banda, em 1996. Ainda em 1996, lançou o CD "Um Sopro de Brasil II", que teve a participação de Raphael Rabello e do grupo Os Cariocas.

Em 2008, ao lado da Banda Sambop, gravou seu terceiro álbum, "Tema Feliz", pelo selo Guanabara, em que homenageia Durval Ferreira. Este álbum ganhou 5 estrelas e destaque no Segundo Caderno do jornal O Globo, além de o prêmio de melhor CD latino de 2009 pela JAZZIZ Magazine.

Ao longo de sua trajetória, participou de gravações com Chico BuarqueLeny AndradeGal CostaNana CaymmiAlcioneGilberto GilAzymuthEmílio SantiagoJoão NogueiraCazuzaBarão VermelhoAdriana CalcanhotoCauby PeixotoJoão de AquinoClara Moreno, entre outros artistas.

atuou, como compositor, arranjador e instrumentista

Paulinho Trompete atuou como compositor, arranjador e instrumentista de temas de vários especiais da TV Globo, como "Som Brasil""Criança Esperança""Gonzaguinha""Elis Regina""Fama", entre outros, além do tema de abertura do programa "Studio Jazz", da TVE.

Morte

Paulinho Trompete faleceu na quarta-feira, 07/08/2019, aos 69 anos, no Rio de Janeiro, RJ, depois de ficar um mês internado no Hospital Samaritano lutando contra um câncer no cérebro.

O sepultamento de Paulinho Trompete aconteceu na sexta-feira, 09/08/2019, no cemitério Jardim da Saudade, às 15h00.

Discografia

  • 1990 - Um Sopro de Brasil (LP)
  • 1996 - Um Sopro de Brasil II (CD)
  • 2008 - Paulinho Trompete e Banda Sambop ‎- Tema Feliz (CD)

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!