Jofran Frejat

JOFRAN FREJAT
(83 anos)
Médico e Político

☼ Floriano, PI (19/05/1937)
┼ Brasília, DF (23/11/2020)

Jofran Frejat foi um médico e político, nascido em Floriano, PI, no dia 19/05/1937. Foi filiado ao Partido Liberal (PL) e deputado federal pelo Distrito Federal por cinco mandatos.

Filho de João Frejat e Adélia Frejat, casado com Denise Nunes Martins Frejat, era formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1962, mesmo ano que se mudou para Brasília onde trabalhou no Hospital Regional da Asa Sul.

Pós-graduado pela Universidade de Londres em 1972, foi titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Mastologia e do Colégio Internacional de Cirurgiões. Diretor do Instituto Médico Legal do Distrito Federal, entre 1973 e 1979, nos governos Hélio Prates da Silveira e Elmo Serejo Farias.

Jofran Frejat foi Secretário de Saúde no governo Aimé Lamaison e posteriormente secretário-geral do Ministério da Previdência Social além de ocupar uma cadeira no conselho diretor da Fundação Hospitalar do Distrito Federal.


Jofran Frejat 
foi eleito deputado federal pelo Partido da Frente Liberal (PFL) do Distrito Federal em 1986 e participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988. Reeleito em 1990, afastou-se para ocupar a Secretaria de Saúde no segundo governo Joaquim Roriz.

Filiado ao Partido Progressista (PP), foi reeleito em 1994, ingressou no Partido Progressista Brasileiro (PPB), votou contra a Emenda da Reeleição e conquistou um novo mandato em 1998, afastando-se para retornar para a Secretaria de Saúde no terceiro governo Joaquim Roriz.

Disputou uma cadeira no Senado Federal em 2002 ingressou no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e foi reeleito deputado federal em 2006.

Em 2014 candidatou-se ao governo do Distrito Federal obtendo 27,72% dos votos, o que o fez disputar o segundo turno, vencido pelo senador Rodrigo Rollemberg. Quatro anos depois iniciou novamente um processo de pré-candidatura ao governo do Distrito Federal pelo Partido da República (PR), mas desistiu de concorrer ao cargo.

Jofran Frejat é irmão do também político José Frejat e tio do cantor e compositor Roberto Frejat, parceiro de Cazuza e fundador do Barão Vermelho.

Morte

Jofran Frejat faleceu, no começo da noite de segunda-feira, 23/11/2020, aos 83 anos, em Brasília, DF. Ele foi diagnosticado com um câncer de pulmão, em setembro de 2020.

Jofran Frejat estava na UTI do Hospital Santa Lúcia, no Setor Hospitalar Sul, em Brasília, DF, onde ficou cerca de 20 dias internado.

Jofran Frejat tinha quatro filhos, uma delas, Graziela Frejat, disse que o pai "não respondeu bem à quimioterapia". A doença progrediu em apenas dois meses.

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #JofranFrejat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!