Lourdes Bandeira

LOURDES MARIA BANDEIRA
(72 anos)
Professora e Pesquisadora

☼ Ijuí, RS (1949)
┼ Brasília, DF (12/09/2021)

Lourdes Maria Bandeira foi uma professora universitária e pesquisadora, nascida em Ijuí, RS, no ano de 1949. Ela foi uma das maiores referências nas pesquisas sobre violência contra a mulher no Brasil.

Graduou-se, em 1971, em Ciências Socias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No ano de 1978 concluiu o mestrado em Sociologia na Universidade de Brasília (UnB) e doutorado, em 1984, na Université René Descartes – de Paris V, sob orientação de Viviane Isambert Jamati, com defesa da tese Force de Travail et Scolarité; le cas du Nord-Est Brésilien (1975-1979).

Realizou Pós-Doutorado na área de Sociologia do Conflito com o professor Michel Wieviorka, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) no período de 2001 a 2002.

Carreira

Lourdes Bandeira, lecionou na graduação e na pós-graduação do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre 1977 e 1991.

Desde o início da década de 1990, era docente no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), tornando-se, a partir de 2005, professora titular. Foi também coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher (NEPEM) e membro do Conselho de Direitos Humanos da Universidade de Brasília (UnB).

Sua produção acadêmica prioriza a Sociologia Urbana e da Cultura - Gênero, Feminismo, Violência de gênero, e Políticas Públicas, atuando, principalmente, em temas de feminismo, gênero e violência contra a mulher.

De 2008 a 2011 integrou a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Nesse período, foi secretária de Planejamento e Gestão e, em março de 2012, foi nomeada para o cargo de Secretária-executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), onde permaneceu até janeiro de 2015.

Entre os anos de 2017 e 2018 foi membro do comitê editorial da Editora da Universidade de Brasília (UnB), também participou, como Editora-chefe, da Revista Sociedade e Estado.

Morte

Lourdes Maria Bandeira faleceu no domingo, 12/09/2021, aos 72 anos, em Brasília, DF, vítima de Embolia Pulmonar e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Obras

  • 2019 - Encontros Com a Sociologia - Lourdes Maria Bandeira, Mariza Veloso e Edson Farias (Orgs.)
  • 2012 - Dicionário Temático Desenvolvimento e Questão Social
  • 2007 - A Segurança Pública no Distrito Federal - Lourdes Maria Bandeira e Arthur Trindade Maranhão Costa
  • 2006 - Políticas Públicas e Violência Contra as Mulheres: Metodologia de Capacitação de Agentes Público(a)s - Lourdes Maria Bandeira, Tânia Mara Campos de Almeida
  • 2005 - Mulheres Em Ação: Práticas Discursivas, Práticas Políticas
  • 2004 - Introdução - A Inscrição Policial Nas Teorias Sobre Violência de Gênero e a Escrita Desse Processo - Lourdes Maria Bandeira, Andrea Mesquita de Menezes e Tânia Mara Campos de Almeida
  • 2000 - Politica, Ciência e Cultura em Max Weber - Lourdes Maria Bandeira, Maria Francisca Pinheiro Coelho e Marilde Loiola de Menezes (Orgs.)
  • 1999 - Violência, Gênero e Crime no Distrito Federal - Lourdes Maria Bandeira e Mireya Suárez
  • 1997 - Feminismo e Gênero - Lourdes Maria Bandeira e Deis Elucy Siqueira (Org.)
  • 1995 - A Historia de Vida de Elisabeth Teixeira: Uma Líder Camponesa - Lourdes Maria Bandeira e R. Godoy
  • 1986 - Mulheres, Palanques e Monumentos (Revista)

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #LourdesMariaBandeira

Um comentário:

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!