Fausto Rocha

FAUSTO ROCHA JÚNIOR
(57 anos)

Ator

☼ Barra Velha, SC (19/05/1943)
┼ Joinville, SC (27/01/2001)

Fausto Rocha foi um ator brasileiro nascido em Barra Velha, SC, no dia 19/05/1943.

Fausto Rocha começou como operador de estúdio na Rádio Difusora, em Joinville, SC, aos 12 anos. Inteligente, rapidamente conseguiu sucesso local, no início da década de 70.

Num show de Agnaldo Rayol em Joinville, em 1970, "Os Dinâmicos", grupo que ele havia lançado, fizeram o acompanhamento. Agnaldo Rayol se apaixonou pelo conjunto e resolveu levá-los para São Paulo. Fausto Rocha acompanhou e depois da apresentação no programa "Dia D", comandado por Cidinha Campos, na TV Record, ele acabou sendo convidado para fazer parte do elenco de "A Gordinha" (1970), novela da TV Tupi com Nicete Bruno.

O sucesso chegou rapidamente em "Meu Pé de Laranja Lima" (1971), onde fez par romântico com Bete Mendes. Essa foi a novela que praticamente lhe lançou como ator e galã.

No início da década de 80, o sucesso que vinha conquistando com o personagem Renato em "Os Imigrantes" (1981), pela TV Bandeirantes, despertou cobiça das grandes emissoras da época, TV Globo e TVS.


Foram 17 novelas no decorrer de sua carreira. Na TV Globo fez "Super Manoela" (1974), "Corrida do Ouro" (1975), "Senhora" (1976) e "Te Contei" (1979). O ator fazia muito sucesso junto às mulheres, também por sua beleza física.

Embora fizesse sucesso na televisão, o que Fausto Rocha gostava de fazer era teatro. Atuou em "Oh Calcutá", que ficou em cartaz por 5 anos e viajou por todo o país. Já no final da carreira fez o monólogo "Lá", que ficou 2 anos em cartaz.

No cinema fez 11 filmes. Quatro mereceram destaque: "Portugal... Minha Saudade" (1973) e "Um Caipira em Bariloche" (1973), com Mazzaropi"Super Manso" (1974) e "Batalha dos Guararapes" (1978).

Fausto Rocha era casado com Dircéia Cordeiro, que conheceu em Barra Velha, em 1997. Neste mesmo ano o ator descobriu ser portador de Esclerose Lateral Amiotrófica. Passou por muita dificuldade financeira durante os 4 anos em que lutou contra a doença.

Amigos famosos como os cantores Sérgio Reis, Roberta Miranda e Guilherme Arantes, promoveram shows para arrecadar fundos para o tratamento do ator enfermo. A campanha foi batizada de "SOS Fausto Rocha".

Morte

Fausto Rocha morreu no Hospital Municipal São José, em Joinville, SC, no dia 27/01/2001. Fausto Rocha terminou seus dias numa cadeira de rodas, pronunciando poucas palavras e precisando da ajuda da esposa e de um enfermeiro para se trocar, ir ao banheiro e se alimentar.

Antes da doença, Fausto Rocha havia sido secretário de Turismo do município de Barra Velha, SC, cidade onde nasceu.

Fonte: Wikipédia e Projeto VIP

2 comentários: