David Cunha

DAVID CUNHA ALVES DE ARAÚJO
(49 anos)
Humorista


* Mossoró, RN (18/11/1957)
+ Assu, RN (24/11/2006)

David Cunha Alves de Araujo era o verdadeiro nome do popular humorista EspantaDavid Cunha ou Espanta, inicialmente chamado como Espanta Jesus, nasceu no dia 18/11/1957 em Natal, RN.

David Cunha foi eleito pela Globo Sat um dos dois melhores humoristas do Brasil, em 1997, em um concurso com revelações do humor. Vencedor do Segundo Festival de Piadas do Show do Tom, também foi eleito o melhor humorista do Rio Grande do Norte, pela imprensa potiguar. Participou da "Escolinha do Professor Raimundo" e foi vencedor da "Batalha dos Humoristas", quadro do "Show do Tom".

A Origem do Apelido Artístico Espanta Jesus

Parece que seria um amigo que acompanhando ele numa das suas primeiras atuações profissionais falou:


"Bixo, você é tão feio que espanta o pai, o filho e o espirito santo!"

Dessa tríade cristã, David Cunha combinaria o nome de Jesus com Espanta para dar nascimento ao apelido que o acompanharia no inicio da sua carreira, Espanta Jesus, para posteriormente ele reduziu ao Espanta que ficaria até o final dos seus dias, espalhando sua arte no pais todo.

Espanta, Skolástica e Lailtinho Brega
Inícios do David Cunha Humorista: o Espanta

David Cunha sendo originariamente caixeiro viajante onde teria adquirido suas habilidades como representante de vendas que ajudariam ele como humorista, daria o pulo ao humor de forma casual. Seria numa convenção de supermercados de Aracaju onde um companheiro obrigou ele a subir no palco para contar piadas. O sucesso foi instantâneo na frente de mais de 800 pessoas.

Seguidamente em 1991 trocaria seu trabalho como representante comercial para se dedicar plenamente ao humor. No primeiro ano de carreira, em 1991, estreou na TV com o programa "Bastinha Proceis", no Rio Grande do Norte, ficando ao ar por 1 ano e 7 meses.

Seu personagem mais famoso foi o Pudim de Cana.


Consolidação Profissional

Seria no ano 1997 quando seria eleito pela Globo Sat como um dos quatro melhores humoristas do Brasil. Em consequência, sua agenda permaneceu lotada durante o ano todo, fazendo até viagens em Portugal com o show "Espanta Rasgando o Verbo".

Mas o topo mesmo foi, quando ganhou o prestigioso programa do comediante Tom Cavalcante, "Batalha dos Humoristas" na Rede Record frente a humoristas do pais inteiro. Momento muito marcante lembrado até hoje pelo bons amantes do humor.

David Cunha e sua esposa Lúcia de Oliveira
Trágica Morte do Espanta

David Cunha faleceu no auge de sua carreira profissional, dois dias após suas últimas gravações no "Show do Tom", da Rede Record, onde assinou contrato e seria personagem definitivo do programa.

No dia 24/11/2006, estando a caminho de um show na cidade de Mossoró, a 40 km desta cidade, por volta das 17:00 hs, David Cunha seria vitima de um acidente. Seu carro modelo Astra capotaria varias vezes após derrapar em pedras de brita soltas na pista da BR-304, km 92, termo do município do Assu, no Rio Grande do Norte.

A morte de David Cunha aos 49 anos seria confirmada como consequência de um Traumatismo Crânio-Encefálico causado por afundamento de crânio. Seu filho, David Alves Cunha de Araujo, que viajava junto com ele, só sofreu lesões leves.

David Cunha interpretando o Espanta fazia a maioria das suas apresentações no Ceará, estado onde morava, e no Rio Grande do Norte. Mas em 2006, vinha fazendo uma média de quase um show por semana em São Paulo, e faleceu antes de poder realizar os show's já agendados em capitais como Recife e Belo Horizonte.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Meu nome é Mário e o saudoso Davi foi da minha turma na Marinha. Muitas lembranças desse colega de turma que muito nos fez rir com suas brincadeiras que já davam sinais de que ele seria o humorista que foi. Que Deus o tenha num bom lugar...

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Mário e o saudoso Davi foi da minha turma na Marinha. Muitas lembranças desse colega de turma que muito nos fez rir com suas brincadeiras que já davam sinais de que ele seria o humorista que foi. Que Deus o tenha num bom lugar...

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!