Oswaldo Frota-Pessoa

OSWALDO FROTA-PESSOA
(92 anos)
Biólogo, Médico e Geneticista

* Rio de Janeiro, RJ (30/03/1917)
+ São Paulo, SP (24/03/2010)

Geneticista brasileiro nascido na cidade do Rio de Janeiro, que como pioneiro da genética humana do Brasil, teve a curiosidade de saber por que os filhos se parecem com os pais.

Formou-se em História Natural pela Escola de Ciências da Universidade do Distrito Federal (1938) e, em seguida, graduou-se na Faculdade de Medicina da então denominada Universidade do Brasil (1941), hoje UFRJ. No mesmo ano, cursou técnicas de pesquisas biológicas no Instituto Oswaldo Cruz e doutorou-se em História Natural na Faculdade Nacional de Filosofia, no Rio de Janeiro, passando a se dedicar à pesquisa. Com o objetivo de desvendar tal mistério e inspirado pelos trabalhos de Gregor Mendel, ele decidiu seguir a carreira acadêmica, tornando-se um dos mais respeitados cientistas do País.

Autor de diversos trabalhos nos campos da Genética Humana e da Citogenética, é membro da Sociedade Brasileira de Botânica e de Genética e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O reconhecimento de seu trabalho veio com inúmeras premiações, entre elas o Prêmio Kalinga, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco (1982). Recebeu o prêmio José Reis de Divulgação Científica (1980) e tornou-se Professor Emérito do Instituto de Biociências da USP.

Osvaldo Frota-Pessoa, morreu às 7h10 do dia 24/03/2010 no Hospital Albert Einstein em São Paulo. A causa da morte não foi informada.

Fonte: Wikipédia, NetSaber Biografias e Folha OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário