Lady Laura

LAURA MOREIRA BRAGA
(95 anos)
Costureira

* Mimoso do Sul, ES (15/04/1915)
+ Rio de Janeiro, RJ (17/04/2010)

Também conhecida como Lady Laura, foi costureira. Ela era a mãe do cantor Roberto Carlos.


Nascida dia 15 de abril de 1915, em Mimoso, MG, Laura Moreira Braga era a filha caçula de onze irmãos. Ainda pequena, foi entregue por seus pais Ana Luiza (Vovó Don'Ana) e Joaquim Moreira, para ser criada por sua irmã mais velha Jovina.

Dindinha, como Jovina era conhecida, já era casada com o marceneiro Humberto Cristhofori quando recebeu Laura em sua casa. Com a chegada de Ester, filha de Jovina e Humberto, estava formada a família e todos se mudaram para a cidade de Iconha, no Espirito Santo. Lá chegando, ao procurarem uma casa para alugar, foram informados de que havia uma disponível de propriedade de Robertino Braga.

Robertino Braga nasceu em 27 de março de 1896. Na época, ele era um ourives e ganhava a vida viajando de cidade em cidade comprando e vendendo jóias. Possuía uma casa grande e espaçosa em Iconha, ES. Conheceu Humberto e alugou sua casa para a família Cristhofori. Como ele viajava muito, só precisaria mesmo de um quarto para quando passasse por Iconha.

Laura ainda menina era excelente aluna, uma criança dócil e amável. Com dom para costura aprendeu o ofício com Dindinha, que era uma costureira exemplar. Muito bonita e vaidosa, não custou a chamar a atenção de Robertino Braga que a cortejou. Namoraram e se casaram em meados de 1931.

Após o casamento o jovem casal se mudou para Cachoeiro de Itapemirim, ES, por sugestão de Anphilófio, irmão mais velho de Robertino Braga, que os ajudou a construir a casa onde seus quatro filhos nasceriam.

No ano seguinte a família aumentava com o nascimento do primogênito Lauro, em 07/03/1932. Depois mais um menino, Carlos Alberto, em 07/07/1933, seguido mais adiante pela única filha  Norma, nascida em 02/07/1935. Quando Roberto Carlos nasceu, 19/04/1941, o casal já não esperava por filhos, mas teve muito carinho com aquele caçula, que viria a se tornar o maior ídolo de todos os tempos no Brasil.


Laura tocava violão na adolescência. Foi ela que, em 1954, matriculou seu caçula, Roberto Carlos, no Conservatório de Música de Cachoeiro, onde o garoto aprendeu seus primeiros acordes musicais. Ela queria que ele fosse médico, mas ele com apenas 9 anos, já cantava nas rádios capixabas e decidiu ser cantor. Muito católica, Laura Moreira Braga era devota de Nossa Senhora de Fátima e também de São Judas Tadeu.

Em 17 de abril de 2010 Laura morreu aos 96 anos, devido a uma pneumonia, dois dias antes de seu filho Roberto Carlos completar 69 anos de idade. Apesar de ter se tornado conhecida no Brasil em virtude da canção "Lady Laura" e, a despeito do grande sucesso do filho, ela sempre teve uma vida muito discreta.

Fonte: Wikipédia e Blog Roberto Carlos Braga



2 comentários:

  1. A mãe de Roberto Carlos é uma Santa,uma mulher hon
    rada,de um carater impar,humilde,simples.

    ResponderExcluir
  2. Lady Laura é grande mulher,uma santa,uma mulher,honrada,humilde,simples,de carater impar,ela se preocupava com as mães pobres,rezava por todas em geral.Amava os filhos da mesma forma
    ensinava os filhos amar a natureza e o próximo um
    grande exemplo a ser seguido.Todas as vezes que leio alguma entrevista dessa mulher magnífica eu fico encantada.

    ResponderExcluir