Ricardo de Almeida

RICARDO DE ALMEIDA
(34 anos)
Ator e Autor Teatral

* São Paulo, SP (1954)
+ São Paulo, SP (1988)

O ator e autor teatral Ricardo Almeida era filho do autor de novelas Manoel Carlos.

Manteve uma fértil parceria com Miguel Magno na escrita e interpretação.
Iniciou a sua carreira de ator no Teatro Orgânico Aldebarã. Em 1979, escreveu, junto com Miguel Magno, "Quem Tem Medo de Itália Fausta?", espetáculo considerado precursor do Teatro Besteirol.

"Quem Tem Medo de Itália Fausta?" foi o espetáculo que projetou nacionalmente Ricardo de Almeida e Miguel Magno. O texto nasceu de forma despretensiosa, como costuma ocorrer com os grandes sucessos. Ricardo e Magno haviam lido um livro sobre o ator Leopoldo Fróes (1882-1932) e, a partir dessa leitura, ele e Miguel Magno começaram a criar cenas brincando com a figura do "ponto", aquele funcionário cuja função era "soprar" do fosso do palco o texto para os atores.

Assim surgiu a Diva dependente do ponto, esquete que abria a montagem. Aos poucos, outros foram se agregando. "Itália Fausta" ganhou ainda, como "entreato", hilariante crítica ao academicismo na conferência de duas professoras sobre "a importância dos monossílabos e das interjeições átonas do dialeto javanês na literatura dramática da ilha de Java durante os últimos 15 dias do século 12 antes de Cristo".

O espetáculo estreou num pequeno teatro no Bexiga - hoje o "Espaço Ágora" dirigido por Roberto Lage e Celso Frateschi. "Eu vi aquela montagem dezenas de vezes", lembrou mais tarde Eduardo Martini que atuou nessa comédia, primeiro contracenando com Miguel Magno e, numa remontagem, com Marcos Oliveira.

Na década de 1980, Ricardo Almeida foi dirigido por encenadores como Antônio Abujamra, Jorge Takla e Bia Lessa.

Além da carreira teatral, Ricardo Almeida escreveu para a TV. Junto com Alcides Nogueira, foi redator do programa educativo da TV Globo chamado de "Zero a Seis". Ao lado do seu pai, o novelista Manoel Carlos, escreveu a minissérie "O Cometa" para a TV Bandeirantes.

Trabalhos Como Ator

1979 - Quem Tem Medo de Itália Fausta?
1980 - Os Filhos de Dulcina
1983 - Um Orgasmo Adulto Escapa do Zoológico
1984 - O Segredo da Alma de Ouro
1984 - Hamleto
1985 - A Trilogia da Louca
1987 - As Guerras do Alecrim e da Manjerona

Trabalhos Como Autor

1979 - Quem Tem Medo de Itália Fausta?
1981 - Os Filhos de Dulcina
1981 - Pirlim

Morte

Ricardo de Almeida faleceu de complicações decorrentes da AIDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário