Neusinha Brizola

NEUSA MARIA GOULART BRIZOLA
(56 anos)
Cantora e Compositora

* (20/11/1954)
+ Rio de Janeiro (27/04/2011)

Neusa Maria Goulart Brizola, filha caçula do ex-governador Leonel Brizola, ou Neusinha Brizola, ficou conhecida por suas desavenças públicas com o pai nos anos 1980 e 1990.

Extravagante, anunciou que havia criado o Movimento Anarquista Tropicalista Energético, do qual era sacerdotisa. Fez uma festa de casamento no alto do Terminal Rodoviário Menezes Cortes. A cerimônia foi celebrada por Paulo Coelho.

Mudou-se para a Holanda, onde viveu por seis anos. Ao voltar, em 1991, estava viciada em drogas. Foi presa duas vezes por posse de cocaína. Também foi acusada de agredir uma empregada doméstica.

Depois da fase turbulenta, livrou-se do álcool e das drogas e abriu uma produtora cultural com a filha. Passou a ter uma relação mais tranquila com o pai e o acompanhava durante as campanhas políticas.

"Meu pai sempre foi um aglutinador na política e na família. Procurava manter todos debaixo da asa. Nos falávamos praticamente todos os dias", disse, em entrevista à revista IstoÉ Gente, logo depois da morte de Leonel Brizola, em 2004.

Carreira

Fez sucesso na década de 1980 ao lançar hits New Wave, como a música "Mintchura", em parceria com o compositor e guitarrista gaúcho Joe Euthanázia.

Em 1983 fez um ensaio fotográfico para a revista Playboy mesmo contrariando a opinião do seu pai, então governador do estado do Rio de Janeiro. Porém, Leonel Brizola impediu a publicação das fotos. Seu primeiro LP foi lançado neste ano.

Em 1984 participou da trilha sonora do programa musical infantil "Plunct, Plact, Zuuum", da Rede Globo. Para esta emissora, também compôs algumas trilhas sonoras para novelas, como em "Transas e Caretas" (1984) e para o cinema, como no filme "As Sete Vampiras" (1986). Na campanha Diretas Já, lançou a música "Diretcha" em compacto simples.

Morte

Neusinha Brizola morreu no dia 27/04/2011, aos 56 anos, na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com a família, ela sofria de Hepatite C e morreu em decorrência de complicações da doença.

O hospital não foi autorizado a divulgar boletim médico. Neusinha Brizola sentiu-se mal na tarde de domingo, 24/04/2011, e foi internada. Ao longo da semana, o quadro se agravou e ela sofreu uma embolia pulmonar, informou Tania Fayal, uma das fundadoras do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e assessora do Secretário de Trabalho e Renda, Brizola Neto, e do vereador Leonel Brizola, sobrinhos de Neusinha.

Neusinha Brizola deixou dois filhos, Laila (36), Paulo César (28) e quatro netos.

O velório de Neusinha Brizola, ocorreu na capela 2 do Cemitério de São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, às 11:00 hs de quinta-feira, 28/04/2011.

Ela será enterrada na sexta-feira, 29/04/2011, no mausoléu da família, no Cemitério Municipal de São Borja, no Rio Grande do Sul.

"Neusinha, que com todos os desentendimentos que a imprensa sempre explorou, foi sempre objeto de um carinho especial de meus avós, será sepultada ao lado deles, em São Borja", escreveu Brizola Neto, em seu blog. Foi também o ex-deputado federal que divulgou a morte da tia, pela internet.

Antes da sua morte, Neusa Maria Goulart Brizola, a Neusinha (ela se assinava com Z) implorou por uma extrema-unção - ao contrário do que muitos imaginam, ela era muito católica. Uma amiga conseguiu um padre, e o pedido foi atendido. A famosa filha do político Leonel Brizola queria ser enterrada em São Borja, Rio Grande do Sul, ao lado do pai.

Há algum tempo, Neusinha não saía de casa, desde que piorou da hepatite C. Seu último evento social foi no carnaval, quando ela comprou uma frisa na Marquês de Sapucaí.

Um comentário: