Ferreira Netto

JOAQUIM ANTÔNIO FERREIRA NETTO
(64 anos)
Jornalista, Apresentador de TV, Radialista e Comentarista Político

* São Paulo, SP (02/01/1938)
+ São Paulo, SP (04/08/2002)

Ferreira Netto foi um jornalista, apresentador de TV, radialista e comentarista político nascico em São Paulo, SP, no dia 02/01/1938. Trabalhou na Folha da Tarde como colunista, e por inúmeras emissoras de televisão nas décadas de 1970, 1980 e 1990, onde apresentava um programa de debates, semanal ou diário, conforme o caso, que levava o nome "Programa Ferreira Netto".

"Programa Ferreira Netto" foi o primeiro da televisão brasileira a fazer um debate televisivo entre os dois principais candidatos ao governo paulista na eleição de 1982, Franco Montoro (PMDB) e Reynaldo de Barros (PDS), depois da abertura política de 1979, na TV Bandeirantes, onde manteve um programa de entrevistas políticas nos finais de noite.

Ferreira Netto costumava começar a atração conversando por um telefone vermelho com um suposto amigo, chamado de Léo. Usando desse estratagema, criticava e comentava as atualidades da política e da economia.

Ferreira Netto também era um crítico ferrenho do Partido dos Trabalhadores (PT) e do então presidente José Sarney.

Em outubro de 1970 Ferreira Netto invadiu o estudio da TV Excelsior e anúnciou o fim da TV durante um programa humorístico chamado "Adélia e Suas Trapalhadas".

Em 1990 candidatou-se ao Senado Federal pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN) do então presidente Fernando Collor de Melo, tendo perdido para Eduardo Suplicy (PT). No entanto, ficou à frente de nomes de vulto da política nacional, como o ex-governador Franco Montoro (PSDB) e do empresário Guilherme Afif Domingos (PL).

Ferreira Netto mantinha uma coluna com notícias de bastidores da televisão que era veiculada em vários jornais do Brasil, como O Dia, Folha da Tarde de Porto Alegre ou Jornal da Tarde de São Paulo.

Morte

Ferreira Netto faleceu em São Paulo, SP, aos 64 anos, às 21h25 do dia 04/08/2002, vítima de falência múltipla dos órgãos, após cirurgia para drenar um coágulo na cabeça e complicações hepáticas, em conseqüência de uma queda em sua casa.

Um comentário:

  1. Fez sucesso principalmente como Apresentador de programas de Tv, e se tornou conhecido também por sua coluna diaria em alguns importantes jornais do nosso País

    ResponderExcluir