Osmar Navarro

OSMAR DAUMERIE
(81 anos)
Cantor e Compositor

* Rio de Janeiro, RJ (19/11/1930)
+ Rio de Janeiro, RJ (04/01/2012)

O cantor e compositor Osmar Navarro era apaixonado por música desde criança. Osmar Navarro estreou no disco em 1956, no pequeno selo Lord, gravando em dueto com Celita Martins o samba-canção Dó-ré-mi-fá-sol-lá-si (Fernando César e Roland de Oliveira).

Em 1959 gravou pela Polydor interpretando os sambas-canção Imaginemos (Alvarenga e Ranchinho) e Candidato a Triste (Paulo Tito e Ricardo Galeno).

No mesmo ano gravou de sua autoria e Oldemar Magalhães o bolero-mambo Quem é?, que se tornaria seu maior sucesso, sendo regravado no mesmo ano pelo Trio Nagô, Vocalistas Modernos, Roberto Amaral e Hebe Camargo.

Em 1960 gravou de sua autoria a balada Vi e de Célio Ferreira e Oldemar Magalhães o samba Eterno Motivo. No ano seguinte passou a gravar na Chantecler, estreando com os sambas Maestro Coração (Célio Ferreira e Oldemar Magalhães) e Amor de Carnaval, de sua autoria e Alcina Maria.

Em 1962 estreou na Odeon gravando as músicas Quero e Lenita, de sua parceria com Alcina Maria.

Em 1963, gravou na CBS de sua autoria e Alcina Maria, a Balada da Esposa. Como compositor teve ainda gravadas, entre outras, o bolero Quando Estás a Meu Lado, parceria com Oldemar Magalhães, por Jair Alves e a balada Teu Nome, parceria com Ribamar, ambas pela RCA Victor.

Em 1968 o cantor Antônio Marcos defendeu no Festival da Record a composição Poema de Mim, de autoria de ambos.

Osmar Navarro gravou um total de seis LPs e 20 compactos. A música Quem é?, gravada por ele vendeu um total de 1 milhão de cópias.

Amigo que várias figuras importantes que se tornaram seus fãs, Osmar Navarro era figura obrigatória em praticamente todos os programas de rádio. Ao longo de sua carreira foi laureado com vários prêmios e troféus, com destaque para o Microfone de Ouro.

Osmar Navarro é autor de mais de mil músicas. O músico fez uma canção para a novela Estúpido Cupido (Quem é?) e também tem uma música gravada por Chitãozinho e Xororó (A Mais Bonita das Noites).

Osmar Navarro residia na cidade de São Vicente, litoral de São Paulo. Com a saúde bastante debilitada, o grande compositor e cantor há algum tempo fazia Hemodiálise três vezes por semana.

Na madrugada dia 4 de janeiro de 2012, o autor do clássico Quem é? e de tantas outras canções que marcaram nossas vidas, nos deixou, aos 81 anos de idade.

O velório aconteceu na Santa Casa de Santos e o enterro às 16 horas no cemitério de São Vicente.


8 comentários:

  1. TIVE A HONRA DE CONHECER ESTE CANTOR E COMPOSITOR,QUE FOI DE UMA SIMPLICIDADE INIGUALÁVEL.FOI UMA PESSOA MARAVILHOSA,QUE DEIXOU MUITAS SAUDADES.HOJE COM SEU FILHO CAÇULA,AQUI,RELEMBRANDO SEUS MAIORES SUCESSOS E,TB.COM MUITOS,GUARDADOS A SETE CHAVES, QUE SERIA IMPOSSÍVEL IMAGINAR TANTO MATERIAL ASSIM,ME SINTO MARAVILHADA,E COM MUITAS SAUDADES.

    ResponderExcluir
  2. Grande Cantor Compositor e Produtor neste 19/11 - estaria completando 93 anos muitas saudades seu Quem e? e inesquecivel embala nossos corações ha 54 anos. Como tambem A Namorada que Sonhei feita na Jovem Guarda para Nilton Cesar.

    ResponderExcluir
  3. Camilo. Cola. Ingrato. Da. Itapemirim.

    ResponderExcluir
  4. Trabalhei pra ele como babá do filho caçula dele Donovan Eduardo,em sp! não sabia do falecimento dele! lamento muito!adorava ver os cantores na casa dele e as músicas principalmente"Quem é"!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Só agora que fiquei sabendo que ele é o compositor da música A Namorada Que Sonhei.

    ResponderExcluir