General Zerbini

EURYALE DE JESUS ZERBINI
(74 anos)
Militar

* (1908)
+ (1982)

Foi um general-de-brigada do Exército, irmão do médico Euryclides de Jesus Zerbini. Foi casado com Therezinha Zerbini, uma das líderes do movimento pela anistia. Foi comandante em Caçapava, Quitaúna, e da Divisionária de Lorena.

No Golpe Militar de 1964, o general Zerbini, assumiu uma posição legalista. Enveredou pelo Vale do Paraíba rumo ao Rio de Janeiro. Pretendia confrontar as tropas favoráveis ao golpe dos generais Olympio Mourão Filho e Carlos Luiz Guedes, que tinham partido de Minas Gerais também em direção ao Rio de Janeiro. Porém, na medida em que Zerbini foi caminhando, a adesão ao golpe por parte dos generais foi se multiplicando, de modo que Zerbini se encontrou isolado no meio do Vale do Paraíba e como resultado teve de entregar-se, não tinha mais como resistir. Foi preso e logo reformado.

A estrada SP-66 antiga Rio-São Paulo recebe em um dos seus trechos, o nome de Rodovia General Euryale de Jesus Zerbini. Guaratinguetá, sua terra natal, também lembrou o militar dando o seu nome a uma das ruas da cidade. Os municípios de São Paulo e Jacareí também homenagearam o general Zerbini.

Fonte:  Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário