ZUMBI
(40 anos)
Último Líder do Quilombo dos Palmares
* União dos Palmares, AL (1655)
* Viçosa, AL (20/11/1695)
Zumbi dos Palmares é um conhecido líder quilombola, para muitos o símbolo da resistência negra contra a escravidão. Foi o último chefe do Quilombo dos Palmares, localizado na parte superior do rio São Francisco, na Serra da Barriga, antiga capitania de Pernambuco. Sua história começa em 1655 com seu nascimento em Alagoas, em um dos mocambos de Palmares. Zumbi, ou Zambi, vem do termo "nzumbe", do idioma africano quimbundo, e significa, fantasma, espectro, alma de pessoa falecida.
Não se conhece a data exata de seu nascimento. Com poucos dias de vida Zumbi foi capturado na região de Palmares pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e dado de presente ao padre Antônio Melo, em Porto Calvo. Batizado na igreja católica como Francisco, ele ajudava nas missas além de estudar português e latim.
Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao
Quilombo dos Palmares. Com apenas vinte anos, em 1675, já era um respeitável estrategista militar e guerreiro, atuando na luta contra os soldados do Sargento-mor Manuel Lopes.
1673 é a data do primeiro registro histórico referente a Zumbi. Seu nome aparece em relatos portugueses sobre uma expedição que foi derrotada pelos quilombolas.
O
Quilombo dos Palmares, era uma comunidade auto-sustentável, um reino, ou república na visão de alguns, formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.
Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco, Pedro de Almeida, cansado do longo conflito com o Quilombo dos Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. A proposta do governador consistia em dar liberdade para os negros do Quilombo dos Palmares perante a submissão à Coroa Portuguesa.
Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco, Pedro de Almeida, cansado do longo conflito com o Quilombo dos Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. A proposta do governador consistia em dar liberdade para os negros do Quilombo dos Palmares perante a submissão à Coroa Portuguesa.
Ganga Zumba
aceitou, mas Zumbi foi contra essa decisão alegando que não se podia dar a liberdade somente ao povo de Palmares havendo ainda milhares de outros negros sendo escravizados.
Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do
Quilombo dos Palmares.
Busto de Zumbi dos Palmares (Avenida Presidente Vargas, Rio de Janeiro) |
Morte
Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por Antônio Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto, talvez a Serra Dois Irmãos. Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Caetano de Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.
Em 14 de março de 1696 o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao Rei:
Em 14 de março de 1696 o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao Rei:
"Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares."
Estátua de Zumbi dos Palmares inaugurada em 30/05/2008 na praça da Sé, Salvador, BA |
Polêmicas
Alguns autores levantam a possibilidade de que Zumbi não tenha sido o verdadeiro herói do
Quilombo dos Palmares
e sim
Ganga Zumba:
"Os escravos que se recusavam a fugir das fazendas e ir para os quilombos eram capturados e convertidos em cativos dos quilombos. A luta de Palmares não era contra a iniquidade desumanizadora da escravidão. Era apenas recusa da escravidão própria, mas não da escravidão alheia.[...]"
De acordo com José Murilo de Carvalho, em "Cidadania no Brasil", página 48:
De acordo com José Murilo de Carvalho, em "Cidadania no Brasil", página 48:
"Os quilombos mantinham relações com a sociedade que os cercavam, e esta sociedade era escravista. No próprio quilombo dos Palmares haviam escravos. Não existiam linhas geográficas separando a escravidão da liberdade."
Segundo alguns estudiosos Ganga Zumba teria sido assassinado, e os negros de Palmares elevaram Zumbi a categoria de chefe:
"Depois de feitas as pazes em 1678, os negros mataram o rei Ganga-Zumba, envenenando-o, e Zumbi assumiu o governo e o comando-em-chefe do Quilombo."
Seu governo também teria sido caracterizado pelo despotismo:
"Se algum escravo fugia dos Palmares, eram enviados negros no seu encalço e, se capturado, era executado pela 'severa justiça' do quilombo."
Segundo alguns estudiosos Ganga Zumba teria sido assassinado, e os negros de Palmares elevaram Zumbi a categoria de chefe:
"Depois de feitas as pazes em 1678, os negros mataram o rei Ganga-Zumba, envenenando-o, e Zumbi assumiu o governo e o comando-em-chefe do Quilombo."
Seu governo também teria sido caracterizado pelo despotismo:
"Se algum escravo fugia dos Palmares, eram enviados negros no seu encalço e, se capturado, era executado pela 'severa justiça' do quilombo."
Escravidão no Quilombo dos Palmares
Apesar de Representar uma resistência à escravidão, muitos quilombos contavam com a escravidão internamente. Esta prática levou vários teóricos a interpretarem a prática dos quilombos como um conservadorismo africano, mantendo as diversas classes sociais existentes na África, incluindo reis, generais e escravos.
Contudo, a escravidão nos quilombos em nada se assemelhava à escravidão dos brancos sobre os negros, sendo os escravos considerados como membros das casas dos senhores, aos quais deviam obediência e respeito. Semelhante à escravidão entre brancos, comum na Europa na Alta Idade Média.
Contudo, a escravidão nos quilombos em nada se assemelhava à escravidão dos brancos sobre os negros, sendo os escravos considerados como membros das casas dos senhores, aos quais deviam obediência e respeito. Semelhante à escravidão entre brancos, comum na Europa na Alta Idade Média.
Selo comemorativo Zumbi dos Palmares (1655-1695) |
Tributos
Em 1995, a data de sua morte foi adotada como o Dia da Consciência Negra. O dia tem um significado especial para os negros brasileiros que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade e como um símbolo de liberdade. Hilda Dias dos Santos incentivou a criação do Memorial Zumbi dos Palmares.
Várias referências nas artes fazem tributo a seu nome:
Várias referências nas artes fazem tributo a seu nome:
- Música composta por Edu Lobo e Vinicius de Moraes e popularizada por Elis Regina.
- Mencionado em diversas letras da banda Soulfly.
- Mencionado na música "Ratamahatta", da banda Sepultura.
- Mencionado na música "Apesar de Cigano", composta por Altay Veloso e Aladim Teixeira, e interpretada por Jorge Vercillo no álbum "Leve".
- Seu nome é dado a um lutador no jogo feito em Adobe Flash: Capoeira Fighter 2.
- Quilombo, 1985, filme de Carlos Diegues sobre o Quilombo dos Palmares.
- Gilberto Gil lançou um CD chamado "Z300 Anos de Zumbi".
- A banda de nome Chico Science & Nação Zumbi, atualmente é chamada somente de Nação Zumbi, após a morte do vocalista Chico Science.
- Música de Jorge Ben Jor também cantada por Caetano Veloso nos CDs "Noites do Norte" e "Noites do Norte Ao Vivo".
- Música "300 Anos" gravada por Alcione em 2007, composta por Altay Veloso e Paulo César Feital.
- Nome do aeroporto de Maceió, Alagoas: Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
- Musica "Palmares 1999" feita por Natiruts.
- Musica da banda Vibrações"1655-Zumbi".
Cronologia
- Mais ou menos em 1600: negros fugidos do trabalho escravo dos engenhos de açúcar, onde hoje são os estados de Pernambuco e Alagoas no Brasil, fundam na Serra da Barriga o Quilombo dos Palmares. A população de Palmares em pouco tempo já contava com mais de 3 mil habitantes. As principais funções dos quilombos eram a subsistência e a proteção dos seus habitantes, e eram constantemente atacados por exércitos e milícias.
- 1630: Começam as invasões holandesas no nordeste brasileiro, o que desorganiza a produção açucareira e facilita as fugas dos escravos. Em 1644, houve uma grande tentativa holandesa de aniquilar com o Quilombo dos Palmares que, como nas investidas portuguesas anteriores, foi repelida pelas defesas dos quilombolas.
- 1654: Os holandeses deixam o nordeste brasileiro.
- 1655: Nasce Zumbi, num dos mocambos de Palmares.
- Por volta de 1662 (data não confirmada): Criança ainda, Zumbi é aprisionado por soldados portugueses e levado a Porto Calvo, onde é "dado" ao padre jesuíta Antônio Melo. Este o batizou com o nome de Francisco. Zumbi passou a ajudar nas missas e estudar português e latim.
- 1670: Zumbi aos quinze anos de idade foge e regressa a Palmares. Neste mesmo ano de 1670, Ganga Zumba, filho da Princesa Aqualtune, tio de Zumbi, assume a chefia do quilombo, então com mais de trinta mil habitantes.
- 1675: Na luta contra os soldados portugueses comandados pelo Sargento-mor Manuel Lopes, Zumbi revela-se grande guerreiro e organizador militar. Neste ano, a tropa portuguesa comandada por Manuel Lopes, depois de uma batalha sangrenta, ocupam um mocambo com mais de mil choupanas. Depois de uma retirada de cinco meses, os negros contra-atacam, entre eles Zumbi com apenas vinte anos de idade, e após um combate feroz, Manuel Lopes é obrigado a se retirar para Recife. Palmares se estendia então da margem esquerda do São Francisco até o Cabo de Santo Agostinho e tinha mais de duzentos quilômetros de extensão, era uma república com uma rede de onze mocambos, que se assemelhavam as cidades muradas medievais da Europa, mas no lugar das pedras haviam paliçadas de madeira. O principal mocambo, o que foi fundado pelo primeiro grupo de escravos foragidos, ficava na Serra da Barriga e levava o nome de Cerca do Macaco. Duas ruas espaçosas com umas 1500 choupanas e uns oito mil habitantes. Amaro, outro mocambo, tem 5 mil. E há outros, como Sucupira, Tabocas, Zumbi, Osenga, Acotirene, Danbrapanga, Sabalangá, Andalaquituche.
- 1678: A Pedro de Almeida, governador da capitania de Pernambuco, mais interessava a submissão do que a destruição de Palmares, após inúmeros ataques com a destruição e incêndios de mocambos, eles eram reconstruídos, e passou a ser economicamente desinteressante, os habitantes dos mocambos faziam esteiras, vassouras, chapéus, cestos e leques com a palha das palmeiras. E extraiam óleo da noz de palma, as vestimentas eram feitas das cascas de algumas árvores, produziam manteiga de coco, plantavam milho, mandioca, legumes, feijão e cana e comercializavam seus produtos com pequenas povoações vizinhas, de brancos e mestiços. Sendo assim o governador propôs ao chefe Ganga Zumba a paz e a alforria para todos os quilombolas de Palmares. Ganga Zumba aceitou, mas Zumbi foi contra, não admite que uns negros sejam libertos e outros continuem escravos. Além do mais eles tinham suas próprias leis e crenças e teriam que abrir mão de sua cultura.
- 1680: Zumbi assume o lugar de Ganga Zumba em Palmares e comanda a resistência contra as tropas portuguesas. Ganga Zumba morre envenenado.
- 1694: Domingos Jorge Velho e Bernardo Vieira de Melo comandam o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares e onde Zumbi nasceu, cercada com três paliçadas cada uma defendida por mais de 200 homens armados. Após 94 anos de resistência, sucumbiu ao exército português, e embora ferido, Zumbi conseguiu fugir.
- 20 de novembro de 1695: Zumbi, então aos 40 anos, foi traído e denunciado pelo antigo companheiro Antônio Soares. Ele é localizado pelo capitão Furtado de Mendonça, preso, tem a cabeça cortada, salgada e levada, com o pênis dentro da boca, ao governador Caetano de Melo e Castro . Ainda no mesmo ano, Dom Pedro II premia com 50 mil réis o capitão Furtado de Mendonça por "haver morto e cortado a cabeça do negro dos Palmares do Zumbi".
Fonte:
História Brasileira,
Educação UOL e
Wikipédia
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