Manoel Jacintho

MANOEL JACINTHO COELHO
(87 anos)
Fundador da Cultura Racional

* Rio de Janeiro, RJ (30/12/1903)
+ Rio de Janeiro, RJ (13/01/1991)

Manoel Jacintho Coelho foi o fundador da Cultura Racional. Filho de músicos, o pai, Manoel, era maestro e a mãe, Rosa Maria, professora de piano. Ao completar treze anos, Manoel Jacintho já era violonista. O violão de sete cordas tornou-se uma de suas especialidades.

Aos dezoito anos entrou para o Exército Brasileiro. Ingressou na 1ª Companhia de Metralhadoras Pesadas, no Quartel de Deodoro, no Rio de Janeiro. Trabalhou muitos anos no Ministério das Relações Exteriores, Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

Em 4 de outubro de 1935 iniciou a elaboração da Enciclopédia de Cultura Racional composta de 1.000 livros, intitulada "Universo Em Desencanto", e a concluiu em 5 de dezembro de 1990. Os livros foram divididos em cinco partes:

  • 1°- Obra, composta de 21 volumes
  • 2°- Réplica, composta de 21 volumes
  • 3°- Tréplica, composta de 21 volumes
  • 4°- Histórico, composta de 934 volumes
  • 5º - Amarelões, composta de 3 volumes editados entre 1935 e 1938

Recebeu ao longo de sua vida várias condecorações nacionais e internacionais, dentre elas a Medalha de Honra da Inconfidência, que a Presidência da República confere a um civil, o título de Comendador pela Ordem Internacional dos Jornalistas, e a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Foi biografado pelo jornalista Jorge Elias, na obra intitulada "Cavaleiro da Concórdia - O Homem do Outro Mundo".

Fonte: Wikipédia

6 comentários:

  1. Uma RETIFICAÇÃO sobre a correta sequencia na informção dessa Grandiosa OBRA CULTURAL do GRÃO MESTRE da CULTURA RACIONAL MANOEL JACINTHO COELHO pois a informação em relação a sua OBRA LITERARIA houve uma disinformação quanto a sequencia correta dos Livros Ditados pelo MESTRE MANOEL J.C:
    4 de Outubro de 1935 que iciou-se a CULTURA RACIONAL aonde foram Ditado 4 Livros denominado OBRAS PRIMASD FRANCISCO DE ASSIS"UNIVERSO EM DESENCANTO" sendo que OS PRIMEIROS QUATRO LIVROS INTITULADOS "UNIVERSO EM DESENCANTO, FICARAM CONHECIDOS pelo subtítulo: OBRAS PRIMAS(DO LATIM e ITALIANO, QUE TRADUZINDO QUER DIZER OBRAS PRIMEIRAS OU PRIMEIRAS OBRAS DA CULTURA RACIONAL).
    OS 4 PRIMEIROS UNIVERSO EM DESENCANTO CONTÉM:
    1º VOLUME: 321 PÁGINAS.
    2º VOLUME: 288 PÁGINAS.
    3º VOLUME: 417 PÁGINAS.
    4º VOLUME: 300 PÁGINAS.
    -------------E a conclusão ndesse Prmeiro 4 Livro da CULTURA RACIONAL foi 1938 aonde os quatro livro tivetam um TOTAL....1.326 PÁGINAS.
    Na Decada de 60 foram ditados os 3 Livros AMARELÕES (2 AMARELÕES E 1 AMARELINHO, TOTALIZANDO OS 7 LIVROS INICIAIS QUE DEPOIS NA DECADA DE 70 FORAM DESDOBRADOS EM 1.006 LIVROS; QUE TOTALIZARAM O TOTAL DE 1.013 LIVROS TODOS DENOMINADOS "UNIVERSO EM DESENCANTO A BASE DO CONHECIMENTO DE IMUNIZAÇÃO RACIONAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 4 livros das "Obras Primas Francsico de Assis" não foram feitas depois de 1935 e sim entre 1928 e 1935 quando Manoel Jacintho Coelho era presidente de um cetro espírita chamado Tenda Espírita Francisco de Assis no Méier, Rio de Janeiro.
      Em 04/10/1935 Manoel recebeu a ordem de fechar o centro, pois começaria a era do fogo e o RACIONAL SUPERIOR disse que quem estivesse com ele, seria salvo!
      Iniciou aí a feitura dos livros Universo em Desencanto ditadas peloa RACIONAL SUPERIOR e cujos primeiros volumes foram os tres amarelões de 1935 a 1938.
      Em final de 1969 iniciou então a ditar os outros 997 volumes da obra de Cultura Racional, totalizando 1000 livros. No 934 do histórico, MJC afirma que é o último dos mil livros.

      Excluir
  2. Estou querendo o Direito de poder RETIFICAR uama informação não condizente com a VERDADE sobre a Obra Literaria do GRAND EMESTRE MANOEL JACINTHO COELHO que na realidade não foram os AMARELÕES os primeiros Livros dessa Grandiosa Cultura Universal a CULTURA RACIONAL e sim ela começou no dia 4 de Outubro com OS PRIMEIROS QUATRO LIVROS INTITULADOS "UNIVERSO EM DESENCANTO, FICARAM CONHECIDOS pelo subtítulo: OBRAS PRIMAS(DO ALATIM e ITALIANO, QUE TRADUZINDO QUER DIZER OBRAS PRIMEIRAS OU PRIMEIRAS OBRAS DA CULTURA RACIAONAL cujo sua Base é UNIVERSO EM DESENCANTO ditado pelo RACIONAL SUPERIOR).E que esses Quatros primeiros Livros foaram concluidos em 1938
    OS 4 PRIMEIROS UNIVERSO EM DESENCANTO CONTÉM:
    1º VOLUME: 321 PÁGINAS.
    2º VOLUME: 288 PÁGINAS.
    3º VOLUME: 417 PÁGINAS.
    4º VOLUME: 300 PÁGINAS.
    -------------
    TOTAL....1.326 PÁGINAS. Já os 3 Amarelões foram Ditados na Decada de 1960 e na Decada de 70 a Obra Basica, Replica, Treplica e Historicos que foram concluidos na decada de 80 com bem é reportado.
    Grato pela compreenaação e feito a RETIFICAÇÃO.

    ResponderExcluir

  3. A Fonte de água pura e limpa Racional são os 1.013 Livros UNIVERSO EM DESENCANTO onde todos os mistérios são revelados inclusive e principalmente sobre Jesus Cristo. O curso de pós-graduação são os “4 Primeiros Volumes do RACIONAL SUPERIOR”, onde o estudante vai ter certeza se já está Raciocinando ou continua pensando e imaginando que já entendeu tudo. Livros estes de título “UNIVERSO EM DESENCANTO” e cujo subtítulo é Obras Primas (Primeiras) de Francisco de Assis, que foi como o RACIONAL SUPERIOR SE APRESENTOU ( Livro nº487 do histórico, UNIVERSO EM DESENCANTO págs. 7 e 8. Livro Original: " E ASSIM ACONTECEU, E DAÍ, INICIOU-SE O PRIMEIRO LIVRO. QUE A TENDA CHAMAVA-SE “FRANCISCO DE ASSIS”, PARA QUE O “RACIONAL SUPERIOR” CHEGASSE DE MANSINHO PARA SER ACEITO. PORQUE NÃO CONHECIAM. AS MENSAGENS ERAM COMO SE FOSSE “FRANCISCO DE ASSIS” QUE FALASSE. PARA NÃO ESPANTAR OS QUE NÃO CONHECIAM A CULTURA DA DIVINA PROVIDÊNCIA. E Livro nº 432º do histórico, pág. 15 Livro Original.: “QUEM ÉS TU QUE A ILUSÃO É TANTA, INCAPAZ DE DEFINIR O TEU EU. SABEIS VÓS QUE SOIS UNS CORPOS IMPRUDENTES NO ABISMO DE DIA PARA DIA, POR AMBICIONAR TUDO QUANTO É DE MATERIAL, POR OBSCURIDADE DO ESPÍRITO. ENTÃO NÃO SABEIS QUE OS VOSSOS DIAS ESTÃO CONTADOS E NÃO MUDAS DE PENSAR? ORA, ÉS UM CRIMINOSO SEM PERDÃO, POR SER UM ESPÍRITO DE TRANSMONTANHAS REENCARNAÇÕES.” – ESTA FOI A PRIMEIRA MENSAGEM DO VERDADEIRO DEUS, QUE É UM RACIOCÍNIO SUPERIOR A TODOS OS RACIOCÍNIOS, QUE É O RACIONAL SUPERIOR. (432º histórico, UNIVERSO EM DESENACANTO - pág. 15 :Livro Original) PORQUE ATÉ 1.938 O CONHECIMENTO JÁ BEM ADIANTADO POIS FOI CONCLUIDO OS 4 PRIMEIROS LIVROS DE VUTURA RACIONAL DENOMINADO DE OBRAS PRIMAS FRANCISCO DE ASSIS "UNIVERSO EM DESENCANTO.*
    Se tivessem conhecimento da entrada da Fase Racional em l.935, hoje todos estariam com o raciocínio desenvolvido e o progresso seria Racional. E por o Conhecimento do desenvolvimento do raciocínio aí já permanecer, é que poderiam hoje estarem com o raciocínio já bem desenvolvido. "PORQUE ATÉ 1.938, JÁ O CONHECIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO JÁ ESTAVA BEM ADIANTADO. (184º Historico UNIVERSO EM DESENCANTO - livro Original.)" OS PRIMEIROS QUATRO LIVROS INTITULADOS "UNIVERSO EM DESENCANTO, FICARAM CONHECIDOS pelo subtítulo: OBRAS PRIMAS(DO LATIM e ITALIANO, QUE TRADUZINDO QUER DIZER OBRAS PRIMEIRAS OU PRIMEIRAS OBRAS). OS 4 PRIMEIROS UNIVERSO EM DESENCANTO CONTÉM: 1º VOLUME: 321 PÁGINAS. 2º VOLUME: 288 PÁGINAS. 3º VOLUME: 417 PÁGINAS. 4º VOLUME: 300 PÁGINAS.


    --------------------------------------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  4. A Guisa de esclarecimento mais uma vez para o anonimo rap que anão entendeu ainda direito a CULTURA RACIONAL cuja sua primeira mensagem foi 4 de Outubro de 1935 pelo MESTRE M.J.C e que eesa mensagem somente encontra ela completa no 1ºLivro de CULTURA RACIONAL com o subtitulo "OABRAS PRIMAS FRANCISCO DE ASSIS "UNIVERSO EM DESENCANTO" que subscrevo uama parte a seguir e digao as paginas do Livro que o mesmo poderaá constatar a VERACIDADE do que Eu Calaudio Sampaio digo.........
    QUEM ÉS TU

    ResponderExcluir
  5. Que a Ilusão é tanta,incapaz de definir o teu eu.
    Sabeis vós que sois uns corpos inprudentes no abysmo de dia para dia ambicionando tudo quando é de material, por grande obscuridade do espirito.
    Quem conhece o seu eu basta o nome para repugnar-se. Então,para que lutas toda a vida ? Debalde serão todos os sacrificios nestas condições. Enquanto arder a chaga das trevas, o Raciocínio encontra dificuldade para libertar-se durante este livre-arbítrio que dá expansão a todoas as vontades pela facilidade que DEUS vos dá, perdura a confusão,extraviae-vos do direito e adquirir todos os defeitos trucidantes,capaz por vossas mãos próprias sucumbirem antes do dia.
    Já é tempo de relembrar-vos que vossos dias são contados. E não mudas de pensar ? Ora, és um criminoso sem perdão, abre os olhos filho, enquanto é tempo, senão as amarguras será a tua companheira por longos tempos perdidos, que poderias aproveitar, acordaste muito tarde, não chegando assim no teu lugar.
    Os contrastes da vida melancholicos e dolorosos supprimidos pela rudez,encontrando um doce abrigo perseguido de volupias negras, não podendo assim saciar o precioso liquido - o que agora choras e vagas como moribundo pelas mãos infidelicas da rude comphrenção; - a maldição se apoderou e debalde fostes ao chão.
    Voltae os ouvidos ao que vos digo, olhos n'este abrigo, para que se livrem de todos os eixos de desvios, para caiases n'este caminho de rosas e não de espinhos.
    Accordae para vossa Salvação, para que sejaes abnegados e tenhaes a Benção, e é triste aquelle que não a possue.
    Um espirito de julgo errante de transmintanas encarnações de sofrimentos para aprender o julgo da vida anterir, - sublematicos authenticos na divulgação eclesíastica da vida sulphurica, imprudentes colaboriosas nos gozos chocantes, a que mortífera pungente, ardente da tribulação clamora das vaidades peregrinas, seccando todas as doutrinas fecundas, vãs, imediocranisadas pelos afans, que a ignorancia cobre, a indulgência acode, encerrando-as longas, que turbilhões de phantomas acolhem por desterrados agnonimos, trucidantes do Texto de DEUS.
    "Esta, é a primeira lição de, FRANCISCO DE ASSIS o PATRONO DA CULTURA RACIONAL" Extraido do Primeiro Livro UNIVERSO EM DESENCANTO Intitulado OBRAS PRIMAS FRANCISCO DE ASSIS "UNIVERSO EM DESENCANTO" Pag.05,06 e 07 Ditado em 4 de Outubro de 1935

    ResponderExcluir