Adélia Iório

ADÉLIA IÓRIO
(87 anos)
Apresentadora e Atriz

* São Paulo, SP (08/02/1924)
+ São Paulo, SP (15/06/2011)

Adélia Iório nasceu em São Paulo, em 8 de fevereiro de 1924. Ela era apresentadora do programa "Adélia e Suas Trapalhadas", a partir da metade da década de 60 na TV Excelsior de São Paulo. Nessa emissora também trabalhava o seu esposo, o ator Átila Iório. O casal tinha um filho.

Adélia Iório começou a carreira no cinema em 1945. O primeiro filme em que participou foi "No Trampolim da Vida"

Adélia Iório estrelou nos filmes "Os Três Cangaceiros" (1959); "Só Naquela Base" e "Os Dois Ladrões"  (1960); "Um Candango na Belacap" e "O Dono da Bola" (1961); "Bom Mesmo é Carnaval" (1962); "Sonhando Com Milhões" (1963); "Engraçadinha Depois dos Trinta" (1966); "No Paraíso das Solteironas" e "Deu a Louca no Cangaço" (1969); "Nua e Atrevida", "Jeca e o Bode" e "Os Desempregados" (1972); "Uma Tarde Outra Tarde" (1974) e "Pedro Bó, o Caçador de Cangaceiros" (1976).

Na televisão, Adélia Iório foi apresentadora e atriz. Apresentou programas e também fez várias novelas. Na TV Globo, Adélia Iório fez parte do elenco da novela "Locomotivas", em 1977.

Uma curiosidade, embora seja triste, ocorreu no programa de Adélia Iório num certo dia de 1970. Ferreira Netto, que era na época o diretor da emissora, entrou intempestivamente no estúdio e falou no ar que a emissora havia sido cassada pelo governo e portanto ia deixar de existir. Foi retirado o "cristal" e a emissora saiu do ar. Todos choraram, pois foi realmente um momento muito triste.

Adélia Iório faleceu em 10 de dezembro de 2002.

Fonte: Museu da Fama e Adriano Reis

4 comentários:

  1. Acho que há um erro na data de sua morte pois, é a mesma data em que faleceu seu marido Átila Iório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta informação eu já havia constatado mas resolvi deixar pois em todas as biografias encontradas tanto no Brasil quanto no exterior, a data de falecimento dela é a mesma do esposo.

      Se houver algum erro, a data errada é justamente a de Adélia Iório pois a do seu esposo Átila Iório está correta.

      Excluir
  2. Oi, Ela é minha bisavó ela veio a falecer no dia 15 de Junho de 2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Adriano Reis, estava em busca desta informação pois em vários locais em que pesquisei notei que a data estava equivocada pois constava igual a de Átila Iório. Abraços

      Excluir