Mauro Celso

MAURO CELSO
(38 anos)
Cantor e Compositor

☼ São José do Rio Pardo, SP (10/11/1951)
┼ Iguape, SP (15/04/1989)

Mauro Celso foi um conhecido cantor brasileiro, um marco importante da história da Música Popular Brasileira, com músicas como "Farofa-fá" (1975, num festival da canção) e "Bilu-Tetéia", nessa época residia em Osasco, na grande São Paulo.

Mauro Celso nasceu em 1951 na cidade de São José do Rio Pardo, em São Paulo. O cantor ficou famoso em 1975 após participar da segunda eliminatória do Festival Abertura, da TV Globo.

Enquanto cantava "Farofa-fá", o público do festival delirava com o ritmo alegre e cantavam simultaneamente a música despretensiosa de Mauro Celso. Os jurados não gostaram da letra de Mauro Celso, preferiram Carlinhos Vergueiro, com "Como Um Ladrão" e a música "Muito Tudo", de Walter Franco. O público que naquela noite de janeiro de 1975, lotou o Teatro Municipal de São Paulo, não sentiu nas músicas dos outros participantes, a mesma empolgação clara e vibrante de "Farofa-fá".

Mauro Celso foi lançado pela RCA Victor no mercado fonográfico cantando duas músicas de sua autoria em compacto simples. De um lado do disco a comestível "Farofa-fá", acompanhada por "Coceira" do Lado B, ambas com arranjos do maestro Daniel Salinas. Com a música "Farofa-fá", o cantor conquistou posição privilegiada dentre as dez músicas mais tocadas do Brasil, público de todas as idades e principalmente o público infantil. Ganhou as paradas do rádio e tornou-se famoso nacionalmente da noite para o dia, com uma letra que ele mesmo considerava simples e portanto popular. 

A gravadora RCA Victor, que já havia engordado com tanta farofa, lançou no mesmo ano, o LP de Mauro Celso. A nova música faria tanto sucesso quanto a primeira. As poucas pessoas que não gostaram de "Farofa-fá", se renderam ao sucesso contagiante de "Bilu-Tetéia", dançando alegremente nos bailes de carnaval.

"Bilu-Tetéia" foi lançada no segundo compacto (duplo) de Mauro Celso, contendo além de "Bilu-Tetéia", "Coisa Com Coisa" (Mauro Celso e João Barata), "Fumaçá" e "Coceira", que tentava pela segunda vez entrar no gosto do povo, mas foi rejeitada por se parecer tanto com a original "Farofa-fá".

O LP "Mauro Celso Para Crianças Até 80 Anos", veio envolto em alegria com 12 letras criativas e músicas contagiantes. Com direção artística de Osmar Zan e regências de Daniel Salinas, o LP trouxe ainda outros compositores além de Mauro Celso, que assinou a maioria. Gabino Correa, pai da cantora Júlia Graciela, assinou "Mikitila" e o compositor Joca de Castro participou como autor da música "Olhar de Jacaré". O disco foi bem sucedido em vendagens e execução. Além de "Bilu-Tetéia", a música "Coró-Cocó", narrando a história do galo carijó, caiu no gosto da criançada e conquistou as rádios do país. Pelo sucesso que fazia com suas músicas, recebia convites de todos os estados do Brasil para fazer apresentações

Morte

O autor de músicas alegres e que conquistou todos os públicos, em especial o público infantil da década de 70, morreu em 15/04/1989 amassado dentro dos destroços do carro que lhe conduzia ao encontro da mulher e do filho René.

Mauro Celso estava em São Paulo fazendo shows e trabalhando muito, quando interrompeu as atividades para matar a saudade da família que morava em Iguape, cidade do litoral paulista. Na companhia de um amigo, ele dirigia seu carro quando perdeu a direção na velha rodovia de Iguape. O carro de Mauro Celso capotou diversas vezes e ele teve morte instantânea. Assim, aos 38 anos de idade, morria o cantor e autor de hits como "Farofa-fá" e "Bilu-tetéia", músicas que ganharam as paradas do sucesso e estão cristalizadas na memória do povo brasileiro.

Na semana em que morreu, os amigos foram unânimes em afirmarem o caráter integro do cantor e sua fidelidade às amizades e à família. A música lhe proporcionou fama e dinheiro, mas não alterou a personalidade do artista alegre que sempre foi.

Indicação: Simone Cristina

9 comentários:

  1. Esse Mauro Celso era uma figura...!Ah, no primeiro vídeo tem até o Dudu França fazendo os "backing vocals"??kkkk!Beijos
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que chato pesquisar a vida de um cantor e descobrir isto.

    ResponderExcluir
  3. ESSA BIOGRAFIA DA MORTE DE MAURO CELSO ESTÁ TODA ERRADA, PRIMEIRO QUE ELE NÃO MORREU AMASSADO COISA ALGUMA, ELE SE AFOGOU QUANDO O CARRO CAIU NO MAR,E OUTRA, ELE FOI SEPULTADO NUM CEMITERIO COMUM EM OSASCO, EU ESTIVE PRESENTE NO VELORIO E ENTERRO, ELE ESTAVA INTEIRO NO CAIXÃO, INCHADO DEVIDO TER FICADO NO MAR, MAS O CORPO ESTAVA INTEIRO,TEM MUITA COISA ERRADA NA HISTORIA AÍ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tieri Boa tarde realmente meu pai morreu afogado fio um enterro sempres no cemitério de Osasco 21976330435 Alex obrigado pelo carinho.

      Excluir
  4. Principalmente quero agradecer todos pelo carinho que tem com meu pai obrigado a todos que curtiram as músicas dele obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meus sentimentos, seu pai era maravilhoso, cresci ouvindo suas músicas

      Excluir
  5. Eu fui ao um show baile em Valinhos SP um baile revelion e ele era o cantor da banda disfarçado e ninguém sabia primeira vez que ouvi a música da banda Nazareth love hurt e ele cantou

    ResponderExcluir
  6. Ouvia Bilu Tetéia na voz de Sérgio Malandro.

    ResponderExcluir