Gabriela Leite

GABRIELA SILVA LEITE
(62 anos)
Socióloga e Prostituta

* São Paulo, SP (22/04/1951)
+ Rio de Janeiro, RJ (10/10/2013)

Gabriela Silva Leite foi socióloga e prostituta brasileira. Foi prostituta da Boca do Lixo, em São Paulo, Zona Boêmia, em Belo Horizonte e da Vila Mimosa, no Rio de Janeiro. Estudou ciências sociais na Universidade de São Paulo mas não chegou a concluir, começou a cursar em 1969.

Fundou, 1992, a ONG Davida, que defende os direitos das prostitutas, a regulamentação da profissão e é contra a idéia de vitimização, de tratar a prostituição apenas como falta de opção para mulheres em situação de pobreza.

Em 1987, ela organizou o primeiro encontro nacional de prostitutas, no Rio de janeiro.

Em 2005, Gabriela Leite, idealizou a grife Daspu, desenvolvida por prostitutas, e cujo nome é uma provocação à Daslu, a maior loja de artigos de luxo do Brasil, pertencente à empresária Eliana Tranchesi.

Em 2009, Gabriela Leite escreveu a sua história no livro "Filha, Mãe, Avó e Puta", mais tarde adaptado para o teatro.

Em 2010, Gabriela Leite foi candidata à deputada federal pelo Partido Verde (PV).


Morte

Gabriela Leite, morreu vítima de câncer, aos 62 anos, às 19:00 hs do dia 10/10/2013, no Rio de Janeiro.

Na quinta-feira, 10/10/2013, o deputado Jean Willis apresentou no Congresso Nacional o Projeto Gabriela Leite, que regulamenta a atividade dos profissionais do sexo.

"Gabriela foi uma pessoa pública muito importante, que fez a diferença" - disse Flávio Lenz, assessor e amigo de Gabriela Leite.

Indicação: Miguel Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!