Waldir Silva

WALDIR SILVA
(82 anos)
Compositor e Cavaquinista

* Bom Despacho, MG (1931)
+ Belo Horizonte, MG (01/09/2013)

Waldir Silva foi músico e compositor brasileiro, mestre de cavaquinho e autor do choro "Telegrama Musical".

Tocou em diversos bailes por todo o Brasil acompanhado pelo seu conjunto, lançando seus disco. Uma de suas primeiras composições foi "Telegrama Musical", onde recebeu elogios de Juscelino Kubitschek.

Mineiro de Bom Despacho, Waldir Silva foi um dos músicos mineiros que mais vendeu discos. Ao longo da sua vida, gravou mais de 30 álbuns, cujas vendas teriam ultrapassado seis milhões de cópias. Waldir Silva passou pelas principais gravadoras do país.


Os discos de Waldir Silva incluíam composições próprias e de outros autores. Waldir Silva foi uma referência no choro, juntamente com o flautista Altamiro Carrilho, morto em 2012. Os dois tocaram e gravaram juntos.

Waldir Silva ganhou do pai o seu primeiro cavaquinho quando completou sete anos de idade. Cinco anos depois, fez a sua primeira apresentação em Pitangui, no interior de Minas, e nunca mais parou, consolidando-se como referência na música instrumental nacional.

No ano 2000 participou das comemorações do 500 anos de Brasil em apresentação por Portugal.


Waldir Silva, que permaneceu na ativa até recentemente, tocou em bailes, serestas e fez shows por todo o país. Nos últimos tempos, contudo, vinha tocando menos e se apresentava sempre sentado, por causa de uma doença crônica.

Segundo sua filha, Cátia Magalhães, Waldir Silva sofria de miastenia grave. Trata-se de uma doença neuromuscular autoimune que causa fraqueza muscular e fadiga extrema. No dia 23/08/2013 ele foi internado com pneumonia e morreu às 12:35hs de domingo, 01/09/2013.

O corpo de Waldir Silva foi velado na Casa da Paz, em Belo Horizonte, junto ao Cemitério do Bonfim. O enterro de Waldir Silva ocorreu na manhã de segunda-feira, 02/09/2013, no tradicional Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte.

Radicado em Belo Horizonte, Waldir Silva deixou mulher, três filhos e dois netos. "É um cavaquinho que vai fazer falta", disse a filha.


Discografia

Waldir Silva lançou 29 LPs e 9 CDS, entre eles "Tangos e Boleros", com o qual recebeu o Disco de Ouro, da gravadora Movieplay.

Em 2010 lançou o CD "Os Mais Belos Tangos e Boleros". Apresentou-se no "Projeto Pizindin - Choro no Palco", no consevatório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, em grupo formado por Waldir Silva (cavaquinho), Zé Carlos (cavaquinho), Mozart Secundino (violão 6 cordas), Carlos Boechat (percussão), Agostinho Paolucci (violão 7 cordas) e Lúcia Bosco (voz).

Indicação: Miguel Sampaio

Um comentário:

  1. O Ultimo dos nossos Grandes Instrumentista irei guardar seus Cds total tres todos que ganhei autografados por um amigo de Sabara - mg que por ironia do destino tambem ja partiu.

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!