Lourdes Rodrigues

ANTÔNIA LOURDES BRETAS RODRIGUES
(76 anos)
Cantora

* Santa Maria, RS (04/01/1938)
+ Porto Alegre, RS (22/10/2014)

Nascida em Santa Maria, RS, em 04/01/1938, Lourdes Rodrigues mudou-se com a família, ainda criança, para Porto Alegre. Passou a maior parte da vida na capital gaúcha, mas em 2005 mudou-se para Imbé, no Litoral Norte.

Considerada uma das grandes interpretes de Lupicínio Rodrigues e conhecida como "Dama da Canção"Lourdes Rodrigues iniciou sua vida artística na Rádio Farroupilha, como "A Mais Bela Voz Estudantil do Rio Grande do Sul" e, profissionalmente, no programa "Roteiro de um Boêmio", cujo apresentador era Lupicínio Rodrigues.

Depois, conquistou o sucesso cantando em vários bares da noite e gravou dois discos: "Utopia" (1985) e "Dona Divergência" (1999).

Em abril deste ano, ano em que se comemora o centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues, ela foi homenageada no Prêmio Açorianos com um troféu pelo conjunto da obra.


Lourdes Rodrigues comemorou seus 60 anos de carreira artística com um show no dia 31/08/2012 no bar Se Acaso Você Chegasse em Porto Alegra. Na ocasião, também foi lançado um livro de memórias intitulado "Uma História de Sucessos", que esteve a venda no local por R$ 15,00. O show teve o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

Com o objetivo de arrecadar recursos para o tratamento da cantora, foi realizado em 13/10/2014 um show beneficente no Centro Histórico Cultural da Santa Casa que reuniu vários artistas gaúchos, entre eles Adriana Deffenti, Marcelo Delacroix, Samuca do Acordeon, Giovani Berti, Nei Lisboa e os irmãos Ernesto e Neto Fagundes. Pouco mais de R$ 3 mil foram levantados para ajudar nas despesas hospitalares não cobertas pelo convênio que ela possuía com o Instituto de Previdência do Estado (IPE). Lourdes Rodrigues vivia em uma pensão do Estado e contava com a ajuda da amiga e empresária.

Desde 2012, a cantora vivia principalmente de uma pensão especial do Estado, por sua contribuição artística. Embora não tenha conseguido assistir ao show beneficente, Lourdes Rodrigues acompanhou tudo pelo Skype e agradeceu o carinho dos fãs e amigos com um cartaz pendurado na janela do quarto do hospital. Da cama, ela sorria e acenava para os convidados.

Sua companhia mais constante era a empresária, amiga e cuidadora Maria Beatriz Barth Presser, que lhe ajudou a conseguir a pensão do estado e organizou o show beneficente. 

Morte

Lourdes Rodrigues morreu às 21:30 hs de quarta-feira, 22/10/2014, em Porto Alegre, RS, vítima de falência múltipla dos órgãos. Ela tinha 76 anos e estava internada desde o início de setembro no Hospital São Francisco, na Santa Casa, tratando de diabetes. Desde o início do ano, ela já havia passado por seis cirurgias em decorrência da doença.

Segundo a empresária, amiga e cuidadora da artista, Maria Beatriz Barth Presser, o estado de saúde da cantora piorou no domingo, 19/10/2014, em razão de complicações causadas pela doença. Recentemente, ela já precisou ter a perna esquerda amputada pelo mesmo motivo.

Lourdes Rodrigues foi velada desde a madrugada de quinta-feira, 23/10/2014, no Plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal de Porto Alegre. 

O sepultamento de Lourdes Rodrigues ocorreu às 17:00 hs de quinta-feira, 23/10/2014, no Cemitério Jardim da Paz, no bairro Agronomia, em Porto Alegre, RS.

Lourdes Rodrigues deixa uma filha, cinco netos e  oito bisnetos.

Fonte: G1, Zero Hora e Sul21
Indicação: Miguel Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!