Vanja Orico

EVANGELINA ORICO
(83 anos)
Cantora, Atriz e Cineasta

* Rio de Janeiro, RJ (15/11/1931)
+ Rio de Janeiro, RJ (28/01/2015)

Evangelina Orico, mais conhecida como Vanja Orico, foi uma cantora, atriz e cineasta brasileira. Surgiu no cenário artístico cantando "Mulher Rendeira", tema do filme "O Cangaceiro" (1953), de Lima Barreto. Mas começou sua carreira cantando no filme "Mulheres e Luzes", em 1950, uma produção do cineasta Federico Fellini, quando estava na Itália estudando música.

De volta ao Brasil, fez sua estréia no cinema brasileiro no clássico "O Cangaceiro", premiado no Festival de Cannes e sucesso no mundo inteiro, o que rendeu a ela o reconhecimento internacional, fazendo apresentações na Europa, África, Caribe e nos Estados Unidos. Gravou discos na França e foi recordista de vendas no Brasil, sendo capa das principais revistas da época.

Uma marca forte da sua trajetória no cinema é sua presença em vários filmes do Ciclo do Cangaço, do qual é uma das musas. Além do citado "O Cangaceiro", também participou de "Lampião, o Rei do Cangaço" (1964), "Cangaceiros de Lampião" (1967) e "Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro" (1972). Também atuou em "Independência ou Morte" (1972), no papel da Baronesa de Goytacazes, e de "Ele, o Boto" (1987).


Paralelamente aos trabalhos como atriz, Vanja Orico desenvolveu importante carreira de cantora, com apresentações em várias partes do mundo.

Em 1973 dirigiu o filme "O Segredo da Rosa".

Vanja Orico era filha do diplomata e escritor Osvaldo Orico e mãe do cineasta Adolfo Rosenthal, fruto de seu casamento com o ator André Rosenthal.

Vanja Orico morreu na quarta-feira, 28/01/2015, no Rio de Janeiro, aos 83 anos, vítima de complicações decorrentes de um câncer no intestino. Ela também sofria de Mal de Alzheimer e estava internada no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o dia 11/01/2015. Ela será enterrada na quinta-feira, 29/01/2015, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!