Miguel Servan

MIGUEL SERVAN VIDAL
(79 anos)
Cantor

☼ Mirassol, SP (01/01/1936)
┼ Araraquara, SP (12/06/2015)

Miguel Servan Vidal filho de imigrantes espanhóis, nasceu na cidade de Mirassol, SP, no dia 01/01/1936. Por erro ortográfico, o Servan dos irmãos Miguel e Ana começa com a letra "S", enquanto que os demais irmãos e familiares possuem o sobrenome Cervan registrado corretamente.

A música entrou na vida de Miguel Ana ainda na infância. Segundo José Cervan, sobrinho de Ana, tudo começou quando ela foi ao circo em Araraquara para cantar "Beijinho Doce". No dia seguinte, voltou com o irmão e os dois se apresentaram como Miguel & Aninha, nome que seria alterado por sugestão de José Fortuna, cantor, compositor e ator falecido em 10/11/1983.

Em 1956 foram para São Paulo e, em 1959, adotaram o nome artístico de Duo Glacial, que tinha como inspiração, Cascatinha & Inhana, dupla referência para a música caipira.

Eles conquistaram o primeiro lugar em um concurso da Rádio Nacional, em 1967, com a música "Poeira".

Os irmãos participaram ainda dos programas "Programa do Bolinha", "Minha Viola" e "Chacrinha". Dividiram o palco com grandes nomes da música brasileira, como Chitãozinho & Xororó, Milionário & José Rico, Ângela Maria e Roberto Carlos.

Miguel e Aninha (Duo Glacial)
Durante os nove anos em que esteve afastada da música por causa dos dois filhos, Aninha foi substituída por Maria Vieira da Silva, sogra do cantor Xororó. Esporadicamente, no entanto, nos últimos anos, Aninha e Miguel faziam pequenos shows.

Algumas canções que ficaram famosas na voz dos artistas foram "Camisa Branca", "Poeira" e "Canarinho Prisioneiro".

"Dos tempos áureos nos restou saudades. Fizemos sucesso numa época em que se ganhava pouco dinheiro com a música e, por isso, digo que nossa paixão pela arte é forte e é o que nos mantém trabalhando. Cantar é o nosso maior prazer!"

Em 1970 participaram do filme "Sertão Em Festa", junto com Tião Carreiro & PardinhoSimplícioSaracuraNhá BarbinaFrancisco Di FrancoMarlene Costa e Clenira Michel. No mesmo ano de 1970, lançaram um LP com 12 composições de autoria de João Pacífico, ocasião na qual Brás Baccarin era diretor artístico da Chantecler/Continental. A partir desse disco, João Pacífico passou a ser chamado para entrevistas e participações em programas de televisão, além de ser freqüentemente regravado e também reconhecido pela imprensa.

Em 1971 participaram do filme "No Rancho Fundo".

Aninha e Miguel gravaram 26 LPs e 4 CDs. 

Ana Servan

A irmã de Miguel, Ana Servan, faleceu em 19/05/2015, em Araraquara, SP, após sofrer duas paradas cardíacas. Ela apresentava sintomas de dengue e infecção urinária. Na ocasião, Miguel já passava por tratamentos para a saúde e Aninha cuidava do irmão.

Morte

Miguel Servan morreu na noite de sexta-feira, 12/06/2015, em Araraquara, SP, aos 79 anos. Miguel Servan sofreu o infarto em casa na sexta, por volta de 16:30 hs. Ele foi levado ao Hospital Beneficência Portuguesa. Durante o atendimento, sofreu quatro paradas cardíacas e morreu por volta das 20:00 hs.

O corpo foi velado no sábado, 13/06/2015, no Velório Almeida e foi enterrado às 16:00 hs, no Cemitério da Ressurreição.

Raquel Corrêa Lyra, amiga da família, conta que Miguel, mesmo manifestando tristeza pela morte recente da irmã, estava bem. Segundo ela, Miguel foi encontrado caído e desacordado em frente à sua casa, no Jardim das Estações. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros foram acionados e rapidamente chegaram ao local. Levaram 40 minutos para reanimá-lo. "Assim que ele abriu os olhos, foi levado para o hospital, mas não resistiu", lamentou.

O único filho de Miguel, Paulo Servan, mora em São Paulo e é produtor musical da dupla sertaneja Victor & Léo, que, coincidentemente, tinha apresentação na cidade ontem, 13/06/2015.

"Estou profundamente triste. Em conversa com Victor & Léo, eles me disseram que fariam o show em homenagem ao meu pai", disse Paulo.

Um comentário:

  1. Grande amigo meu.. e o conheci em uma entrevista na rádio difusora Oeste da cidade de Osasco nos tornamos amigos.. suas mortes silenciaram muito nossa música sertaneja.....

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!