Branca Ribeiro

ADÉLIA ABUJAMRA
(70 anos)
Garota Propaganda

☼ (1937)
┼ São Paulo, SP (05/07/2007)

Branca Ribeiro, cujo nome real era Adélia Abujamra, foi uma das primeiras atrizes de comerciais da TV brasileira. Muito bonita e charmosa, fez sucesso, em todo os trabalhos que fez. Esteve na TV Tupi, na TV Paulista, na TV Excelsior, na TV Bandeirantes e na TV Record.

Salientou-se na apresentação do jornal "Mappin Movietone", em 1959, e também como apresentadora, ao lado de Cacilda Lanuza e do poeta Paulo Bonfim. Tinha bom improviso e isso lhe deu a chance de apresentar um programa que fez muito sucesso, intitulado "Festa Baile",  primeiro com Francisco Petrônio e depois com Agnaldo Rayol. Esse era um programa, em que todos se apresentavam em traje de gala, pois era um baile que acontecia, e com números de canto também. Foi um programa muito apreciado e Branca Ribeiro o enfeitava.

Ela também foi apresentadora do "Show de Notícias", da TV Excelsior. Branca Ribeiro ainda comandou o programa infantil "Parque Petistil".

Branca Ribeiro ganhou o Troféu Imprensa, em 1964, como melhor apresentadora e anunciadora.

Meire Nogueira, Branca Ribeiro, Ana Maria e Vininha de Moraes
Morte

Branca Ribeiro foi encontrada na quinta-feira, 05/07/2007. Segundo informações iniciais, ela havia morrido há pelo menos uma semana, e o corpo já estava em estado de decomposição. 

Branca Ribeiro tinha 70 anos e morava sozinha em um apartamento na Rua Peixoto Gomide, em São Paulo. Segundo informações passadas por uma amiga dela, identificada como Clélia, o zelador do prédio percebeu que ela não colocava o lixo para ser recolhido há vários dias, e chamou o genro da atriz que segundo ele, a atriz morreu em decorrência de problemas cardíacos. 

De acordo com Clélia, Branca Ribeiro seria prima do ator Antônio Abujamra.

Branca Ribeiro foi cremada no Crematório da Vila Alpina, por desejo expresso tempos antes, às suas amigas.

Fonte: Museu da TV e G1
Indicação: Miguel Sampaio

Um comentário:

  1. Olá como vai ? Meu Nome é Meire Nogueira jornalista, apresentadora, atriz e garota propaganda nos anos 50,60 e 70...2018 , fui uma das principais garotas propagandas da época chegando a fazer 200 ações publicitárias no mês.
    Meus mais recentes trabalhos em TV aberta foi como apresentadora na REDE VIDA de Televisão no Programa Tempo de Viver e na REDE TV no Programa A Casa é Sua e também Programa de Rádio na Tv Educativa do Paraná.
    Hoje estou lançando o meu Canal do Youtube e gostaria que você me visita-se.
    https://www.youtube.com/channel/UCABal-vUbFb0nCnnuwvP4aw

    Atenciosamente,

    p/ Meire Nogueira

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!