Renato Ladeira

RENATO LADEIRA
(63 anos)
Cantor e Tecladista

☼ Rio de Janeiro, RJ (04/05/1952)
┼ Rio de Janeiro, RJ (12/08/2015)

Renato Ladeira era filho do radialista César Ladeira e da atriz Renata Fronzi e do radialista e ator César Ladeira, que criou nomes artísticos como "A Pequena Notável", para Carmen Miranda, e "A Garota Grau Dez", para Emilinha Borba.

 um dos grandes nomes do rock nacional. Compôs a música "Faz Parte do Meu Show" com Cazuza. Ele foi integrante de bandas importantes como A Bolha, Bixo da Seda e Herva Doce.

Em 2009, Renato Ladeira concedeu uma entrevista a fanzine Sindromina, publicação criada e editada por um grupo de patobranquenses. Na conversa Renato Ladeira falou sobre sua trajetória musical e também sobre mochilão carona, e lugares inusitados, tema da terceira edição da fanzine:


Nas décadas de 60, 70 e 80, você participou de bandas como A Bolha, Herva Doce e Bixo da Seda. Certamente viajou bastante fazendo shows. Como avalia a experiência de conhecer novos mundos e culturas diferentes?
Tive a benção de começar a tocar aos 13 anos de idade na banda The Bubbles junto com meu irmão. Tocamos em vários programas de televisão ao vivo e shows dentro e fora do estado (anos 60). Com A Bolha toquei em todos os clubes do Rio de Janeiro. Ganhamos prêmio de melhor banda no Festival Internacional da Canção no Maracanãzinho em 1971. Gravamos alguns discos e já vivia da música desde então (anos 70). Com o Bixo da Seda gravamos no Rio de Janeiro o LP e fizemos shows também no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul em vários lugares, foi uma experiência diferente (anos 70). O Herva Doce apareceu junto com as rádios FM no Brasil. Tocamos no Brasil inteiro, graças ao estouro do rock-pop nacional (anos 80). Mas o que posso dizer é que conheci muitos aeroportos, hotéis, restaurantes e clubes das cidades que fomos, era impossível sair para conhecer os lugares e suas culturas, apenas as pessoas dos lugares.
Fazer parte da cena musical num momento em que o rock descobria outros rumos e o país passava por situações conturbadas não é pra qualquer um. Quais são as suas lembranças daqueles tempos?
Foi uma época especial. Eu comecei com o rock nacional. Vivi seu nascimento, seu crescimento, seu amadurecimento. Foram várias épocas distintas. No início, muita ralação, falta de equipamentos, de infra-estrutura, de produção, de divulgação, mas a gente fazia, e fazia direito. Depois, tudo começou a aparecer, a divulgação, a produção, a infra-estrutura e os equipamentos. Nos anos 80 era tudo muito mais fácil, e por isso surgiram muitas bandas que ainda existem até hoje.
Em 2005, A Bolha regravou algumas músicas para o filme "1972”, e em 2007 lançou o CD "É Só Curtir". Depois de tantos anos de estrada e uma pausa prolongada na carreira da banda, o que dizer sobre essa união?
Posso te dizer que foi mágico. Quando nos reunimos para gravar para o filme, fomos para o estúdio de ensaio para ver se todos lembravam das músicas. E depois da primeira musica tocada, estávamos todos com os olhos mareados e com um sorriso de orelha à orelha. Adoro tocar com esses caras.
Tanto em sua vida pessoal quanto profissional, seja recentemente ou há muitos verões, você já pegou carona? Talvez tenha alguma história relacionada a caronas durante a sua juventude, poderia relembrá-la?
Foram poucas as caronas que pequei, se peguei. Porque desde os 18 anos tive o meu carrinho (Fusquinha), e era eu a dar carona para todo mundo.
O tema "mochilão, caronas e lugares inusitados" exerce ou já exerceu alguma influência em seu trabalho? Se sim, de que maneira essa influência se dá?
A idéia de aventura é uma das mais utilizadas nas criações, porque são ricas em novas emoções e nos dão experiência de vida e amadurecimento. Com certeza influi muito na cabeça de quem cria, seja texto, música ou empreendimento. Viajar enriquece a alma.

Herva Doce

Herva Doce foi uma banda de pop rock brasileira formada em 1982. Fizeram sucesso em 1982 com a canção "Erva Venenosa" e em 1985 com a canção "Amante Profissional".

A banda foi formada em 1982, durante o carnaval, quando Marcelo Sussekind e Renato Ladeira gravaram uma fita demo com quatro canções: "Volta Meu Bem", "Ganhei um Avião", "O Negócio é Relaxar" e "Não Faz Sentido". Esta última, se transformaria posteriormente num grande sucesso na voz de Ney Matogrosso.

Como "Volta Meu Bem" estava sendo bem executada na Rádio Cidade, Marcelo Sussekind e Renato Ladeira foram chamados pela EMI-Odeon para uma entrevista, posteriormente sendo contratados, mas com a condição de que fosse formada uma banda com eles.

Logo entrou o baterista Sérgio Della Mônica, baterista de Ney Matogrosso, que participou apenas da gravação do single "Volta Meu Bem" / "Ganhei um Avião".

Em novembro de 1982 lançaram seu álbum de estreia, agora com novos integrantes: Paul de Castro (guitarra), Roberto Lly (baixo), e Pena (bateria). A canção de maior sucesso desse álbum foi "Erva Venenosa", versão de "Poison Ivy", uma canção de 1959 do conjunto The Coasters, composta por Jerry Leiber e Mike Stoller.

Em 18/06/1983, a banda abriu o show da Kiss no estádio do Maracanã, tendo se apresentado para um público de mais de 200 mil pessoas. No mesmo ano lançaram seu segundo e último álbum pela EMI. Logo após assinaram com a gravadora RCA Victor. Nessa época, a formação da banda era Renato Ladeira (teclados e vocais), Fred Maciel (bateria e vocais), Roberto Lly (baixo e vocais) e Marcelo Sussekind (guitarra e vocais).

O primeiro LP pela RCA Vicor, lançado em 1985, trazia a faixa-título "Amante Profissional", que foi um grande sucesso.

Em 1986, lançaram o último álbum de estúdio, "Desastre Mental".

Morte

Renato Ladeira morreu por volta das 23:00 hs de quarta-feira, 12/08/2015, em sua casa no Rio de Janeiro, RJ, aos 63 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória.

O corpo de Renato Ladeira foi enterrado às 16:00 hs de quinta-feira, 13/08/2015, no Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O corpo começou a ser velado às 14:30 hs na Capela A.

Um comentário:

  1. Começou ainda Jovem Guarda - Renato Ladeira Guitarrista O carioca Renato Ladeira é um dos grandes nomes do rock nacional. Ele foi integrante de bandas importantes como A Bolha foi uma banda de rock brasileira formada em 1965 no Rio de Janeiro, com o nome The Bubbles. Participou ativamente do circuito de bailes, programas de rádio e de tv que existia na capital carioca naquela época.depois o, Bixo da Seda e Herva Doce. Renato ladeira e filho da atriz Renata Fronzi e do radialista César Ladeira
    Ambos já falecidos.

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!