Goulart de Andrade

LUÍS FILIPE GOULART DE ANDRADE
(83 anos)
Jornalista e Apresentador de Televisão

☼ Rio de Janeiro, RJ (06/04/1933)
┼ São Paulo, SP (23/08/2016)

Luís Filipe Goulart de Andrade foi um apresentador de televisão e jornalista brasileiro nascido no Rio de Janeiro, RJ, no dia 06/04/1933.

Com mais de 80 anos, permaneceu ativo até a data de sua morte, como jornalista e comandando o programa "Vem Comigo" na TV Gazeta. O nome de seu último programa era inspirado em seu tradicional bordão, dito ao iniciar uma reportagem.

De tradicional família alagoana, é filho do funcionário público Flávio Goulart de Andrade, antigo diretor do Senado Federal, e da cantora Elisinha Coelho. Seu avô paterno era o jornalista e senador por Alagoas, Eusébio Francisco Goulart de Andrade. O escritor José Maria Goulart de Andrade era seu tio-avô, e a cantora e atriz Carmen Miranda foi sua madrinha de batismo.

Goulart de Andrade iniciou sua carreira na antiga TV Rio, em 1955, no programa "Preto no Branco". Produziu e dirigiu os mais variados programas desde então, em praticamente todas as emissoras brasileiras, com destaque para o "Brasil 63", de Bibi Ferreira, na TV Excelsior, e as fases iniciais do "Fantástico" e do "Globo Repórter", na década de 70.

Em 1978 criou o programa "Plantão da Madrugada", na Rede Globo, que, depois de seu desligamento da emissora, seria recriado pela sua produtora e exibido em várias emissoras, com o nome de "Comando da Madrugada", depois renomeado "Comando da Noite", devido à mudança de horário, em 2007.


Em 1982 deixou a Rede Globo e assinou contrato com a Rede Bandeirantes para apresentar o "Comando da Madrugada", que ficaria na emissora até dezembro de 1985, quando Goulart de Andrade é contratado pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), de Sílvio Santos.

Sua produtora independente, a Produtora Goulart de Andrade, também criaria outros programas de reportagem, como "23ª Hora" (Gazeta, 1983-1984), "Eu Sou o Repórter" (SBT, 1988-1989) e a primeira fase do "Repórter Record" (1995-2001), que passaria a ser produzido pela própria emissora e não mais por produção independente.

Em 2008, iniciou o "Programa Goulart de Andrade", na Record News, que documentava regiões e situações, além de entrevistar pessoas influentes em determinadas áreas e dar dicas de gastronomia e enologia, com o apoio de Edílio Lopes.

Em 2009, foi contratado pelo SBT, a pedido de Paulo Nicolau, novo diretor de jornalismo da emissora.

Em 2012, estreou o programa "Vem Comigo", na TV Gazeta. Nele, as antigas matérias de Goulart de Andrade eram reexibidas e alunos dos cursos de Rádio e TV e de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero foram convocados a atualizar o tema.

Em 2014, Goulart de Andrade voltou a Rede Globo para uma rápida participação como o sambista Oswaldo na minissérie "Os Experientes".

Polêmicas

Muitas vezes, a crítica considerava que Goulart de Andrade exagerava demais em suas reportagens. Em 28 anos de programa, chegou a exibir ao vivo, uma aplicação de silicone industrial por travestis no centro de São Paulo e uma delicada cirurgia de ponte de safena, em que o paciente infartado era ele mesmo.

Exibiu também a filmagem da necropsia de Paulo César Farias, tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor, assassinado em circunstâncias misteriosas em 23/06/1996. No dia 11 de julho daquele ano, Goulart de Andrade exibiu em seu programa, na extinta Rede Manchete, trechos da necropsia de um cadáver, que apresentava seus órgãos sendo retirados, lavados e secados.

Morte

Goulart de Andrade morreu na terça-feira, 23/08/2016, em São Paulo, SP, aos 83 anos, vítima de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Ele não resistiu aos problemas respiratórios intensos.

Ele deixa a mulher, Margareth Bianchini, com quem viveu os últimos 13 anos, sem filhos, além de três filhos, três netos e uma bisneta.

"Ele foi internado na outra segunda-feira (15/08/2016) e ficou até domingo (21/08/2016). Foram várias internações, ele ficava muito inchado, passava mal, não respirava e teve problemas com uma úlcera aguda. No domingo, ele foi liberado e voltou estabilizado para casa. Menos de 12 horas depois, ele teve um desmaio e detectou-se baixa oxigenação no sangue. Ele precisou ser entubado por não respirar direito e veio a falecer.
Eu passei a quinta-feira (18/08/2016) toda com ele, ele conversava, articulava, completamente lúcido. Levantava, aprontava arte [risos], queria ir sozinho no banheiro, queria ver o cardápio para pedir comida. Era o mesmo Goulart que eu sempre conheci, e ele aguardava ansiosamente a mulher chegar."

(Sandra de Angelis, amiga e assessora de Goulart ao portal R7)


Programas Que Goulart de Andrade Apresentou

  • 1978-1981 - Plantão da Madrugada (Rede Globo)
  • 1982-1985 - Comando da Madrugada (Rede Bandeirantes)
  • 1986-1994 - Comando da Madrugada (SBT)
  • 1995-1997 - Comando da Madrugada (Rede Manchete)
  • 1997-2002 - Repórter Record (Rede Record)
  • 2003-2005 - Comando da Madrugada (Rede Bandeirantes)
  • 2005-2006 - Comando da Noite (Rede Bandeirantes)
  • 2008-2009 - Programa Goulart de Andrade (Record News)
  • 2012-2016 - Vem Comigo (TV Gazeta)

Fonte: Wikipédia e R7

Um comentário:

  1. Esse jornalista era por demais conhecido do publico brasileiro.assisti alguns programas seu.
    e Ele trabalhou em vários canais da TV brasileira

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!