Alfredo Gomes

ALFREDO GOMES
(64 anos)
Atleta Corredor

☼ 16/01/1899
┼ São Paulo, SP (17/03/1963)

Alfredo Gomes foi um atleta corredor nascido no dia 16/01/1899.

Alfredo Gomes carregou a bandeira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 1924 em Paris, na França. Participou da prova de cross-country, mas não concluiu o percurso, assim como 23 outros concorrentes. A prova foi disputada sob severas condições de terreno e climáticas, tendo sido concluída por apenas 15 participantes.

Alfredo Gomes também foi o vencedor da primeira edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em 1925, realizada anualmente desde então em São Paulo, Brasil.

Há 90 anos o Clube Esperia mantém em seu acervo o troféu da primeira Corrida de São Silvestre, conquistado pelo atleta Alfredo Gomes, que realizou um percurso de 6,2 mil metros em 23min10s.

Alfredo Gomes trabalhava como eletricista da Companhia Telefônica e em seus momentos de lazer dedicava-se à sua paixão: A corrida.


Outro Esperiota que conquistou a São Silvestre foi o italiano Heitor Blasi, que realizou o mesmo percurso, de 6,2 mil metros, em 23min. O atleta conheceu Alfredo Gomes nas Olimpíadas  de Paris em 1924, e foi convidado por ele para integrar a equipe de corredores do clube. Na Itália, Heitor Blasi já tinha conquistado vários campeonatos, como em 1919, 1920, 1921 e 1923, e recebeu o diploma de Campeão da Itália pela Federazione Italiana de Atletica Leggera.

Juntos, Alfredo GomesHeitor Blasi se alternaram em conquistas, como a Volta de São Paulo (Prova Estadinho), Urbino Taccola, Volta de Campinas, Corrida Rústica Fanfulla e são Bicampeões da São Silvestre pelo Clube Esperia.

No clube, a modalidade começou a ser praticada em 1903 e tornou-se uma tradição figurando em todos os festivais esportivos. Hoje, o centro de esportes e lazer conta com uma das mais modernas pistas da cidade de São Paulo e contribui com a formação de atletas de ponta.

Até a 20ª edição, a Corrida Internacional de São Silvestre era disputada somente por brasileiros. Após assumir caráter internacional, passou a ser reconhecida em todo o mundo.

Alfredo Gomes faleceu aos 64 anos, no dia 17/03/1963, vítima de um ataque cardíaco enquanto estava correndo na mesma pista, do Clube Esperia, que o consagrou.

1ª Corrida de São Silvestre - 1925

Vencedor: Alfredo Gomes
Naturaliade: Brasil
Equipe: Clube Espéria - São Paulo
Tempo: 23m10s
Horário da Largada: 23h40
Percurso: 6.200m
Participantes: 146 atletas.
Chegada: 60 atletas.

Alfredo Gomes, atleta do Clube Esperia, após cruzar a linha de chegada e vencer a primeira Corrida de São Silvestre de 1925.
Percurso

Largada: Av. Paulista - Parque Trianon
Chegada: A.A. São Paulo - Ponte Pequena

Observação: Neste ano, segundo o regulamento, os 25 primeiros atletas eram premiados com medalha. Para ter o nome incluído na lista de classificação da prova, o participante tinha que chegar até 5 minutos após a chegada do campeão.

Indicação: Miguel Sampaio

Um comentário:

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!