Arthur Maia

ARTHUR BRASILIANO MAIA
(24 anos)
Jogador de Futebol

☼ Maceió, AL (13/10/1992)
┼ La Unión, Colômbia (28/11/2016)

Arthur Brasiliano Maia, ou simplesmente Arthur Maia, foi um jogador de futebol brasileiro que atuava como meia, nascido em Maceió, AL, no dia 13/10/1992. Sua última atuação foi pelo Chapecoense emprestado pelo Vitória.

Arthur Maia era mais um fruto das categorias de base do Vitória. Foi descoberto através de um núcleo do rubro-negro baiano em Maceió, sua cidade natal. Aprovado nos testes, teve de se deslocar da capital alagoana para Salvador com apenas dez anos de idade, passando a morar nas dependências do clube.

Acostumado a ser o camisa dez em todas as equipes de base e sempre tratado como "joia" pela diretoria do clube, devido a sua boa técnica, mobilidade, passe e visão de jogo, foi promovido ao elenco principal do rubro-negro baiano no início de 2010, mas já treinava entre os profissionais desde meados de 2009, ainda antes de completar 17 anos.

Devido a pouca idade, a comissão técnica do clube optou por lhe dar chances de atuar como titular aos poucos. No final de 2012, foi novamente destaque ao ser eleito o melhor jogador da Copa do Brasil Sub-20, conquistada pelo Vitória, que derrotou o Atlético Mineiro na final.

Em fevereiro de 2013, Arthur Maia foi emprestado até o fim da temporada ao Joinville. Logo em sua estreia marcou seu primeiro gol pelo clube catarinense. Arthur Maia acabou se consagrando como o herói do jogo após sair do banco e marcar o gol da vitória por 4x3 diante do Criciúma. Sem muito espaço e chances pelo Joinville, Arthur Maia acabou sendo devolvido para o Vitória.


Durante alguns treinos, Arthur Maia chamou a atenção de Ney Franco, treinador do Vitória na época, e acabou sendo relacionado para a partida contra o Grêmio. Arthur Maia entrou no lugar do volante Elizeu na partida em que terminou em 0x0.

Porém, ao passo que se destacava cada vez mais em competições de base e chamava a atenção de outros clubes, tanto do Brasil quando do exterior, Arthur Maia via suas chances serem reduzidas nas partidas do time profissional.

"Recebi boas propostas e sondagens de vários clubes e o Vitória nunca me liberava. Diziam que eu teria oportunidade aqui, mas entrar no finalzinho não vejo como oportunidade [...] Já existe um desgaste com à torcida. Falam que eu sou eterna promessa, mas infelizmente não tive chances!"

Em 2014 foi emprestado ao América de Natal até o fim do ano. No América, conseguiu ter uma boa sequência de jogos, fazendo boas partidas e se destacando, porém não evitando o rebaixamento da equipe para a Série C. Chamou a atenção de muitos ao fazer um gol similar ao chamado Gol do Século, feito pelo ex-jogador Maradona na Copa do Mundo FIFA de 1986, o que lhe rendeu o apelido de Maiadona.

Em 2015, Arthur Maia foi emprestado ao Flamengo até o fim da temporada, com o propósito de, aos 22 anos de idade, mostrar seu talento e ajudar o time Rubro-Negro. Em sua apresentação, o jogador afirmou que ele e toda a sua família eram flamenguistas, sendo isso, inclusive, que o fez ter o nome de Arthur, em homenagem ao maior ídolo do clube, Zico.


Marcou seu primeiro gol pelo Flamengo no seu quinto jogo, que aconteceu em 04/02/2015, na goleada por 4x0 diante do Barra Mansa, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Carioca, sendo o seu o segundo gol do Flamengo no jogo.

Arthur Maia não seguiu no elenco do Flamengo para o restante da temporada de 2015. De acordo com versão oficial do Rubro-Negro carioca, o jogador solicitou o retorno ao Vitória, que o emprestou no início do ano ao Flamengo. No entanto, o empresário Antonio Gustavo, que agenciava a carreira do atleta, revelou que o seu destino seria o Kawasaki Frontale, time do Japão.

Arthur fez apenas 22 jogos, a maioria como reserva, marcando dois gols. Seu último jogo pelo Flamengo foi no dia 18/07/2015, quando substituiu Marcelo Cirino na vitória por 1x0 sobre o Grêmio.

Arthur Maia acertou com o Kawasaki Frontale, da primeira divisão japonesa, até o fim do campeonato local.

Após perder espaço no Vitória, Arthur Maia foi emprestado até o final do ano de 2016 ao Chapecoense.

Morte

Arthur Maia faleceu aos 24 anos vítima de um acidente aéreo. Ele foi uma das vítimas fatais da queda do Voo 2933 da Lamia, no dia 28/11/2016. A aeronave transportava a equipe da Chapecoense para Medellín, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana de 2016.

Além da equipe da Chapecoense, a aeronave também levava 21 jornalistas brasileiros que cobririam a partida contra o Atlético Nacional, comissão técnica, diretoria, convidados e a tripulação da aeronave.

Títulos

Vitória
  • 2010 - Campeonato Baiano
  • 2012 - Copa do Brasil Sub-20
  • 2016 - Campeonato Baiano

América de Natal
  • 2014 - Campeonato Potiguar

Flamengo
  • 2015 - Torneio Super Series
  • 2015 - Torneio Super Clássicos

Chapecoense
  • Copa Sul-Americana: 2016

Prêmios Individuais
  • 2012 - Melhor jogador da Copa do Brasil Sub-20

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!