Paulo Zimbres

PAULO DE MELO ZIMBRES
(86 anos)
Arquiteto e Professor

☼ Ouro Preto, MG (06/01/1933)
┼ Brasília, DF (03/06/2019)

Paulo de Melo Zimbres foi um arquiteto e professor nascido em Ouro Preto, MG, no dia 06/01/1933, criador do projeto arquitetônico de Águas Claras, DF.

Paulo Zimbres trabalhou em diversos projetos de arquitetura e urbanismo, inclusive com Marcos Zimbres e Joara Cronemberger na sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) na própria Águas Claras.

É também de autoria de Paulo Zimbres o projeto para a ocupação do novo bairro Setor Noroeste, intervenção no Plano Piloto original de Brasília de Lúcio Costa.

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) em 1960 e radicado em Brasília há vários anos, Paulo Zimbres integrou a geração de arquitetos brasileiros que elegeram o concreto como o material por excelência da linguagem moderna.

Aberto a outras opções, Paulo Zimbres mantinha viva a relação com o concreto.
"Fomos criados assim, entendendo seu uso não só como elemento estrutural, mas como linguagem arquitetônica. Se quero fazer pilotis, volumes em balanço ou estruturas em curva, então prefiro o concreto!"
(Paulo Zimbres)


Essa escolha, presente nas obras iniciais como o prédio da Reitoria da Universidade de Brasília (UNB), de 1975, possibilitou a execução desse edifício sobre pilotis, acessível por todos os lados. São dois blocos retangulares contrapostos, interligados por rampas, e recobertos por uma laje nervurada. No interior, um jardim sombreado, com espelho d’água, é protegido por uma grelha de concreto no teto. Desse espaço vê-se o auditório, suspenso por tirantes fixados à cobertura.

Os prédios escolares têm lugar de destaque no currículo do arquiteto. Em 1991, projetou, com Luís Antônio Reis, duas bibliotecas gêmeas, em campi diferentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Dentro, a amplidão e claridade dos espaços deve-se ao pé-direito triplo e à cobertura em malha de concreto nervurada, entremeada por claraboias. Por fora, o edifício assemelha-se a um bloco rendilhado, como um brise cerâmico, sobre pilotis.

Em um projeto de colégio em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, utilizou pela primeira vez os pré-fabricados de concreto. Executado em três meses, o projeto do Instituto Metodista contou com o apoio do engenheiro estrutural Cláudio Puga na definição das melhores soluções técnicas. No projeto, Paulo Zimbres optou por explicitar o sistema construtivo adotado, deixando aparentes juntas e outros elementos construtivos.

Morte

Paulo de Melo Zimbres faleceu na madrugada de segunda-feira, 03/06/2019, aos 86 anos, em Brasília, DF. A família não divulgou a causa da morte.

O velório de Paulo Zimbres ocorreu na terça-feira, 04/06/2019, a partir das 8h00, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul e o sepultamento foi às 11h00.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!