Gugu Liberato

ANTÔNIO AUGUSTO MORAES LIBERATO
(60 anos)
Apresentador de Televisão, Ator, Cantor e Empresário

☼ São Paulo, SP (10/04/1959)
┼ Orlando, Estados Unidos (22/11/2019)

Antônio Augusto Moraes Liberato, mais conhecido como Augusto Liberato ou, abreviadamente, Gugu Liberato, foi um apresentador de televisão, empresário, ator  e cantor nascido em São Paulo, SP, no dia 10/04/1959.

Filho de portugueses, Gugu escrevia cartas para Silvio Santos sugerindo programas, que o contratou. Começou na televisão aos 14 anos como assistente de produção do programa "Domingo No Parque", apresentado por Silvio Santos no SBT.

Gugu era considerado como um dos apresentadores mais consagrados da história da televisão brasileira. Já apresentou grandes sucessos, como "Viva a Noite", "Sabadão Sertanejo", "Domingo Legal", "Gugu" (Exibido de 2015 a 2017) e atualmente estava no ar com  Talent Show Musical "Canta Comigo" e o reality show "Power Couple Brasil", após a saída do antigo apresentador, Roberto Justus, no final de 2017.

Gugu Liberato apresentou o "Sessão Premiada", que dava prêmios em dinheiro em 1981.
Gugu Liberato chegou a iniciar um curso de odontologia na Universidade de Marília (Unimar), na cidade de Marília, em São Paulo, porém desistiu do curso, atendendo ao chamado de Silvio Santos, que o convidou a assumir um posto em frente às câmeras.

Um de seus primeiros programas, em 1981, foi a "Sessão Premiada" - a versão carioca era apresentada por Paulo Barboza.

Em 1982, Silvio Santos pediu que Nelly Raymond, uma importante diretora argentina, criasse um programa para os sábados à noite. Era o "Viva a Noite", que no início era dividido em várias partes, e apresentado também por nomes como Ademar Dutra, Mariette Detotto e Jair de Ogum. Depois de algumas mudanças de formato, Gugu permaneceu sozinho no comando do programa, posteriormente dirigido por Homero Salles. Ao mesmo tempo que comandava o "Viva a Noite", Gugu permaneceu por algum tempo dirigindo o "Domingo no Parque" e como editor do boletim "Semana do Presidente", que era veiculado nos intervalos entre os quadros do "Programa Silvio Santos".

Gugu Liberato e Silvio Santos em 1988.
Depois do sucesso do grupo Menudo, famoso pela música "Não Se Reprima", que foi exaustivamente promovido pelo programa "Viva a Noite" em 1984, lançou grupos musicais brasileiros do mesmo formato, como Dominó e Polegar, se tornando um empresário de sucesso. Sua produtora, a GGP, é responsável pela gravação de comerciais, programas e séries.

Em agosto de 1987, no auge do sucesso do "Viva a Noite", Gugu assinou um contrato com a TV Globo. Porém, no sábado de Carnaval de 1988, Silvio Santos foi pessoalmente à sala do dono da emissora carioca, Roberto Marinho, no jornal O Globo, pedir a liberação do apresentador para permanecer no SBT.

Silvio Santos iria se submeter a uma delicada cirurgia e fez uma proposta milionária a Gugu, oferecendo grande parte da programação dominical. Para se ter uma ideia, o salário do apresentador aumentou em dez vezes, fora os ganhos com publicidade. Gugu estreou nos domingos do SBT em 17/04/1988, apresentando sozinho os quadros "Passa ou Repassa" e "Cidade Contra Cidade". Gugu também dividiu com Silvio Santos a apresentação do "Roletrando". Em 30/10/1988, estreou o quadro "TV Animal".

Gugu Liberato no programa "Viva a Noite" em outubro de 1983.
Mesmo apresentando parte da programação dominical, Gugu manteve-se à frente de atrações no sábado à noite, principalmente com programas musicais como o "Sabadão Sertanejo". O maior sucesso, porém, veio com o "Domingo Legal", que rivalizava exatamente com o "Domingão do Faustão", programa ironicamente criado para ser seu. A concorrência, em fins dos anos 1990, foi durante muito tempo favorável a Gugu, que encerrou a década com picos acima de 40 pontos de audiência.

Também atuou no cinema, ao lado das apresentadoras infantis Xuxa Meneghel e Angélica, do grupo Os Trapalhões e, na música, Gugu lançou vários LPs e CDs, incluindo um álbum de estúdio nomeado "Gugu Para Crianças", que já vendeu mais de 100 mil cópias no Brasil, sendo premiado com disco de ouro pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD).

Gugu recebeu 11 estatuetas do Troféu Imprensa, as quais: Revelação de 1982, Animador de 1995 a 2000 e 2002, Programa de Auditório de 2008 e Programa Sertanejo de 1991 e 1992. Venceu também o Troféu Internet de Programa de Auditório em 2005.

Gugu também lançou duas séries de revistas em quadrinhos. A última leva foi entre 1988 e 1990, com 20 gibis e quatro almanaques.

Gugu Liberato no comando do "Domingo Legal".
Controvérsias

Escândalo do PCC: Conhecido também como Escândalo Gugu-PCC, ocorreu em 07/09/2003, dia da Independência do Brasil. Nessa data, o "Domingo Legal" foi palco de um grande escândalo do jornalismo nacional ao exibir uma entrevista com dois supostos integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), dentro de um ônibus, pelo repórter Wagner Maffezoli.

Os dois supostos bandidos, identificados apenas como "Alfa" e "Beta", fizeram ameaças ao então vice-prefeito de São Paulo, Hélio Bicudo, e a três apresentadores de programas policiais: José Luiz Datena, da TV Bandeirantes; Marcelo Rezende, que ancorava o antigo "Repórter Cidadão", da RedeTV!; e o comentarista de futebol Oscar Roberto Godói, então no "Cidade Alerta", da TV Record. Os supostos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) também assumiram a tentativa de sequestro do padre Marcelo Rossi, fato ocorrido uma semana antes.

No dia seguinte, a polícia, o Ministério Público, os apresentadores e o vice-prefeito pediram investigações sobre os supostos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Marcelo Rezende foi o primeiro, logo no dia seguinte, a acusar a reportagem de ser forjada. Nos dias seguintes, intensificou-se a impressão de que tudo teria sido uma farsa, até que um comunicado do próprio Primeiro Comando da Capital (PCC), divulgado pela imprensa na mesma semana, negou ter ameaçado apresentadores e o vice-prefeito, dizendo que os dois homens não eram do grupo.

Gugu Liberato programa "Domingo Legal".

Em 15/09/2003, ao ser entrevistado por Hebe Camargo, Gugu afirmou que excepcionalmente não havia visto as reportagens antes de ir ao ar, porque estava preocupado com a saúde de seu pai. No dia 17/09/2003, a polícia concluiu que o vídeo havia sido falsificado, com a identificação dos falsos membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) e o envolvimento da produção do "Domingo Legal", por ter contratado um certo Barney para recrutar os dois homens que eram da chamada "classe baixa da sociedade".

A produção improvisou dentro do ônibus a entrevista que, segundo ex-funcionários do SBT e a polícia, foi feita no estacionamento da emissora. Barney acusou a produção e Gugu de serem mentores da fraude para prejudicá-lo.

Como consequência, foi tirado do ar por uma semana o "Domingo Legal", no dia 21/09/2003 pela Justiça, a pedido do Ministério Público. A atração foi substituída por reprises do Troféu Imprensa e do Grammy Latino. Na semana seguinte, o programa retornou ao ar normalmente, sem mencionar a entrevista e a suspensão no domingo anterior. Gugu agradeceu às mensagens de apoio que havia recebido na semana anterior.

Gugu ao lado de Mariette, uma das mais lembradas assistentes de palco, em 1986.
Entre outubro e dezembro de 2003, os envolvidos, inclusive Gugu, foram depor na delegacia por causa dessa fraude. Gugu, sua produção e o SBT foram processados várias vezes, por apresentadores, pelo vice-prefeito e pela Comissão de Ética Jornalística.

O escândalo prejudicou a imagem do SBT, tanto por telespectadores como por anunciantes da emissora. Isso levou também ao declínio do "Domingo Legal" e, consequentemente, elevou a audiência do "Domingão do Faustão" e do recém-lançado "Pânico na TV", da RedeTV!.

O processo foi encerrado e não houve condenação de nenhum envolvido, nem sequer indiciamento de Gugu Liberato.

Gugu Liberato grava no cemitério onde Dercy Gonçalves foi sepultada.
Acusações de Sensacionalismo: Nos anos 1990, o programa "Domingo Legal" exibia durante a tarde um quadro chamado "Banheira do Gugu", que consistia em mulheres com biquínis minúsculos que tentavam impedir homens de sunga de encontrar sabonetes dentro de uma banheira com água. Na época, o Ministério Público reclassificou o programa e impediu o quadro de ir ao ar.

Em fevereiro de 2015, Gugu Liberato entrevistou Suzane von Richthofen. As chamadas para que antecediam a entrevista diziam que Suzane "rompe o silêncio e faz revelações inéditas sobre o crime que chocou o Brasil". A entrevista rendeu 17 pontos de média e conquistou a liderança durante sua exibição, mas causou controvérsias.

Em 2016, Gugu Liberato abriu o túmulo de Dercy Gonçalves para investigar se a atriz, morta em 19/07/2008, aos 103 anos, realmente foi enterrada de pé. Para isso, Gugu Liberato foi com sua equipe ao mausoléu em forma de pirâmide onde Dercy Gonçalves está sepultada.

Gugu com Silvio Santos no programa "Roletrando" em 1988.
Saída do SBT e Primeira Estada na TV Record

Durante sua época de ouro, em 1987, Gugu teve uma breve e conturbada passagem pela TV Globo, em que era contratado para desbancar a audiência de Silvio Santos naquele ano. Mas o apresentador foi recontratado pela emissora paulista, sem ter nem tempo de estrear seu então novo programa pela emissora carioca. Nessa época, dividia o auditório com Silvio Santos e, um ano depois, comandou outros programas naquele domingo.

No dia 25/06/2009, deixou o SBT e assinou um contrato de oito anos com a TV Record. Com um salário mensal de R$ 3 milhões, viria a comandar um programa dominical na emissora de Edir Macedo. Também tinha previsto um programa de entrevistas no canal de notícias Record News e um programa na Record Internacional.

Sua estreia na TV Record se deu no dia 30/08/2009, com a estreia de seu programa dominical, intitulado apenas "Programa do Gugu" e exibido às 20h00.


Em maio de 2010, após sofrer com baixos índices de audiência, perdendo constantemente na Grande São Paulo, para o "Programa Silvio Santos", do SBT, seu programa passou a ser exibido às 16h00, após o "Tudo é Possível".

Em seu primeiro programa, além de erros técnicos, Gugu anunciou a presença do grupo internacional Blue Man Group e chamou seu novo programa erroneamente como "Domingo Legal", antigo programa que o mesmo apresentava no SBT. No bloco seguinte, Gugu desculpou-se pelo erro.

Em 06/06/2013, o portal UOL noticiou que Gugu Liberato deixaria a TV Record. O motivo da saída do apresentador seria corte de verbas no seu programa feito antes do final do seu contrato. A TV Record só viria a confirmar a saída da emissora no final da tarde do dia posterior. No texto, o canal diz que a emissora e o apresentador consideram que o período de convivência profissional foi proveitoso para ambas as partes e atingiu seus objetivos, e ofereceu todas as condições para que Gugu e sua equipe desempenhassem o seu trabalho.

Gugu Liberato apresentando o programa "Sabadão Sertanejo" entre 1991 e 2002.
Gugu apresentou seu último "Programa do Gugu" na TV Record em 09/06/2013. Ao final da atração, agradeceu ao público, a sua equipe de produção, aos colegas da Record e a própria emissora, que, disse ele, "que sempre me proporcionou uma excelente estrutura e a oportunidade de estar junto de vocês todos esses domingos!".

Mesmo após a rescisão de seu contrato, de forma acordada entre ambas as partes, Gugu manteve por mais alguns meses vínculo com o Grupo Record. Dois meses após o "Programa do Gugu" sair do ar no Brasil, a Record Internacional estreou o programa "Gugu Com Diversão", sendo exibido às quintas-feiras, sábados e domingos, até o fim de 2013 - conforme o acordo firmado entre Gugu e a TV Record. O programa reaproveitava quadros exibidos na atração brasileira. A emissora também pagou uma multa milionária de rescisão, no qual foi dado um dos helicópteros Águia Dourada, marca do jornalismo da emissora.

TV Record

Em 01/07/2014, a TV Record anunciou um acordo com a GGP Produções, produtora de Gugu Liberato, acabando com um ciclo de suspense feito pela mídia em torno de sua carreira. Após dois anos afastado da televisão, no dia 25/02/2015 aconteceu a estreia do programa da primeira temporada de Gugu na TV Record.

No ar das 21h44 à 0h22, a volta de Gugu alcançou 17 pontos de média com pico de 19 e 30% de share, ante 19 da TV Globo, 8 do SBT e 1 da Bandeirantes. Além da excelente estreia, a atração atingiu a liderança por 1 hora e 28 minutos. No programa de estreia, o apresentador exibiu uma entrevista exclusiva com Suzane Von Ritchthofen que, pela primeira vez, revelou detalhes do crime que chocou o Brasil.


Em 22/09/2015, foi ao ar o último programa da primeira temporada de Gugu na TV Record.

Gugu Liberato renovou contrato com a emissora para mais um programa a partir de 2016 até 2017. Em 03/02/2016, foi ao ar o primeiro programa de 2016 de Gugu na TV Record. O programa passou a ser exibido semanalmente.

A atração já não era mais por temporadas, e sim apresentada semanalmente, ao vivo, direto da sua produtora GGP, durante o ano de 2016 às quartas-feiras, no horário nobre da emissora. O programa, que além de ser semanal ao vivo, teve um formato diferente.

Em 28/12/2016, foi ao ar o último programa de 2016 de Gugu na TV Record.


Em 25/01/2017, foi ao ar o primeiro programa de 2017 de Gugu na TV Record. O programa voltou com os quadros e as entrevistas, que foram exibidos em 2016. O programa voltou ao vivo e totalmente repaginado em 22/03/2017, quando a TV Record anunciou mudanças e novidades da nova programação de 2017.

Em 27/12/2017, foi ao ar o último programa de 2017 de Gugu na TV Record. O programa se despediu definitivamente, quando a emissora anunciou a demissão da equipe do programa. 

No dia 18/04/2018, na faixa das 22h30, logo após o "Jornal da Record", o apresentador assumiu a nova temporada do programa "Power Couple Brasil", que passou a ser exibido de segunda a sexta-feira. Em 18/07/2018, estreou um novo programa na TV Record, o talent show "Canta Comigo", exibido às quartas-feiras, às 22h30.

O Empresário

Em 1997, Gugu associou-se a empresários de Cuiabá, Mato Grosso, para formar uma rede de televisão, sediada naquela cidade. De acordo com levantamento da repórter Elvira Lobato, da Folha de S.Paulo, o animador ficou com 49% das ações da Pantanal Som e Imagem. O caso veio a público durante a campanha presidencial de 2002, quando Gugu apresentava o programa de televisão do então candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra.

A concessão do canal chegou a ser anulada pelo então ministro das Comunicações, Juarez Quadros. Mas, em fevereiro de 2007, após uma longa disputa judicial, Gugu conseguiu ter de volta a concessão da TV Pantanal. Pelos planos do apresentador, a emissora se tornaria um canal de notícias, segundo os moldes da emissora americana Cable News Network (CNN).

Um mês após reaver a concessão da Pantanal Som e Imagem, Gugu fechou um acordo de cessão dos estúdios da produtora GGP para a produção paulista da programação da Rede JB, antiga CNT.

Em 10/11/2001, Gugu Liberato e a otorrinolaringologista Rose Mirian Souza Di Matteo tiveram um filho, João Augusto LiberatoRose foi assistente de palco do programa "Viva a Noite" em 1985. Em 25/12/2003, o casal teve as gêmeas Sofia e Marina.

Gugu Liberato na década de 1980, quando comandava o programa "Viva a Noite" no SBT.
Morte

Gugu Liberato sofreu um acidente doméstico em sua casa em Orlando nos Estados Unidos, na quarta-feira, 20/11/2019. Gugu estava arrumando um ar-condicionado no teto da casa quando o piso, que era de gesso, cedeu, e o apresentador caiu de uma altura de quatro metros no chão da cozinha e chocou a cabeça na quina de um móvel, lesionando a cabeça dos dois lados. Rose di Matteo, mulher de Gugu, estava em casa no momento do acidente e ajudou a socorrê-lo. No imóvel moram seus filhos João Augusto, de 17 anos, e as gêmeas Sofia e Marina, de 15 anos.

Gugu foi internado em estado grave no dia 20/11/2019. A notícia, no entanto, só veio à tona na quinta-feira, 21/11/2019. A mãe de Gugu Liberato, Maria do Céu, de 90 anos, e outros familiares embarcaram para o Estados Unidos para acompanhar de perto o caso.

Pouco antes dos familiares embarcarem rumo aos Estados Unidos alguns amigos próximos se reuniram no condomínio Alphaville I, em Barueri, SP, onde um dos sócio do Gugu Liberato reside. Ester Rocha, amiga e assessora de Gugu, emitiu um comunicado:
"Informamos que nesta quarta-feira, 20, o apresentador Gugu Liberato sofreu um acidente em sua casa em Orlando e encontra-se internado em observação por 48 horas. Voltaremos a informar assim que um boletim médico for emitido e contamos com o profissionalismo de todos os amigos da imprensa."
(Esther Rocha Assessoria de Comunicação Gugu Liberato)

O apresentador Amaury Jr. também estava em Miami e foi um dos primeiros a se pronunciar sobre o acidente. O diretor de TV e amigo, Homero Salles, estava em Portugal e foi nesta quinta-feira para os Estados Unidos.

A família de Gugu Liberato autorizou a doação de todos os órgãos do apresentador. A atitude foi divulgada na nota oficial enviada pela assessoria de imprensa do artista.

Respeitando o desejo de Gugu Liberato, a família autorizou a doação de órgãos que, segundo os médicos, beneficiariam até 50 pessoas.

Em 23/11/2019, a assessoria de Gugu Liberato informou que o velório aberto ao público acontecerá na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) e o sepultamento no Cemitério do Morumbi. O governador de São Paulo, João Dória, decretou luto oficial de três dias em função da morte do apresentador.

Nota Oficial da Família na Íntegra
"Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu Liberato), aos 60 anos, em Orlando, Florida, Estados Unidos.
Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro.
Ele sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.
Na admissão deu entrada em escala de Glasgow de 3 e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.
Ainda não temos detalhes sobre o traslado para o Brasil. Informações sobre velório e sepultamento serão passadas assim que tudo estiver definido.
Ele deixa três filhos, João Augusto de 18 anos e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos.
Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos.
Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças – que são muitas – e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz.
Familiares e funcionários
São Paulo, 22 de novembro de 2019"

Gugu Liberato e Sandy & Júnior no palco do "Super Paradão" em 1992.
Carreira

Televisão
  • 1981-1982 - Sessão Premiada / Sessão das Dez Premiada ... SBT
  • 1982-1992 - Viva a Noite ... SBT
  • 1988-1989 - Cidade Contra Cidade ... SBT
  • 1988-1994 - Passa ou Repassa ... SBT
  • 1988-1989 - Roletrando ... SBT
  • 1989-1993 - TV Animal ... SBT
  • 1989 - Adivinhe Se Puder ... SBT
  • 1989-1991 - Corrida Maluca ... SBT
  • 1991-1992 - Big Domingo ... SBT
  • 1991-1996 - Sabadão Sertanejo ... SBT
  • 1992-1993 - Programa de Vídeos ... SBT
  • 1992 - Super Paradão ... SBT
  • 1993 - Play Game ... SBT
  • 1992-1993 - Nações Unidas ... SBT
  • 1993 - Domingugu ... SBT
  • 1993-2009 - Domingo Legal ... SBT
  • 1994-1995 - Paradão Sertanejo ... SBT
  • 1994 - Noite dos Artistas ... SBT
  • 1997-2002 - Sabadão ... SBT
  • 2002-2003 - Disco de Ouro ... SBT
  • 2009-2013 - Programa do Gugu ... TV Record
  • 2015-2017 - Gugu ... TV Record
  • 2018-2019 - Power Couple Brasil ... TV Record
  • 2018-2019 - Canta Comigo ... TV Record

Especiais
  • 1982 - A Descida do Papai Noel ... SBT
  • 1986-1988 - Parada do Dia das Crianças ... SBT
  • 1996 - Parque do Gugu ... SBT
  • 1998-2008 - Teleton ... SBT
  • 2015-2019 - Teleton ... SBT
  • 2015-2019 - Família Record ... TV Record

Cinema
  • 1984 - Padre Pedro e a Revolta das Crianças ... Padre Sebastião
  • 1987 - Os Fantasmas Trapalhões ... Delegado Augusto
  • 1988 - O Casamento dos Trapalhões ... Gugu Liberato
  • 1989 - Os Trapalhões Na Terra dos Monstros ... Gugu Liberato
  • 1990 - Uma Escola Atrapalhada ... Chopin Luís
  • 1997 - O Noviço Rebelde ... Gugu Liberato
  • 2001 - Xuxa e os Duendes ... Rico


Discografia

  • 1983 - Gugu (Compacto com "Docinho Docinho" e "Vamos Sonhar")
  • 1984 - Gugu (Compacto com "Baile dos Passarinhos" e "Bugaloo Da-Da")
  • 1985 - Gugu Liberato (Compacto com "Fio Dental" e Marcha da Bicharada")
  • 1986 - Gugu Liberato (Viva a Música)
  • 1989 - Gugu (Compacto com "A Dança da Galinha Azul" e "Pega o Meu Peru")
  • 1989 - Viva a Noite
  • 1990 - Viva a Noite
  • 1991 - Gugu Liberato Apresenta: Bailão Sertanejo
  • 1992 - Gugu Liberato Apresenta: Bailão Sertanejo 2
  • 1994 - Gugu (Vem Dançar Comigo)
  • 1996 - Parque do Gugu
  • 1998 - Gugu Cantando Com Você
  • 2002 - Gugu Para Crianças

Fonte: Wikipédia

3 comentários: