Luiz Vergílio

LUIZ ALGACIR VERGÍLIO DA SILVA
(36 anos)
Mesatenista Paraolímpico

* Curitiba, PR (23/03/1973)
+ Curitiba, PR (23/01/2010)

Luiz Vergílio participou de quatro jogos paraolímpicos: Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.

Em 1988, na cidade de Foz do Iguaçu, sofreu uma queda após subir em uma árvore e como conseqüência deste acidente, perde os movimentos da perna. No início da década de 1990 a amiga Maria Luiza Passos convida Vergílio a participar de competições especiais a atletas com deficiência, e assim começa a treinar o tênis de mesa, competindo na classe 3 (cinco são as classes existentes, sendo divididas por grau de limitação física).

Sua primeira competição é em 1992, no V Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, realizado na cidade de Recife. Nesta competição ganhou três medalhas de prata. No ano seguinte ganha a medalha de ouro na mesma competição realizada na cidade de São Paulo.

Em 1995 fez sua primeira competição internacional, quando viaja par a Inglaterra para participar do Stoke Mandeville Games. Nesta competição fica em 5° e 6° lugar em três categorias.

Sua primeira Paraolimpíada é em Atlanta, 1996, e de lá trás um resultado significativo, ficando em 9° na modalidade individual. Mas é nos jogos de Pequim, 2008, seu melhor resultado e até então a melhor conquista do Brasil e demais países do continente americano. Luiz Algacir ganhou a medalha de prata nas duplas em Pequim ao lado do também paranaense Welder Camargo Knaf.

Morte

Em 2008, alguns meses antes da sua maior conquista, Luiz Vergílio fez uma operação para conter um câncer localizado no cóccix. Em julho de 2009 teve que ser hospitalizado pelo mesmo problema. Esta doença, já sem controle, vitimou o mesatenista na manhã de sábado, dia 23 de janeiro de 2010 em sua cidade natal, aos 36 anos e dez meses.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!